Em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São Francisco das MisericórdiasConferência “Cuidados paliativos: alcançar a promessa universal”
20 de março de 202618hAuditório da ESESFMHíbridoTerminado
A Conferência “Cuidados Paliativos: Alcançar a Promessa Universal” propõe um espaço de reflexão crítica sobre os Cuidados Paliativos num sistema de saúde que enfrenta crescente complexidade clínica e desafios de equidade. Num momento em que o envelhecimento populacional, a cronicidade e a complexidade clínica desafiam os modelos tradicionais de prestação de cuidados, torna-se urgente reforçar respostas que promovam a dignidade humana, o alívio do sofrimento e a qualidade de vida.
Pretende-se aprofundar a compreensão dos Cuidados Paliativos como um direito humano fundamental, discutir barreiras ao seu acesso e apresentar estratégias que aproximem a prática da promessa universal de cuidados para todos.
Organizada pela ESESFM, esta iniciativa afirma o compromisso da instituição com a promoção do conhecimento, a capacitação de futuros profissionais de saúde e a construção de uma cultura de cuidado mais compassiva, competente e inclusiva.
Esta iniciativa surge no âmbito da 12.ª Edição da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos.
Oradores
Paulo Reis Pina
Diretor do Centro de Medicina Paliativa da FMUL. Regente de Cuidados Paliativos no Curso de Medicina (pré-graduação) da FMUL. Coordenador do Mestrado em Cuidados Paliativos (pós-graduação) da FMUL. Coordenador da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos Agudos da ULSSM EPE.
Moderação
Fernanda Serrano
Licenciada em Enfermagem e Mestre em Cuidados Paliativos. Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, onde coordena o 3.º semestre do Curso de Licenciatura. Coordenadora da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Membro do Conselho Pedagógico desde 2013. Principais áreas de interesse de investigação no âmbito de intervenções avançadas nas áreas de Oncologia, Cuidados Paliativos e Ensino da Enfermagem.