Skip to main content

Autónoma Academy

Autónoma Academy abre nova edição da Pós-Graduação em Museologia

Autónoma Academy·9 setembro de 2026·2 min leitura

A Autónoma Academy prepara uma nova edição da Pós-Graduação em Museologia, um curso que combina conhecimento teórico e experiência prática para formar profissionais capazes de atuar em curadoria, conservação, investigação, gestão de coleções e mediação de públicos em museus e instituições culturais. As candidaturas estão nas últimas vagas.

Um programa nascido da experiência no terreno

Lançado com a presença de Frederico Mendes Paula, Secretário-Geral da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, e de Sónia Sanfona, então Presidente da Câmara de Alpiarça, o curso nasceu com uma vocação clara: ligar a formação académica às necessidades reais de gestão museológica em Portugal, num país rico em património mas onde a profissionalização do setor continua a ser um desafio.

Coordenação a duas vozes

O curso é coordenado por Mário Ferreira e Nuno Prates, que orientam um plano curricular estruturado em torno da museologia e museografia, planeamento e design de exposições, mediação e envolvimento educativo e comunitário, investigação, documentação e gestão de coleções, e sistemas de conservação preventiva — sempre com forte componente prática, incluindo gestão de coleções museológicas e gestão de projetos e recursos.

As unidades curriculares são lecionadas em português, com foco nas metodologias ativas de discussão, reflexão e ligação direta às instituições museológicas.

A quem se destina

O curso é indicado para quem já trabalha ou pretende trabalhar em museus, centros de interpretação, sítios arqueológicos e outras instituições culturais, procurando aprofundar competências de curadoria, conservação e programação cultural.

Informações práticas

  • Duração: 5 meses · 82 horas
  • Formato: Online
  • Candidaturas: últimas vagas

Consulte o programa completo na página da Pós-Graduação.