Globalização e Gestão Intercultural

A carregar Eventos

Globalização e Gestão Intercultural

22 de maio @ 18:30 - 20:30

Qual é o impacto das diferenças culturais num mundo cada vez mais interligado?

Que relação têm com a mudança e a sua rapidez?

Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunnca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de 12 anos e a internet 7 anos. O Facebook precisou de 4 anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokemon go apenas necessitou de 19 dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet; em 2016 esse número já era de 3 190 251.

Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural?

Eis algumas das questões que serão tratadas nesta sessão. Porque a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este tema interpela os gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e o seu impacto na gestão e também para todos aqueles que se preocupam com um mundo em constante transformação.

ORADOR

 Paulo Finuras
  • Doutor em Ciência Política (ULHT).
  • Pós-graduado em Gestão Global e Política Internacional e Licenciado em Sociologia (ISCTE IUL).
  • É Professor Associado de Comportamento Organizacional no Instituto Superior de Gestão, Associate Partner do Hofstede Insights (Finlândia) e investigador integrado no Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade da ULHT.
  • As suas linhas de investigação situam-se no campo das ciências do comportamento, psicologia evolucionista, gestão intercultural, biopolítica e bioliderança.
  • É autor dos livros: Gestão Internacional e RH (1999), Gestão Intercultural (3ª Ed. 2011), Humanus: pessoas iguais, culturas diferentes (2ª Ed., 2012); O Dilema da Confiança (2013), Valores Culturais e (Des)Confiança nas Instituições (2014), Primatas Culturais – Evolução e Natureza Humana (2015) e Bioliderança: porque seguimos quem seguimos? (2018).

 

MenuLeft Menu Icon