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Liderança em Hotelaria - Programa para Diretores

Área Científica

Ciências Sociais e Humanas
Liderança em Hotelaria - Programa para Diretores

Liderar ao nível departamental na hotelaria implica responsabilidades acrescidas: não apenas a gestão de uma área funcional, mas também a liderança de chefes de equipa e supervisores e, em muitos casos, ascenderam a posições de chefia pelas suas competências técnicas e experiência operacional. O verdadeiro desafio reside em ajudá-los a compreender que a eficácia no novo papel depende de competências de liderança e não apenas do domínio técnico.
A missão do diretor é, assim, orientar e desenvolver os seus chefes de equipa, transformando o potencial e as limitações iniciais em capacidades de liderança sólidas e sustentáveis. Cabe-lhe inspirar, apoiar e desafiar os seus colaboradores diretos, para que estes, por sua vez, liderem equipas coesas, eficazes e alinhadas com o propósito comum da organização: proporcionar a cada cliente uma experiência memorável.

O curso decorre em formato 100% Digital com Aulas Síncronas.

No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:

  • Redefinir o papel do chefe de equipa, ajudando-o a transitar de um desempenho assente nas competências técnicas para um exercício eficaz da liderança. 
  • Gerir o desempenho dos chefes de equipa no dia a dia, assegurando feedback contínuo, confiança e resultados consistentes. 
  • Promover o crescimento e a aprendizagem contínua dos chefes de equipa, aplicando estilos de liderança adequados e fomentando um growth mindset. 
  • Fomentar a iniciativa, a autonomia e o compromisso dos colaboradores, criando um ambiente de confiança, segurança psicológica e responsabilização.
  • Gerir tempo e prioridades de forma equilibrada, assegurando que a atenção dedicada à gestão operacional não compromete, antes potencia, a qualidade da gestão relacional com chefes de equipa e supervisores.

Diretores de hotel, diretores de departamento, com responsabilidade de gestão de uma área funcional e de liderança de chefes de equipa, supervisores e encarregados.

O papel do diretor

  • O diretor como modelo de liderança
  • Distinguir competências técnicas e competências de liderança
  • Alterar o mindset dos chefes de equipa relativamente à sua missão como líderes
  • A ética da liderança como referencial de prática diária

Gerir o desempenho no dia a dia

  • Manter um diálogo assíduo e construtivo com cada colaborador
  • Dar feedback contínuo (conversas frequentes)
  • Criar confiança através de elogios e críticas oportunas e apropriadas
  • Ajudar a refletir sobre desafios e ambiguidades e a tomar boas decisões
  • Estabelecer objetivos realistas e verificáveis e acompanhar a sua concretização
  • Conduzir briefings coletivos e reuniões de análise de problemas
  • Celebrar êxitos coletivos

Promover o crescimento e o desenvolvimento

  • Identificar pontos fortes e necessidades de aprendizagem
  • Transformar erros e falhas em oportunidades de crescimento
  • Apoiar a definição de objetivos de aprendizagem e facilitar o acesso a recursos
  • Aplicar estilos de liderança adequados à maturidade dos colaboradores (liderança situacional)
  • Inspirar e mobilizar pelo propósito (liderança transformacional)
  • Fomentar uma mentalidade de desenvolvimento contínuo (growth mindset)

Fomentar iniciativa e autonomia

  • Delegar de forma eficaz e ajustada às competências
  • Criar condições para a responsabilização individual e coletiva
  • Promover a segurança psicológica como base da autonomia e da inovação
  • Incentivar a iniciativa e a resolução de problemas dentro da equipa

Gerir tempo e prioridades

  • Equilibrar a atenção entre gestão operacional e gestão relacional
  • Reorientar progressivamente tempo e recursos para a vertente relacional da liderança
  • Integrar práticas de planeamento que assegurem disponibilidade para acompanhar e desenvolver chefes de equipa
  • Utilizar ferramentas simples para clarificar prioridades e gerir pressões operacionais

Liderar na diversidade

  • Interpretar comportamentos a partir das especificidades culturais
  • Reconhecer e questionar vieses e preconceitos próprios
  • Ajustar práticas de liderança à diversidade cultural da equipa
 

Gonçalo Rebelo de Almeida 
João Paulo Feijoo 

Próxima Edição: Fevereiro 2026

Regime de Ensino: Online

Duração: 24 (assíncronas) e 6 (síncronas)

ECTS:

Horário: Ao ritmo do estudante. As aulas síncronas em horário a combinar

Cópia do Certificado de Habilitações
Fotografia a cores
Curriculum vitae (resumido)