Programação Neuro-Linguística e Mindfulness

O Stress no dia a dia
A exposição da população em geral, aos fatores de stress atinge, hoje em dia, dimensões epidémicas. Ao longo dos últimos 40 anos, um vasto número de abordagens a este problema tem surgido, com ênfase em propostas auto-sustentáveis, e que muitas vezes substituem com vantagem as aproximações mais clássicas de longo termo. Estão neste caso algumas soluções que, na psicologia clássica, se inserem, por exemplo, no âmbito das terapias cognitivo- comportamentais.
Técnicas alternativas, que surgiram nas margens, estão hoje completamente integradas no grupo das abordagens que permitem atingir estados de vida mais saudáveis, com controlo de níveis de stress que não envolvem nem terapias prolongadas nem fármacos. Estão neste caso as técnicas de mindfulness e inteligência emocional e a Programação Neuro-Linguística de 3ª e 4ª gerações, com impactos diretos na forma e na eficácia da comunicação interna e externa (relação consigo e com o outro).

A comunicação verbal e não verbal
A comunicação é o que faz o mundo girar, mas poucos sabem exatamente como funciona. A comunicação é algo natural e quotidiano, mas a maioria das pessoas tem apenas uma vaga noção das regras que a governam. E ela é a nossa única ferramenta para alcançarmos os resultados que desejamos.
Por isso é tão importante conhecer as regras que governam a comunicação: como é que eu comunico e, como é que eu perceciono a forma como os outros comunicam comigo. Torna-se, portanto, fundamental conhecer algumas das teorias e modelos de comunicação, avaliar a sua relevância e, acima de tudo, tornar-se capaz de os aplicar na prática.
Ao elevar a comunicação a maiores níveis de objetividade e empatia, garantimos uma melhor realização de objetivos, maiores e melhores níveis de colaboração entre as pessoas e as equipas, contribuindo assim para mais elevados graus de satisfação e bem-estar individual e coletivo.

O foco como elemento diferenciador
Porque é que pessoas com o mesmo nível intelectual, cognitivo e o mesmo potencial, produzem resultados tão diferentes nas suas vidas? A resposta é muito simples: as pessoas verdadeiramente empreendedoras raramente se distraem. São capazes de construir e manter o seu foco no que é de facto importante, relevando o que é acessório ou menos importante. São pessoas com muito mais capacidades para realizar, produzir ou fazer acontecer, e com muito mais qualidade do que os seus pares ou concorrentes!

A PNL está atualmente disseminada em diversas áreas, da Saúde à área empresarial, tendo sofrido múltiplos desenvolvimentos que a levam a ser hoje ensinada em todo o mundo, e estudada como disciplina universitária (por exemplo, na Universidade de Bangor no Reino Unido ou na Universidade Santa Cruz, na Califórnia).
Nesta pós-graduação pretende-se que o estudante aprenda as bases bio-neuro-psicológicas que permitam entender os processos mentais que estão subjacentes ao Mindfulness e à Programação Neuro-Linguística; e pretende-se que o aluno se torne possuidor das ferramentas que lhe permitam utilizar estas duas técnicas quer na sua vida pessoal quer na sua vida profissional. A singularidade deste curso reside na associação destas duas áreas do conhecimento, de tão estrondoso desenvolvimento nos últimos anos.

Certificação Internacional como “Practitioner” em PNL e Certificado de Pós-Graduação em PNL e Mindfulness

Com várias edições já efetuadas em contexto Universitário (ESTeSL e UAL)- esta Pós- Graduação tem sido um sucesso no objetivo principal de desenvolver nos formandos competências em duas vertentes:

  1. Vertente PESSOAL, permitindo a ativação de estratégias e ferramentas de gestão emocional, gestão relacional, melhoria do processo de comunicação interno e externo, criar, desenvolver e manter foco e gestão do stress;
  2. Vertente PROFISSIONAL, capacitando para a otimização da interação com as outras pessoas e com as equipas e uma melhor resposta a situações de perturbação de stress, levando ao aumento da eficácia de desempenho e da realização profissional, bem como à redução dos eventos adversos associados a uma comunicação pouco eficiente.

Estes objetivos serão atingidos tendo por base as técnicas de Mindfulness e a aprendizagem da Programação Neurolinguística ao nível da terceira geração (baseando-se na estrutura dos níveis neurológicos, trabalha não só as competências, crenças e valores, mas também os níveis mais profundos da identidade e missão).

  • Graduados de qualquer ramo, dando-se preferência a pessoas da área de Saúde
  • Podem ser admitidos candidatos sem grau académico, desde que previamente avaliados por análise curricular

MÓDULOS

Stress e Copping

  1. Stress e agentes stressores. Definição, perspetivas e emoções associadas
  2. Stress profissional. Definição, preditores e consequências
  3. O modelo transacional. O stress como processo.
  4. Estratégias de coping. Definição, caracteristicas e benefícios.

Cleópatra Andrade
12 horas

Neurobiologia das Emoções

  1. Fisiologia corporal e estruturas cerebrais (sistema nervoso, sistema endócrino): caraterísticas e sua relação com as experiências emocionais
  2. Neurónios, sinapses e redes neuronais
  3. Neurónios-espelho
  4. Efeitos do stress no organismo (cortisol)

Isadora Migliori
12 horas

Psicologia Cognitivo-Comportamental

  1. Conceitos de cognição, emoção e comportamento
  2. A centralidade dos processos cognitivos: O papel das cognições como mediadoras do comportamento humano
  3. Crenças e outros processos cognitivos
  4. Monitorização e mudança da atividade cognitiva

Margarida Rafael
12 horas

Mindfulness e Saúde

  1. Mindfulness: o que é? Raízes; evidências científicas
  2. Mente, pensamentos e emoções
  3. O momento presente: técnicas que aumentam a consciência
  4. Stress, reatividade e consciência. O papel de Mindfulness (aceitação, gentileza, compaixão, resiliência e perdão) na resposta ao stress
  5. Aplicações de Mindfulness nos diferentes contextos da vida

João Pereira Leite
16 horas

Programação Neuro-Linguística

  1. Introdução à PNL – o que é, história e abordagens
  2. Princípios básicos e pressupostos
  3. O modelo de comunicação da PNL
  4. Os níveis neurológicos
  5. Formulação de objectivos
  6. Sistemas de Representação e Sub-modalidades
  7. Rapport
  8. Meta modelo da linguagem
  9. Modelo da linguagem Milton e Metáforas
  10. Reenquadramento (Reframing)
  11. Valores e convicções
  12. Modelo das partes
  13. Modelagem de estratégias
  14. Aplicações nos diferentes contextos da vida

Eugénia Fonseca
130 horas


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27 Outubro 2023
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Sextas das 18h00 às 22h00 e sábados das 09h00 às 19h00 (dois primeiros fins-de-semana de cada mês)
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