fbpx

O que é um MBA?

MBA é a sigla inglesa para Master Business Administration.

O MBA é um curso de formação para executivos, na área da gestão e administração, que inclui no seu programa curricular disciplinas como finanças, contabilidade, direito, marketing, recursos humanos, entre muitas outras. O corpo docente é composto por profissionais experientes na sua área de formação.

O MBA Lisboa Atlântico, da Autónoma Academy, enquadra-se na categoria de lato sensu. Ou seja, é uma área de especialização mais direcionada para o mercado de trabalho, com módulos aplicados à gestão empresarial.

Quem se pode candidatar a um MBA?

O MBA é, geralmente, mais vocacionado para empresários, gestores, executivos e empreendedores.

Este curso de especialização destina-se a pessoas, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e adquirir as competências para gerir ou apoiar a gestão de uma empresa, departamento da Administração Pública ou organização não empresarial.

Se é um profissional, que trabalha na área de gestão, comercial, recursos humanos ou gestão de projetos, o MBA contribui para criar uma visão estratégica e global. O que pode gerar não só novas oportunidades de carreira, mas também impulsionar a criação de um negócio próprio.

Os candidatos devem possuir uma licenciatura e serem profissionais com experiência. Contudo, podem ser aceites pessoas não licenciadas, cuja experiência profissional seja relevante. Outros dos requisitos é ter conhecimentos de inglês.

Os candidatos devem enviar o curriculum vitae, com o seu percurso académico e profissional, e realizar uma entrevista de avaliação com o coordenador do curso.

MBA: Razões para investir na sua formação

Qual é a duração de um MBA?

Existem vários tipos de MBA, focados num tema específico (gestão, sustentabilidade, tecnologia, marketing, saúde, entre outros), sendo variável a sua duração, de acordo com o programa e a instituição de ensino.

Em algumas universidades europeias, a modalidade de formação a tempo inteiro pode ter a duração de um ou de dois anos, em regime pós-laboral. Nas universidades norte-americanas, o MBA pode durar dois anos. E, em outros programas, este curso pode durar quatro ou cinco anos.

O MBA Lisboa Atlântico, da Autónoma Academy, tem 256 horas de formação, correspondendo a um ano letivo (2019/2020). Com um horário pós-laboral (sextas das 18h30 às 22h30 e sábados das 09h00 às 13h00), o curso pode ser feito em simultâneo com a atividade profissional.

Porquê tirar um MBA?

O curso é fundamental não só para quem quer aprofundar os conhecimentos em determinadas áreas específicas, mas também ter uma nova e mais ampla visão do mundo corporativo.

Conhecer as melhores práticas de mercado, as novas ferramentas e processos de gestão e estudar casos de sucesso, é uma mais valia para valorizar a experiência profissional dos alunos.

O que contribui para a evolução da carreira profissional, já que pode oferecer o diferencial necessário, em relação aos seus pares, na área ou setor em que atua.

Além disso, o profissional vai estar melhor preparado para lidar com as exigências e os desafios atuais do mercado global. Um fator importante para quem pretende ocupar um cargo de liderança, quer seja numa grande ou pequena e média empresa.

O profissional com MBA está, geralmente, entre os mais requisitados, por parte das empresas, além de apresentar os melhores salários do mercado.

MBA Lisboa Atlântico

Quais são os principais benefícios do MBA?

O MBA deve ser encarado como um investimento na carreira profissional. Este curso proporciona novas oportunidades de emprego e um aumento salarial, geralmente nos três anos seguintes, após a conclusão do curso.

De acordo com o 2018 Alumni Perspectives Survey Report, do Graduate Management Admission Council (GMAC), mais de 10 mil alunos concluíram um MBA, em 274 universidades, de todo o mundo.

O estudo revela que a grande maioria dos ex-alunos estão empregados numa empresa ou organização (79%) ou são empreendedores (10%), que gerem o seu próprio negócio.

