fbpx

Maçonaria e Sociedades Iniciáticas

A Pós-Graduação em Maçonaria e Sociedades Iniciáticas dá a conhecer algumas das mais emblemáticas e importantes associações deste género da Europa e Estados Unidos, na sua história e suas origens, enquadran­do-as nas épocas das suas fundações e dos motivos institucionais e políticos, que as fundou.

Por ser a mais representativa, a Maçonaria, estará naturalmente em foco, também pela quantidade de membros portugueses, europeus e americanos que a compõem.

Serão igualmente abordadas outras sociedades iniciáticas como os Roza-Cruz, os iluminatti, a Carbonária e outras para-maçónicas, como os Escuteiros, por exemplo.

Aquisição e reforço de saberes numa área pouco estudada e ainda menos difundida e que tanta influência teve na historiografia portuguesa, europeia e mundial. Da ida à lua à revolução francesa; da carta dos direitos humanos à independência americana, a maçonaria esteve presente, moldando-se a cada passo.

  • Historiadores, alunos de arte e estudiosos das áreas de sociologia
  • Todos os que se interessam por esta temática
  • Elementos destas mesmas ordens que queiram saber mais, percebendo assim alguns dos passos políticos e históricos que lhe estão associados.

MÓDULOS

Bloco 1

História Institucional e Política (do Séc. XVIII ao início do Séc. XX)
12 horas

História Institucional e Política em Portugal (do Marquês de Pombal ao Estado Novo)
12 horas

Bloco 2

História das Ordens Iniciáticas em Portugal (das Guildas dos Templários; da Carbonária à Maçonaria, dos Rosa-cruzes aos Illuminati)
33 horas

História da Arte Maçónica em Portugal
18 horas

Bloco 3

Simbologia e ritualística maçónicas
21 horas

Direito e Ética Maçónicas
12 horas

Bloco 4

Seminário/Conferências
12 horas
Avaliação

O plano curricular está estruturado para cruzar os saberes teóricos à prática, nomeadamente com visitas a áreas de Lisboa de declarada invocação e simbologia maçónica, bem como a visita a templos maçónicos com a descodificação da simbologia de cada elemento.

No final de cada bloco lectivo será convidado um palestrante, que discursará sobre o tema lecionado.

COORDENADORES: Mário Ferreira, Carlos Goulart e Rui Simões Coelho 

António José da Motta Veiga – Advogado, antigo presidente do tribunal de Apelação, antigo Deputado à Assembleia da República.

Carlos Otero – Ator e cantor lírico com 3200 representações públicas. 40 espetáculos como encenador de teatro e de ópera e mais de 200 conferências sobre compositores e poetas. Musicólogo pela Universidade de Sorbonne.

Fátima Parente – Analista Química e formada em História.

Fernando Casqueira – Professor catedrático e doutor na área da Antropologia Social. Investigador e orientador de vários mestrados e doutoramentos.

Fernando Correia da Cunha – Professor de História das Religiões.

Francisco Queirós – Professor e especialista em Ética

Hermínio Esteves – Professor da Universidade Autónoma de Lisboa, onde leccionou, entre outras, as cadeiras de História Institucional e Política.

Isabel Neves Viana – Professora e formada em Direito. Advogada.

João Pestana Dias – Grão-Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal

Joaquim Grave dos Santos – Engenheiro Civil, colaborador da Direção do Museu Maçónico. É autor de vários trabalhos relativos a temas Históricos ou Simbólicos relacionados com o Rito Francês e com o Rito Escocês Antigo e Aceite.

João Pancada Correia – Arquiteto, fundador da UAL e do Instituto de Artes e Ofícios. Artista Plástico. Professor de História da Arte. Autor de vários livros sobre arte.

José Manuel Anes – Doutor em Antropologia Social e Cultural/Antropologia das Religiões (FCSH/UNL), Professor Universitário de Políticas de Segurança (U, Lusíadas de Lisboa), Antigo Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.

Margarida Ruas – Prof. Associada em várias Instituições, Antiga Diretora do Museu da Água, Membro da British Historical Society, detentora de vários prémios nacionais, condecorada com a “Ordine della Stella della Solidarieta” no grau de grande Grande Oficial.

Mário Ferreira – Arqueólogo e historiador, antigo professor do Instituto de Artes e Ofícios da UAL e seu assessor de Direcção, Autor de vários títulos, é um dos coordenadores da presente pós-graduação.

Pedro Rangel – Trabalha em Mercados Financeiros. É antigo Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal. Grau 33 do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim e Grau 33 e último do Rito Escocês Antigo e Aceite.

José Carlos Ferreira – Professor e Maçon. Antigo Grande Oficial da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP. Membro da Grande Loja Unida de Inglaterra e Antigo Venerável Mestre da Loja Oldest Ally da mesma Grande Loja.


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
12 Setembro 2019
Duração
120 horas
Quintas das 19h00 às 22h00
Condições de pagamento
Documentação necessária
Este site faz utilização de cookies de forma a garantir uma melhor experiência de navegação e recolha de dados estatísticos de tráfego. Ao continuar neste website estará autorizar a sua utilização.