Advanced Programs in Regional Studies

Embora com grande tradição na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) – Departamento de Relações Internacionais – e também no Instituto da Defesa Nacional (IDN), os estudos de área ou regionais (regional studies) têm pouco desenvolvimento em Portugal.

Deste modo, a UAL e o IDN promovem, em parceria, um conjunto de cinco Cursos Avançados de Estudos Regionais para todos os interessados, incluindo não licenciados, em conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre as seguintes regiões:

Eurásia ++ Médio Oriente e Magrebe ++ África Subsariana ++ Ásia-Pacífico ++ América Latina.

Os Cursos são inteiramente autónomos, podendo os candidatos frequentar apenas um, vários ou todos.

A formação decorre na UAL, de março a julho de 2022, num dia de semana, entre as 13h30 e as 17h30 (diurno) e entre as 18h30 e as 22h30 (pós-laboral).

O IDN acolhe, ainda, outras aulas abertas e os alunos poderão participar em conferências temáticas organizadas pelo IDN e/ou pela UAL.

  • Estudantes dos vários ciclos do Ensino Superior, nomeadamente das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, História, Sociologia, Geografia, Economia, Ciências da Comunicação e Estudos Africanos
  • Elementos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança
  • Quadros da Administração Pública, designadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Economia
  • Quadros e técnicos superiores de Câmaras Municipais
  • Empresas orientadas para a internacionalização, consultoria e análise de risco
  • Jornalistas.

O Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) promovem, em parceria, o Cursos Avançado de Estudos sobre a EURÁSIA.

Reunindo um reputado grupo de especialistas, este curso tem por OBJETIVOS:

  • Proporcionar informação e reflexão sobre a evolução histórica e as dinâmicas atuais, na vasta área que vai da Europa Oriental à Ásia Central, designadamente no Espaço Pós-Soviético
  • Perceber o potencial e os fatores de risco na Eurásia e caracterizar a situação política, económica e sócio-cultural dos povos e países da região, bem como os interesses e as estratégias dos atores residentes mais relevantes, com destaque para a Rússia
  • Promover a análise profunda dos vetores, que influenciam os comportamentos e as interações competitivas e cooperativas na Eurásia, em particular, envolvendo a Rússia, UE, EUA, NATO, Turquia e China.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Professora Doutora Ana Isabel Xavier

PROFESSORES CONVIDADOS

Daniel Pommier Vincelli (Sapienza di Roma)
Gabriele Natalizia (Sapienza di Roma)
Huseyin Bagci (Middle East Technical University-METU e Presidente do Turkish Foreign Policy Institute)
Licínia Simão (FEUC)
Luis Tomé (UAL e OBSERVARE)
Marcos Farias Ferreira (ISCSP)
Maria Raquel Freire (FEUC)
Patrícia Daenhardt (IDN)
Sandra Fernandes (CICP, U. Minho)
Sónia Sénica (IPRI-NOVA)
Vanda Amaro Dias (FLUC, CES-UC)

CALENDÁRIO: Março 2022

DURAÇÃO: 50 horas / 6 ECTS

HORÁRIO: 2ª feiras das 13h30 às 17h30 (diurno) ou das 18h30 às 22h30 (pós-laboral)

LOCAL: O curso funciona em regime não presencial/online. Os alunos poderão participar em conferências temáticas organizadas pelo IDN e/ou pela UAL.

PLANO CURRICULAR

  • Delimitação e conceptualização da Eurásia e sub-regiões: Báltico, Europa Oriental, Bacia do Mar Negro, Cáucaso, Bacia do Cáspio e Ásia Central
  • Evolução Histórica: Rússia e Império Russo; Eurásia e I Guerra Mundial; a União Soviética e a II Guerra Mundial; a Eurásia no período de Guerra Fria e a implosão da URSS
  • Caracterização da Eurásia na atualidade: regimes políticos; situação económica; recursos energéticos, infraestruturas e rotas; agenda de segurança e fatores de instabilidade; os “conflitos congelados”.
  • Federação Russa: geografia e demografia; liderança política e “Putinismo”; dimensão económica e energia; poder militar e geoestratégia; política externa e de segurança.
  • Outros atores e interações na Eurásia: interesses e políticas regionais de Turquia, UE, EUA, NATO e China; atores não estatais; as organizações regionais; vetores de competição e de cooperação na Eurásia.

O Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) promovem, em parceria, o Curso Avançado de Estudos sobre a ÁFRICA SUBSARIANA.

Reunindo um reputado grupo de especialistas, este curso tem por OBJETIVOS:

  • Compreender as especificidades teóricas e conceptuais na investigação das dinâmicas políticas na África Subsariana
  • Adquirir uma compreensão histórica das dinâmicas políticas, económicas e socioculturais atuais
  • Ganhar um entendimento sobre a atuação no continente dos principais atores Africanos e atores internacionais
  • Entender as dinâmicas políticas na sua dimensão sub-regional (África Subsariana Ocidental, Oriental, Central e Austral).

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Doutor Ricardo Sousa

PROFESSORES CONVIDADOS

Jara Cuadrado (Universidade Autónoma de Madrid)
Luís Moita (UAL e OBSERVARE)
Pedro Seabra (IDN e CEI-ISCTE)

CALENDÁRIO: Março 2022

HORÁRIO: 3ª feiras das 13h30 às 17h30 (diurno) ou das 18h30 às 22h30 (pós-laboral)

LOCAL: O curso funciona em regime “misto” presencial e online, simultaneamente, podendo os candidatos escolher assistir numa ou noutra modalidade. O regime presencial será na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Os alunos poderão participar em conferências temáticas organizadas pelo IDN e/ou pela UAL.

PLANO CURRICULAR

  • O Estado Africano no período pré-colonial, colonial e pós-colonial
  • O processo de descolonização
  • Dinâmicas durante a Guerra Fria
  • Alterações da posição de África no pós-Guerra Fria
  • Os conflitos em África
  • Dinâmicas não estatais e transnacionalismo
  • A terceira vaga de democratização e o projeto liberal
  • Teoria do desenvolvimento e África
  • A guerra ao terror
  • Atores externos e África: ex-colonizadores, grandes potências e potências emergentes
  • Política externa regional e hegemonia regional

O Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) promovem, em parceria, o Cursos Avançado de Estudos sobre o MÉDIO ORIENTE E MAGREBE.

Reunindo um reputado grupo de especialistas, este curso tem por OBJETIVOS:

  • Proporcionar informação e reflexão sobre a evolução histórica e política da Região do Médio Oriente e Magrebe, através de instrumentos de análise teórico-práticos que exploremas especificidades teóricas e conceptuais na investigação das dinâmicas políticas, económicas e socioculturais da região
  • Perceber o potencial e os fatores de risco na região do Médio Oriente e Magrebe e caracterizar a situação política, económica e sociocultural dos povos e países da região, bem como os interesses e as estratégias dos atores regionais e internacionais mais relevantes e o envolvimento externo e impacto regional dos conflitos na região
  • Promover a análise profunda dos vetores, que influenciam os comportamentos e as interações competitivas e cooperativas na região do Médio Oriente e Magrebe, refletindo sobre conceitos e teorias, que ajudam a perceber as dinâmicas internas e externas da região do Médio Oriente e Magrebe.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Doutor Luís Moita e Mestre Paula Pereira

PROFESSORES CONVIDADOS

Ângelo Correia (Consultor)
Edoardo Boria (Sapienza di Roma)
Huseyin Bagci (Middle East Technical University-METU e Presidente do Turkish Foreign Policy Institute)
Luís Moita (UAL e OBSERVARE)
Luís Valença Pinto (UAL e OBSERVARE)
Luis Tomé (UAL e OBSERVARE)
Nuno Lemos Pires (Subdiretor-Geral de Politica de Defesa Militar/MDN e Academia Militar)

CALENDÁRIO: Março 2022

DURAÇÃO: 50 horas / 6 ECTS

HORÁRIO: 4ª feiras das 13h30 às 17h30 (diurno) ou das 18h30 às 22h30 (pós-laboral)

LOCAL: O curso funciona em regime “misto” presencial e online, simultaneamente, podendo os candidatos escolher assistir numa ou noutra modalidade. O regime presencial será na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Os alunos poderão participar em conferências temáticas organizadas pelo IDN e/ou pela UAL.

