Liderança em Hotelaria - Programa para Diretores
Área Científica

Liderar ao nível departamental na hotelaria implica responsabilidades acrescidas: não apenas a gestão de uma área funcional, mas também a liderança de chefes de equipa e supervisores e, em muitos casos, ascenderam a posições de chefia pelas suas competências técnicas e experiência operacional. O verdadeiro desafio reside em ajudá-los a compreender que a eficácia no novo papel depende de competências de liderança e não apenas do domínio técnico.
A missão do diretor é, assim, orientar e desenvolver os seus chefes de equipa, transformando o potencial e as limitações iniciais em capacidades de liderança sólidas e sustentáveis. Cabe-lhe inspirar, apoiar e desafiar os seus colaboradores diretos, para que estes, por sua vez, liderem equipas coesas, eficazes e alinhadas com o propósito comum da organização: proporcionar a cada cliente uma experiência memorável.
O curso decorre em formato 100% Digital com Aulas Síncronas.
No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:
- Redefinir o papel do chefe de equipa, ajudando-o a transitar de um desempenho assente nas competências técnicas para um exercício eficaz da liderança.
- Gerir o desempenho dos chefes de equipa no dia a dia, assegurando feedback contínuo, confiança e resultados consistentes.
- Promover o crescimento e a aprendizagem contínua dos chefes de equipa, aplicando estilos de liderança adequados e fomentando um growth mindset.
- Fomentar a iniciativa, a autonomia e o compromisso dos colaboradores, criando um ambiente de confiança, segurança psicológica e responsabilização.
- Gerir tempo e prioridades de forma equilibrada, assegurando que a atenção dedicada à gestão operacional não compromete, antes potencia, a qualidade da gestão relacional com chefes de equipa e supervisores.
Diretores de hotel, diretores de departamento, com responsabilidade de gestão de uma área funcional e de liderança de chefes de equipa, supervisores e encarregados.
O papel do diretor
- O diretor como modelo de liderança
- Distinguir competências técnicas e competências de liderança
- Alterar o mindset dos chefes de equipa relativamente à sua missão como líderes
- A ética da liderança como referencial de prática diária
Gerir o desempenho no dia a dia
- Manter um diálogo assíduo e construtivo com cada colaborador
- Dar feedback contínuo (conversas frequentes)
- Criar confiança através de elogios e críticas oportunas e apropriadas
- Ajudar a refletir sobre desafios e ambiguidades e a tomar boas decisões
- Estabelecer objetivos realistas e verificáveis e acompanhar a sua concretização
- Conduzir briefings coletivos e reuniões de análise de problemas
- Celebrar êxitos coletivos
Promover o crescimento e o desenvolvimento
- Identificar pontos fortes e necessidades de aprendizagem
- Transformar erros e falhas em oportunidades de crescimento
- Apoiar a definição de objetivos de aprendizagem e facilitar o acesso a recursos
- Aplicar estilos de liderança adequados à maturidade dos colaboradores (liderança situacional)
- Inspirar e mobilizar pelo propósito (liderança transformacional)
- Fomentar uma mentalidade de desenvolvimento contínuo (growth mindset)
Fomentar iniciativa e autonomia
- Delegar de forma eficaz e ajustada às competências
- Criar condições para a responsabilização individual e coletiva
- Promover a segurança psicológica como base da autonomia e da inovação
- Incentivar a iniciativa e a resolução de problemas dentro da equipa
Gerir tempo e prioridades
- Equilibrar a atenção entre gestão operacional e gestão relacional
- Reorientar progressivamente tempo e recursos para a vertente relacional da liderança
- Integrar práticas de planeamento que assegurem disponibilidade para acompanhar e desenvolver chefes de equipa
- Utilizar ferramentas simples para clarificar prioridades e gerir pressões operacionais
Liderar na diversidade
- Interpretar comportamentos a partir das especificidades culturais
- Reconhecer e questionar vieses e preconceitos próprios
- Ajustar práticas de liderança à diversidade cultural da equipa
Gonçalo Rebelo de Almeida
João Paulo Feijoo
Próxima Edição: Fevereiro 2026
Regime de Ensino: Online
Duração: 24 (assíncronas) e 6 (síncronas)
ECTS: –
Horário: Ao ritmo do estudante. As aulas síncronas em horário a combinar
Cópia do Certificado de Habilitações
Fotografia a cores
Curriculum vitae (resumido)