Have a question?
Message sent Close

Preparação e atualização em Gestão e Direção de Segurança

Área Científica

Ciências Económicas e Empresariais
Atualizacao GDS interior

A Portaria 304/2021, de 17 de dezembro, veio alterar a Portaria 148/2014, de 18 julho. Dessas alterações consta o curso de atualização da formação de Diretor de Segurança com uma duração mínima de 60 horas e tendo por base as matérias previstas nas alíneas a), d), e), i), k), n) e o) do n.º 4, do artigo 22.º daquela Portaria.

A Universidade Autónoma de Lisboa que desde 2012 ministra a Pós-graduação em Gestão e Direção de Segurança, assumindo-se desde então como uma referência na formação dos Diretores de Segurança e nos demais responsáveis pela segurança privada e que conta já com mais de 20 edições e 700 alunos, não poderia deixar de oferecer também um curso de atualização igualmente de excelência pelo programa que oferece e os especialista que o ministram.

Para comodidade e segurança dos alunos as aulas são ministradas presencialmente, mas, à distância através do sistema ZOOM.

No âmbito da segurança privada, conhecer e/ou atualizar a legislação, os meios, os processos, os sistemas e as medidas de segurança a fim de potenciar o desempenho profissional dos que frequentam o curso.

O curso dirige-se principalmente a todos os Diretores de Segurança que necessitam de renovar o seu cartão profissional e em geral a todos os que pretendem conhecer ou atualizar neste domínio. O curso permite ainda àqueles que pretendam vir a frequentar a Pós-graduação em Gestão e Direção de Segurança antecipar parte significativa desta Pós-graduação.

MÓDULOS

Regime jurídico da segurança privada e legislação conexa
16 horas
Segurança física e eletrónica
8 horas
Sistemas de deteção, extinção e extração de incêndios e de fumos; SCIE e ATEX; armazenamento e transporte de matérias perigosas
8 horas
Segurança da informação
4 horas
Cibersegurança
4 horas
Proteção de dados
4 horas
Segurança e proteção de infraestruturas críticas
4 horas
Gestão de equipas e de multidões (softwares), comunicação e negociação
4 horas
Análise de riscos, auditorias, inspeções e planos “security”
4 horas
Implementação de projetos de segurança – a segurança em profundidade
4 horas
Compliance, segurança e continuidade de negócio
4 horas
Gestão, planeamento e atividade de uma empresa de segurança privada
4 horas

  • Agostinho Valente
  • Intendente Bruno Torres – Departamento de Segurança Privada da PSP
  • Ferreira de Castro
  • Coronel Jara Franco – Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação dos Diretores de Segurança, Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação
  • João Pestana
  • Mestre Jorge Batalha – DPO – Consultor e Formador em PD
  • José Meneses – Diretor de segurança da Makro
  • Doutor José Martins – Consultor Sénior em Segurança da Informação
  • Luís Fonseca
  • Nuno Bonito
  • Tenente-Coronel Doutor Pinto da Silva – Coordenador Mestrado Segurança, Defesa e Resolução Conflitos no ISCIA
  • Coronel Rui Pimenta – Diretor de segurança e formador

Próxima Edição: 26 Maio 2025

Regime de Ensino: Online

Duração: 1 mês e meio

ECTS: 10

Horário: Segundas das 18h30 às 22h30 Terças das 18h30 às 22h30 Quintas das 18h30 às 22h30

  • Candidatura: 50€
  • Inscrição: 50€
  • Seguro escolar: 20€
  • Certidão de habilitações: 25€
  • Propina: 350€*

*Os alunos e ex-alunos da AUTÓNOMA e os associados da ADSP beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina.

  • Original ou cópia autenticada do Certificado de Habilitações (a)
  • Fotografia a cores
  • Curriculum vitae.

(a) Habilitações obtidas na Universidade Autónoma não carecem de autenticação. No caso de habilitações obtidas no estrangeiro, para além da autenticação da(s) cópia(s) descrita(s) anteriormente é necessária a autenticação pela Embaixada ou Consulado Português no país de origem da habilitação literária ou pela Apostila da Convenção de Haia. No caso de os documentos não estarem em português, será necessária a tradução dos documentos por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.

A candidatura só será validada mediante pagamento da mesma e entrega (no prazo máximo de 30 dias) de toda a documentação solicitada.

A não entrega dos documentos mencionados invalida a inscrição e impossibilita a frequência do curso.