MBA International Business Management – Funchal / Atlantic (APEL)
O MBA IBM (Funchal/Atlântico) está estruturado, de forma a transmitir aos participantes, conhecimentos transversais em negócios, na perspetiva de uma economia transnacional e global.
Este programa em parceria com a APEL a realizar-se no Funchal, visa desenvolver competências no processo de gestão empresarial, na elaboração da sua estratégia e plano de negócios, bem como nos instrumentais técnicos analíticos, necessários ao apoio à gestão de qualquer empresa, Instituição Pública ou simples negócio, em que esteja envolvida a problemática e preocupação de negócios internacionais.
O Curso é constituído por 4 trimestres letivos, complementados por dois Seminários, efetuados por reputados especialistas a convidar.
O conjunto de módulos (UCs) são complementares e cobrem os aspetos da gestão geral e de áreas específicas, consideradas necessárias no âmbito das boas práticas de condução, de qualquer organização ou negócio.
As Unidades Curriculares estão organizadas na perspetiva, não só de transmissão de conhecimentos e competências, mas do “saber fazer”.
O programa articula-se, de forma a estabelecer uma dialética permanente numa perspetiva global, conjugada com uma visão especializada de curto prazo, conduzindo à elaboração de um projeto transversal, com vista à avaliação dos participantes.
Um trabalho que conduz à elaboração de um Plano de Negócios, funcionando como ferramenta integradora de conhecimentos, competências e de aplicação de instrumentais analíticos.
Embora cada módulo, de acordo com os seus objetivos e conteúdos, adote uma estratégia própria e as metodologias e ferramentas consideradas mais adequadas, o Curso aborda no seu conjunto, uma abordagem interativa e participativa, em detrimento de uma transmissão passiva de conhecimentos, bem como uma orientação permanente para a prática da gestão.
O corpo docente é composto, de forma a combinar uma sólida formação teórica com a experiência prática de gestão de organizações e/ou de formação para o mundo empresarial, virada para os problemas concretos da gestão.
A combinação dos conteúdos e da forma de lecionação dos diferentes módulos, com os conhecimentos e experiência prática dos docentes, possibilita o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, competências e capacidades nos alunos.
O que assegura a dinâmica do curso e a evolução dos alunos ao longo deste, bem como transmite confiança na capacidade de cada um deles de levar à prática os seus conhecimentos, a sua capacidade de pesquisa e de traduzir os seus conhecimentos, numa ação concreta e eficaz.
Deste modo, o Curso é, desde o seu início, apresentado aos alunos não como uma simples soma de unidades curriculares, mas como um sistema coerente e aberto, concebido e estruturado, de forma a produzir impactos a diversos níveis. Os quais deverão ser compreendidos pelos participantes, ao longo do Curso, de forma a alcançarem os melhores resultados para a sua evolução pessoal e profissional.
O MBA IBM (Funchal/Atlântico) tem como objetivos:
- Conferir aos participantes/alunos competências transversais, em gestão e administração, e competências específicas nas áreas consideradas especializadas, de modo a poderem desenvolver atividades no âmbito da gestão ou de apoio à gestão de empresas, de organismos da Administração Pública ou de um outro tipo de organização ou de negócio
- Desenvolver caminhos de aprofundamento de cada uma das matérias, nomeadamente no que respeita a fontes de informação e métodos de pesquisa.
- Pretende, ainda, transmitir conhecimentos aplicados e ancorados no saber fazer, através da realização de um Plano de Negócios.
- Os destinatários são pessoas que pretendam adquirir ou aprofundar os conhecimentos e as competências para gerir ou apoiar a gestão de uma empresa, de um departamento da Administração Pública, de uma qualquer outra organização não empresarial ou de um negócio
- Estes devem possuir competências e conhecimentos de base, que lhes permitam acompanhar o estudo das matérias ministradas, pesquisar e aprofundar os conhecimentos e participar produtivamente na elaboração de um Plano de Negócios
- Condições preferenciais: licenciatura ou experiência profissional relevante na área da Gestão.
“As unidades curriculares são ministradas na língua portuguesa, sendo pontualmente necessárias competências e conhecimentos de língua inglesa para pesquisa, nomeadamente, bibliográfica.”
Gestão de Recursos Humanos e Liderança – 4 ECTS – 16h
Negociação Internacional em Economia Global – 4 ECTS – 16h
Direito Empresarial e Negócios Internacionais – 4 ECTS – 16h
Gestão Financeira e Performance Económica dos Negócios – 6 ECTS – 24h
Fiscalidade Insular e Internacional – Zona Franca – 4 ECTS – 16h
Análise de Dados e Análise de Informação – 2 ECTS – 8h
Marketing Empresarial – 4 ECTS – 16h
Auditoria e Controlo do Negócio – 4 ECTS – 16h
Gestão de Riscos Empresariais – 4 ECTS – – 16h
Gestão de Logística e Transportes – 4 ECTS – 16h
Comunicação Empresarial – 4 ECTS – 16h
2 Seminários – 2 ECTS – 8h
Plano de Negócios – 2 ECTS