PLANO CURRICULAR

  • Delimitação e conceptualização da região do Médio Oriente e Magrebe: a importância do fator geográfico na leitura geopolítica e geoestratégia da região
  • Caracterização da região do Médio Oriente e Magrebe: regimes políticos; situação económica; agenda de segurança e factores de instabilidade; multilateralismo e regionalismo; fatores identitários e ideológicos
  • Atores, interesses e políticas (tradicionais e emergentes): vetores e fatores de competição e de cooperação, bilateral e multilateral; eixos, parcerias e alinhamentos estratégicos na política externa e hegemonia regionais
  • Os conflitos permanentes no Grande médio Oriente e o pós “primaveras árabes”: os grandes desafios para o futuro da região e a redefinição da democratização pelas dinâmicas não estatais e transnacionalização das ameaças.

O Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) promovem, em parceria, o Curso Avançado de Estudos sobre a ÁSIA-PACÍFICO.

Reunindo um reputado grupo de especialistas, este curso tem por OBJETIVOS:

  • Proporcionar informação e reflexão sobre a evolução histórica e as dinâmicas atuais na vasta área da Ásia-Pacífico
  • Perceber o potencial e os fatores de risco na Ásia-Pacífico e caracterizar a situação política, económica e sócio-cultural dos povos e países da região, bem como os interesses e as estratégias dos atores residentes mais relevantes, com destaque para a China, a Índia, o Japão e a ASEAN
  • Promover a análise profunda dos vetores, que influenciam os comportamentos e as interações competitivas e cooperativas na região, bem como as políticas e relações da UE, dos EUA e da Rússia na direção da Ásia-Pacífico.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Doutor Luis Tomé e Prof. Doutor Carlos Gaspar

PROFESSORES CONVIDADOS

Álvaro Rosa (ISCTE)
António dos Santos Queirós (Centro de Filosofia, Universidade de Lisboa)
Cátia Miriam Costa (ISCTE)
Constantino Xavier (Centre for Social and Economic Progress-CSEP, Índia)
Daniel Cardoso (UAL e OBSERVARE)
Diana Soller (IPRI-NOVA)
Diego Magalhães (Univ. Federal Góias-Brasil e OBSERVARE)
Jorge Tavares da Silva (Universidade de Aveiro)
Luís Cunha (IDN)
Maria Raquel Freire (FEUCoimbra)
Mark Beeson (University of Western Australia)
Mark Meirowitz (SUNY Maritime College, USA)
Miguel Santos Neves (UAL)
Nuno Magalhães (IDN e IE University, Madrid)
Paulo Duarte (Univ. Lusófona do Porto e U. Minho)
Raquel Vaz-Pinto (IPRI-NOVA)
Robert Sutter (George Washington University, USA)
Rui Graça Feijó (Instituto de História Contemporânea-UNL)
Sung-Jo Park (Free University Berlin)
Tosh Minohara (Kobe University, Japan)
Outros a confirmar

CALENDÁRIO: Março 2022

DURAÇÃO: 50 horas / 6 ECTS

HORÁRIO: 5ª feiras das 13h30 às 17h30 (diurno) ou das 18h30 às 22h30 (pós-laboral)

LOCAL: O curso funciona em regime “misto” presencial e online, simultaneamente, podendo os candidatos escolher assistir numa ou noutra modalidade. O regime presencial será na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Os alunos poderão participar em conferências temáticas organizadas pelo IDN e/ou pela UAL.

