DOCENTE
Filipe Beja é engenheiro do Território, atualmente responsável pela Unidade de Inovação na Infraestruturas de Portugal (IP).
Entre março de 2022 e abril de 2024 desempenhou funções de adjunto do Primeiro-Ministro no XXIII Governo Constitucional e entre novembro de 2019 e março de 2022 foi adjunto no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.
Foi conselheiro no Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável enquanto representante da Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente entre maio de 2015 e novembro de 2019.
Trabalhou na IP Património na área das Ecopistas, tendo representado a empresa na Associação Europeia de Vias Verdes assim como na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030.
Esteve como vogal na Junta de Freguesia de Arroios em Lisboa com os pelouros do Planeamento, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável. Foi consultor nas áreas de mobilidade e transportes na Área Metropolitana de Lisboa e colaborou com a Planbelas Sociedade Imobiliária, S. A., empresa do grupo André Jordan. Fez ainda assessoria política, técnica e administrativa ao presidente e Executivo da Freguesia de Alvalade em Lisboa.
De 2010 a 2013 trabalhou na REFER Património tendo sido representante da empresa na Unidade de Missão criada para a elaboração da «Carta da Mobilidade Ligeira».
É associado e membro do Conselho Consultivo para a Mobilidade Sustentável da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e participa regularmente na sociedade civil tendo contribuído em programas de cidadania ativa como por exemplo: o Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas ou o Projeto Educar Para Prevenir.
Com o mestrado Bolonha em Engenharia do Território (MSc) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2011) e programa Erasmus na Escola Técnica Superior de Engenharia de Caminhos, Canais e Portos de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha, foi autor da dissertação de mestrado: «Impactes da Alta Velocidade Ferroviária na transformação do Território – O troço português da Ligação Lisboa-Madrid».
É membro da Ordem dos Engenheiros no Colégio de Engenharia Civil.