Diplomacy and International Negotiation

Os últimos anos têm revelado grandes transformações no quadro das Relações Internacionais, o que se projeta nas políticas externas e nas negociações pelas quais os Estados o procuram estruturar e harmonizar. O fim do equilíbrio bipolar e o novo desenho estratégico dele decorrente, bem como as diversificadas consequências da dinâmica da globalização, têm colocado pesados problemas aos atores internacionais – Estados, organizações internacionais, ONG, multinacionais – e introduzido novos desafios, para os resolver, à Diplomacia e à Negociação Internacional. A Universidade Autónoma de Lisboa, que conta com uma ampla tradição no desenvolvimento de cursos intensivos na área da Diplomacia, como o comprovam as 7 edições do Curso de preparação para o concurso de acesso à Carreira Diplomática, oferece o Curso de Especialização em Diplomacia e Negociação Internacional. Esta iniciativa conta com um quadro docente altamente qualificado que visa dotar os alunos de conhecimento teórico e prático e estimular o debate em torno da atividade diplomática.

  • Conhecer a importância da Diplomacia e a forma como se insere na política externa dos Estados.
  • Compreender a evolução histórica da Diplomacia desde a antiguidade à contemporaneidade.
  • Conhecer os aspetos práticos da Diplomacia.
  • Conhecer os aspetos teóricos e práticos da Negociação e a forma como esta se pode relacionar com a Diplomacia.

Estudantes dos vários ciclos do Ensino Superior, nomeadamente das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, História, Sociologia, Geografia, Economia, Ciências da Comunicação e Estudos Africanos; Elementos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança; Quadros da Administração Pública, designadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Economia; Quadros e técnicos superiores de Câmaras Municipais; Empresas orientadas para a internacionalização, consultoria e análise de risco; Jornalistas.

MÓDULOS

Introdução/Análise de Conceitos: Conceito de Diplomacia; Tipologia diplomática

História: da Antiguidade à Contemporaneidade.

Convenção de Viena: Reconhecimento de Estados e Governos; Direito de Legação; Embaixadas, Consulados e Representações Permanente; O Corpo Diplomático; A Missão Diplomática; Os Membros da Missão Diplomática.

Prática Diplomática: A especificidade do discurso diplomático; Protocolo; O asilo diplomático; Diplomacia sob uma bandeira estrangeira; A Diplomacia da/na União Europeia; Diplomacia e globalização; Diplomacia dos Direitos Humanos; Diplomacia baseada na fé; “Diplomacia de Governo”; Diplomacia Cultural; Diplomacia Económica; Diplomacia pública e meios de comunicação; Diplomacia e formas de comunicação à distância.

A negociação diplomática: conceito, princípios e métodos. Definição do objeto de negociação; preparação da negociação; estratégias e táticas negociais. Condução da negociação. Casos práticos.

Francisco Seixas da Costa, Embaixador
Joaquim Ferreiras Marques, Embaixador
Mário Godinho de Matos, Embaixador

4
4 out of 5
6 Ratings

Detailed Rating

Stars 5
3
Stars 4
0
Stars 3
3
Stars 2
0
Stars 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Show more
Please, login to leave a review
Quero ser contactado
Próxima edição
March 2022
Duração
50 hours
ECTS
6
Segundas das 13h30 às 17h30 (diurno) Segundas das 18h30 às 22h30 (pós-laboral)
Condições de pagamento
Documentação necessária