PLANO CURRICULAR

  • Delimitação e conceptualização da Ásia-Pacífico e sub-regiões: Ásia do Sul, Nordeste Asiático, Sudeste Asiático e Oceania .
  • Legado Histórico: a expansão do confucionismo, do hinduísmo e do islamismo; dos impérios indianos e chineses à era colonial e à expansão japonesa; a Guerra do Pacífico; descolonização e Guerra Fria na Ásia-Pacífico
  • Caracterização da Ásia-Pacífico na atualidade: regimes políticos; situação económica; agenda de segurança e factores de instabilidade; multilateralismo e regionalismo
  • Principais Atores: interesses, potencial e políticas: China, Japão, ASEAN, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Índia, Paquistão e Austrália. As políticas e relações de EUA, Rússia e UE na direção da Ásia-Pacífico
  • Quadro de interações e sistema internacional: vetores e fatores de competição e de cooperação, bilateral e multilateral; eixos, parcerias e alinhamentos estratégicos; características e tendências do sistema internacional da Ásia-Pacífico.

O Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) promovem, em parceria, o Curso Avançado de Estudos sobre a AMÉRICA LATINA.

Reunindo um reputado grupo de especialistas, este curso tem por OBJETIVOS:

  • Conhecer e compreender as especificidades da América Latina: Evolução histórica, fronteiras regionais, Estados e subsistemas
  • Estudar o Sistema Interamericano: conceito; origens; processo de institucionalização
  • Estudar e compreender os processos de integração regionais
  • Identificar, estudar e compreender os focos de conflitualidade na região, os diferendos entre estados, e a criminalidade
  • Promover a análise profunda das Relações Internacionais da América Latina, com destaque para as Relações América Latina – EUA, América Latina – União Europeia, América Latina – China, e América Latina – Portugal.

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Professora Doutora Nancy Gomes

PROFESSORES CONVIDADOS

Andrés Malamud (ICS/UL)
Arturo Oropeza García (Universidad Nacional Autónoma de México)
Filipe Vasconcelos Romão (UAL e OBSERVARE)
Frigdiano Álvaro Durántez Prados (Instituto de Estudios Panibéricos)
José Freire Nogueira (IDN)
Juan Francisco Contreras Arrieche (Presidente do Colégio de Internacionalistas da Venezuela)
Paulo Speller (Univ. Federal Mato Grosso)
Roberta Stumpf (UAL)
Outros a confirmar

CALENDÁRIO: Março 2022

DURAÇÃO: 50 horas / 6 ECTS

HORÁRIO: 6ª feiras das 13h30 às 17h30 (diurno) ou das 18h30 às 22h30 (pós-laboral)

LOCAL: O curso funciona em regime exclusivamente online. Os alunos poderão participar em conferências temáticas organizadas pelo IDN e/ou pela UAL.

PLANO CURRICULAR

  • O Continente Americano. A época pré-colombiana. O impacto europeu. Potências Ibéricas Vs Potências “Novas”.
  • A Região Latino-Americana. As fronteiras regionais e os estados regionais. Os vários subsistemas.
  • Evolução histórica e política do sistema regional Latino-Americano. De colónias a estados independentes. O domínio Europeu. A hegemonia dos EUA. O aparecimento de novos atores extra-regionais. O pluralismo e a “autonomia política”, que caracterizam atualmente a região.
  • O Sistema Interamericano. Conceito. Origens. Processo de institucionalização: avanços e recuos.
  • Os processos de integração regionais. A CEPAL como opção contrária ao pan-americanismo. A alternativa hemisférica da ALCA. Do Mercosul comercial à UNASUL política. A proposta ideológica ALBA. A CELAC e o sonho de Bolívar. A Aliança para o Pacífico e o pragmatismo necessário. O Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul).
  • Principais zonas de conflitualidade na região. O problema da definição e controlo das fronteiras. O problema do narcotráfico e tráfico de armas. A questão armamentista. O fenómeno das Migrações.
  • Relações Internacionais da América Latina no século XXI. A América Latina e os EUA. A América Latina e a União Europeia. A América Latina e a China, América Latina e Portugal.


4
4 out of 5
6 Ratings

Detailed Rating

Stars 5
3
Stars 4
0
Stars 3
3
Stars 2
0
Stars 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Show more
Please, login to leave a review
Próxima edição
March 2023
Duração
50 hours
ECTS
6
Diurno das 13h30 às 17h30 Pós-Laboral das 18h30 às 22h30
Condições de pagamento
Documentação necessária
Parceiros

Ual

Idn