Além disso, 93% dos alunos afirmam que voltariam a investir num MBA, com base na sua experiência. O aumento a nível financeiro é o principal motivo de decisão.

A maioria dos ex-alunos considerou, ainda, que o curso de MBA contribuiu para uma evolução mais rápida das suas carreiras, em comparação com os seus colegas, que não têm esta formação no currículo.

Quanto custa um MBA?

Apesar de todas as vantagens, os cursos de MBA em Portugal podem ultrapassar os 20 mil euros, o que implica um esforço financeiro considerável. Sobretudo, se tiver de dedicar-se ao curso a tempo inteiro, abdicando da sua atividade profissional.

O MBA Lisboa Atlântico, da Autónoma Academy, destina-se a profissionais no ativo, funcionando em regime pós-laboral. Este curso executivo aposta na componente prática e corpo docente experiente, destinando-se a profissionais e empresas.

MBA: Razões para investir na sua formação

MBA: 7 BOAS RAZÕES PARA INVESTIR NA SUA FORMAÇÃO

1. Conhecer as ferramentas essenciais para gerir um negócio

Ao aprofundar os seus conhecimentos em diversas áreas de atuação, bem como conhecer as melhores práticas empresariais, vai estar preparado para enfrentar e dar resposta às exigências e desafios do negócio em que atua.

2. Melhorar as oportunidades de carreira e de salário

O MBA contribui para a progressão profissional e, consequentemente, o aumento de salário. Além disso, há empresas que recrutam diretamente os alunos nas universidades. Os ex-alunos de MBA são frequentemente convidados para ocupar cargos de relevo e de liderança, que exijam uma visão global do negócio.

MBA Lisboa Atlântico

3. Mudar de emprego ou criar o seu negócio

Aliado à experiência profissional, o MBA é um fator diferencial no curriculum vitae, em processos de recrutamento. O que é uma vantagem para quem procura uma mudança profissional. Ou então, se está desempregado e pretende investir o seu tempo na aquisição de novas competências.

Se está a planear criar o seu próprio negócio, com o MBA vai aprender todas as técnicas e ferramentas de gestão, comunicação, marketing, direito, recursos humanos, entre outras.

5. Adquirir novos conhecimentos

No MBA é privilegiada a componente prática, pelo que são analisados casos e aplicados os conhecimentos adquiridos. Além disso, por abranger várias disciplinas, o curso proporciona uma visão global do mundo corporativo. Como tal, o curso vai complementar a sua área de licenciatura e experiência profissional.

6. Fomentar o networking

Uma das grandes vantagens do MBA é aprender com docentes, que são profissionais reconhecidos nas suas áreas. Estes vão partilhar as melhores técnicas e práticas de negócio com base na sua experiência. Outra das vantagens, é o contacto que se estabelece com a rede de antigos alunos do MBA, através de encontros e iniciativas.

MBA Lisboa Atlântico

7. Adotar uma nova visão estratégica

A partilha de experiências e de conhecimentos é fundamental para ganhar uma nova perspetiva empresarial. Através dos módulos e dos seminários no MBA, o aluno vai adquirir novas competências e ferramentas. O que implica compreender também como a inovação, a economia global e a gestão de risco e de mudança contribuem para uma nova visão estratégica, no setor onde atua.

8. Investir no Personal Branding

A criação de uma marca pessoal forte e credível é importante no mundo empresarial. O MBA é um curso exigente, pelo que é altamente valorizado no mercado de trabalho. O MBA pode ser, por isso, um excelente cartão de visita.

O MBA Lisboa Atlântico, da Autónoma Academy, reúne módulos como: Gestão Estratégica e Desenvolvimento Empresarial, Negócios e Economia Global, Comunicação Empresarial, Gestão Financeira e Performance dos Negócios, Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Negócios, Marketing Digital, Gestão de Recursos Humanos e Liderança, entre outros.

Este site faz utilização de cookies de forma a garantir uma melhor experiência de navegação e recolha de dados estatísticos de tráfego. Ao continuar neste website estará autorizar a sua utilização.