Skip to main content

Autónoma Academy

ESESFM — Escola Superior de Enfermagem São Francisco das MisericórdiasEm parceria com a Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias

VII Seminário – Desafios na Prevenção de Úlceras por Pressão

Início: 5 de setembro de 2026 – 9h30
Localização: Auditório ESESFM · Híbrido

A avaliação sistemática e sistematizada do risco de desenvolvimento de Úlceras por Pressão (UPP) é um passo fundamental, mas que de forma isolada não previne este tipo de lesão. O verdadeiro desafio clínico, transversal aos múltiplos contextos da prestação de cuidados de enfermagem, reside na capacidade de traduzir esse diagnóstico de risco num plano de cuidados dinâmico e individualizado, focado na prescrição de intervenções preventivas baseadas na melhor evidência científica, incluindo a alocação de produtos de apoio.

Quer nos cuidados hospitalares, quer na comunidade ou em contextos de cuidados de longa duração (RNCCI), a prevenção eficaz exige uma abordagem diferenciada com base no juízo clínico, e não apenas no preenchimento da escala de avaliação do risco de Braden. É crucial capacitar os enfermeiros para o domínio de intervenções preventivas, tais como, a gestão de forças de pressão, de fricção e cisalhamento, a otimização nutricional e do microclima, e a seleção criteriosa de superfícies de apoio adequadas a cada realidade de cuidados. Incluindo a comunicação terapêutica com vista ao aumento de conhecimento e capacidades na prevenção por parte dos utentes seus cuidadores/familiares.

Este seminário, integrado na divulgação da 15.ª edição da Pós-Graduação em Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomas (com início em outubro de 2026), pretende alertar os enfermeiros para a necessidade de transformar o diagnóstico numa prescrição clínica assertiva. O objetivo é, assim, divulgar conhecimento e promover a excelência na tomada de decisão/prescrição de intervenções à cabeceira do doente.

Oradores

Ana Cristina Gomes

Ana Cristina Gomes

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica desde 2023.
Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem Oncológica desde 2023.

Enfermeira na Consulta Externa do Hospital de Loures desde 2013.
Responsável pela Consulta de Estomaterapia Respiratória desde 2015.
Professora convidada da Pós-graduação de Prevenção e Tratamento em Feridas e Estomaterapia (desde 2020).

Competência diferenciada na área da prevenção e tratamento de feridas pela Ordem dos Enfermeiros

Júlio Veríssimo

Júlio Veríssimo

Licenciatura em Enfermagem
Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Pós-Graduado em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular (Tissue Viability Nurse EWMA)
Título de Especialista na área de Enfermagem (Prova Curricular Pública, Via Ensino Academia)
Pós-Graduado em Gestão e Inovação em Saúde

Coordenação da Pós-Graduação: Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomaterapia

Kátia Furtado

Kátia Furtado

Doutorada em Ciências de Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Portalegre, detentora da Competência Acrescida Avançada em Viabilidade Tecidular e em Supervisão Clínica pela Ordem dos Enfermeiros. Possui a Pós-Graduação em Viabilidade Tecidular e em Úlcera de Perna, ambas pela Thames Valley University.

Atualmente a exercer funções como Enfermeira Especialista no Serviço de Consulta Externa da ULS do Alto Alentejo; Coordenadora da Área das Feridas Complexas no Alentejo, no âmbito da RNCCI; e Professora Adjunta na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Portalegre. Investigadora Coordenadora na Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Co-Fundadora e Presidente da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas e Co-Fundadora da Sociedad Iberlatino Americana de Úlceras de Heridas (SILAUHE).

Renato Vidal

Renato Vidal

Enfermeiro Pós-Graduado em Saúde do Adulto e Cuidado em Situação Crítica, pela UCP Lisboa, e em Prevenção e Tratamento de Feridas pela ESESFM.
Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pela UCP Lisboa.

Áreas de Intervenção: Cuidados ao Doente Médico e Cirúrgico em contexto Hospitalar; Cuidados ao Doente Crítico em contexto de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos; Formação de Enfermeiros em contexto Hospitalar; Cuidados ao Doente em Contexto Domiciliário e Gestão de Cuidados em Contexto Domiciliário.

Professor convidado no Curso de Licenciatura da UCP de Lisboa e na Pós-Graduação em Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomas da ESESFM.

Susana Gaspar

Susana Gaspar

Doutorada e Mestre em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Pós graduada em gestão no tratamento de feridas. É investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UCISA:E) e investigadora colaboradora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Os seus principais interesses de investigação incluem a Enfermagem de Reabilitação, a prevenção de lesões por pressão, a segurança do doente, a educação em enfermagem e a promoção da saúde dos adolescentes. Tem participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais e é autora e coautora de artigos científicos, capítulos de livros e outras publicações na área da enfermagem e educação.

Atualmente exerce funções como Professora Adjunta na Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, onde leciona em cursos de licenciatura em enfermagem, mestrado em enfermagem de reabilitação e pós-graduação em tratamento de feridas.

Inscreva-se no evento

Parceiros e Acreditações

Invacare

Encerrados entre os dias 10 e 21 de Agosto inclusive