TALENTO 4.0: Gerir pessoas e equipas na era pós-industrial | 2ª Edição

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

TALENTO 4.0: Gerir pessoas e equipas na era pós-industrial | 2ª Edição

19 de junho @ 18:00 - 20:00
Talento 4.0

A QUEM INTERESSA

Todos aqueles que exercem funções de liderança, em qualquer nível
Diretores e outros responsáveis pela Gestão de Recursos Humanos
Gestores e quadros diretivos em geral
Estudantes do ensino superior

PROBLEMAS A QUE RESPONDE

Estamos a viver nestas primeiras décadas do século XXI aquilo que muitos consideram a Quarta Revolução Industrial, desencadeada pela difusão de tecnologias disruptivas como a conetividade generalizada, a inteligência artificial e a robotização, a manufatura aditiva (impressão 3D) ou a integração entre o mundo físico e o digital.

A par desta revolução tecnológica, outras profundas transformações nos domínios da demografia, do meio ambiente, da energia, da ordem política e económica mundial e das relações sociais interagem para fazer emergir uma nova era radicalmente diferente das que a antecederam.

As empresas desta Era “Pós-Industrial” irão organizar-se e gerir as atividades das pessoas que nelas trabalharem segundo padrões e práticas muito diferentes daquelas que conhecemos até agora, e que temos dificuldade em prever. Contudo, como alguém disse, “o futuro já chegou – está é mal distribuído” – isto é, se olharmos com atenção, já conseguimos decortinar à nossa volta exemplos de práticas de vanguarda que nos permitem formular alguns cenários sobre as as arquiteturas organizacionais e as práticas de gestão de pessoas – tanto mais prováveis quanto a mais curto prazo – e, dessa forma, perscrutar o “nevoeiro do futuro”.

PROGRAMA

As megatendências que estão a moldar o futuro: o ambiente, a demografia, a energia, a ordem política e económica mundial, a desigualdade crescente, a desintermediação das relações.
A disrupção tecnológica: inteligência artificial e robotização, conetividade, manufatura aditiva.
A força de trabalho da Economia Pós-Industrial: perfil demográfico, diversidade e desigualdade, expectativas, mobilidade, formas de vinculação.
As novas arquiteturas organizacionais: o paradigma da agilidade; o futuro da estratégia.
As novas políticas e processos de gestão de pessoas: como planear, atrair, vincular, desenvolver, reter, capturar valor na Economia Pós-Industrial.
Haverá um futuro para o trabalho?
Os líderes do futuro e o futuro da liderança.

MÉTODOS

Conferência interativa e debate.

Menu