i

Candidaturas abertas 2022/2023

Consulte a nossa oferta formativa e faça já a sua candidatura. Saiba mais

Geopolítica e Segurança do Mediterrâneo

Mediteraneo Site

A emergência de novos atores, dinâmicas, fluxos e interações na região do Mediterrâneo resultou em novas lutas de poder. Perante este cenário diferente – comparativamente à década passada -, a União Europeia encontra-se estrategicamente refém, com novos riscos inerentes às suas ações e/ou inações. A China, Rússia e Turquia juntaram-se aos habituais países do Golfo e potências do Norte de África como atores preponderantes para o futuro da geopolítica mediterrânica. As preocupações já não são apenas económicas – pelos inúmeros recursos valiosos que existem nas águas do Mediterrâneo – nem puramente políticas. Este curso vem ao encontro das problemáticas atuais que envolvem uma região que, num futuro não muito longínquo, poderá moldar e ajustar a política internacional como nós a conhecemos. Serão analisadas aprofundadamente as principais caraterísticas desta região, e todos os seus atores, com o objetivo de compreendermos e encontrarmos soluções eficazes e duradouras. De um ponto de vista político e estratégico, serão analisadas as condicionantes económicas e energéticas que estão por detrás do interesse de novos players no Mediterrâneo; que papel terá a União Europeia neste jogo de xadrez; o que (e quando) podemos esperar de novas ondas migratórias rumo ao Velho Continente; os ângulos da OTAN e da Rússia; os vários desafios legais, sociais e religiosos; e as principais mudanças que se aproximam, atendendo às estratégias adotadas.

O Curso decorrerá presencialmente, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa. Os residentes ou em funções noutros Distritos do País ou no estrangeiro podem assistir remotamente/online via zoom.

  • Promover a análise aprofundada sobre as dinâmicas, problemáticas e questões políticas, económicas, sociais e securitárias relacionadas com o Mediterrâneo e com os Estados que o rodeiam.
  • Identificar os desafios levantados, os diversos atores e as condicionantes na formulação das políticas externas deste espaço geográfico.
  • Compreender e analisar as políticas de segurança e mitigação de ameaças neste subsistema.
  • Refletir sobre as interações geopolíticas entre a região MENA e o Sahel com a Europa.

Estudantes dos vários ciclos do Ensino Superior, nomeadamente das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, História, Sociologia, Geografia, Economia, Ciências da Comunicação e Estudos Africanos; Elementos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança; Quadros da Administração Pública, designadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Economia; Oficiais Seniores das Embaixadas; Quadros e técnicos superiores de Câmaras Municipais; Empresas orientadas para a internacionalização, consultoria e análise de risco; Jornalistas.

MÓDULOS

Importância Estratégica do Mediterrâneo

  • Dinâmicas securitárias, políticas, económicas e sociais

4 horas

As Margens do Mediterrâneo: Tensões e Conflitos na Última Década

  • União Europeia, Médio Oriente, Norte de África e Sahel
  • Conceito de Crise

4 horas

Políticas de Segurança e Mitigação de Ameaças

  • NATO
  • Espaço Schengen
  • Estratégia de Segurança Interna da União Europeia

6 horas

Crise de Refugiados no Mediterrâneo: Dinâmicas e Tendências Atuais

  • Crise Humanitária
  • Fluxos e rotas migratórias
  • Políticas e respostas da União Europeia

4 horas

Novas lutas de poder: os próximos desafios

  • Novos atores no Mediterrâneo
  • Emergência no Sahel e mais desafios para a Europa

4 horas

Palestras com convidados especiais
4 horas

4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
De Janeiro a Fevereiro de 2023
Duração
26 horas
Quintas e Sextas das 18h30 às 20h30
Condições de pagamento
Documentação necessária