i

Candidaturas abertas 2022/2023

Consulte a nossa oferta formativa e faça já a sua candidatura. Saiba mais

Promoção e Dinamização Cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas

A Pós-Graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas tem como objetivo desenvolver a investigação e as várias atividades ligadas à promoção e dinamização cultural e educativa de arquivos e bibliotecas, com vista a um conhecimento aprofundado dessa área.
Esta pós-graduação apresenta-se como um curso transdisciplinar, procurando abranger as diferentes realidades transversais ao seu objeto de estudo e público-alvo. Para tal aposta na implementação e desenvolvimento do extraordinário potencial que estes serviços de informação possuem no âmbito da promoção e dinamização cultural e educativa, dotando os seus profissionais, e todos os que não o sendo procuram trabalhar nesses equipamentos, de conhecimentos fundamentais para o seu exercício, na prossecução das boas práticas e da excelência.
O plano curricular encontra-se organizado tendo em vista a articulação entre as componentes teórica, metodológica e prática. Os conteúdos das diferentes unidades curriculares evidenciam uma abordagem integrada que privilegia a participação em processos de discussão coletivos e a aquisição de perspetivas transdisciplinares, culminando na apresentação e discussão de trabalhos originais.

O curso decorre em formato online, com as aulas a serem integralmente lecionadas e assistidas à distância.

A Pós-Graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas tem como objetivo geral a formação de discentes, de diversos ramos das ciências, artes e letras, nas dimensões teórica, metodológica e prática dos conteúdos deste curso, nomeadamente sobre a história dos arquivos e das bibliotecas, e o perfil e competências dos profissionais de informação, no âmbito da administração, serviços e produtos, marketing, promoção e dinamização, financiamento e mecenato, programas, plataformas e suportes tecnológicos, gestão de redes sociais e avaliação da promoção e dinamização cultural e educativa.

Todos os interessados que desempenhem e/ou que tenham como objetivo o desenvolvimento de funções em arquivos, bibliotecas, centros de documentação, informação e interpretação, museus e sítios arqueológicos, na Administração Pública (Central e Local), no sector empresarial e associativo, no contexto da promoção e dinamização cultural e educativa.

MÓDULOS

História dos Arquivos e Bibliotecas: das origens à atualidade
10 horas _2 ECTS

Perfil e Competências dos profissionais de informação
10 horas _2 ECTS

Políticas Culturais e educativas
10 horas _2 ECTS

Serviços e produtos culturais e educativos
10 horas _2 ECTS

Marketing cultural e educativo
10 horas _2 ECTS

Promoção e dinamização cultural e educativa
10 horas _2 ECTS

Financiamento e mecenato
10 horas _2 ECTS

Ferramentas tecnológicas de promoção e dinamização cultural e educativa
10 horas _2 ECTS

Gestão de redes sociais
10 horas _2 ECTS

Avaliação da promoção e dinamização cultural e educativa
10 horas _2 ECTS


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
16 Janeiro 2023
Duração
100 horas
ECTS
20
Segundas e quartas das 19h00 às 22h00 Segundas e quartas das 19h00 às 23h00 (Horário alternado de semana a semana)
Condições de pagamento
Documentação necessária