CONNECT: Liderança em Hotelaria - Programa para Chefes de Equipa
Área Científica

Liderar equipas na hotelaria é hoje um desafio exigente e apaixonante. Os clientes estão cada vez mais sofisticados e esperam padrões de serviço irrepreensíveis, personalizados e consistentes. Para responder a essas expectativas, o líder de equipa tem de ir além da supervisão: precisa de orientar, motivar e capacitar colaboradores muitas vezes pouco qualificados, em contextos de elevada rotatividade, diversidade cultural e barreiras linguísticas.
A verdadeira missão da liderança é transformar estas dificuldades em oportunidades, criando equipas coesas, eficazes e comprometidas com um propósito comum: oferecer a cada cliente uma experiência memorável.
O curso decorre em formato 100% Digital com Aulas Síncronas.
- Descrever o papel do líder de equipa na hotelaria, distinguindo as competências de liderança das competências técnicas.
- Conduzir eficazmente os principais “momentos de verdade” da liderança de equipas, assegurando orientação, feedback, gestão de conflitos e alinhamento da equipa com os objetivos organizacionais.
- Capacitar os colaboradores para a execução correta das suas tarefas, promovendo aprendizagem rápida, qualidade consistente, melhoria contínua do desempenho e desenvolvimento da sua iniciativa e autonomia.
- Aplicar estratégias de motivação e de envolvimento dos colaboradores, promovendo compromisso, coesão e qualidade de desempenho em contextos de elevada rotatividade.
- Adaptar as práticas de liderança às especificidades culturais e funcionais da hotelaria, assegurando a integração da diversidade cultural da equipa.
- Gerir eficazmente o tempo e as prioridades, equilibrando funções técnicas e responsabilidades de liderança e assegurando foco no que é mais relevante para o desempenho da equipa.
Chefes de equipa, supervisores, encarregados e outros cargos afins, com responsabilidade de enquadramento de operadores de base.
O papel do líder de equipa
Competências técnicas e competências de liderança. Dificuldades da transição de funções técnicas para funções de liderança. Competências de liderança como elemento diferenciador e fator de sucesso no novo papel.
Orientar e capacitar
Atribuir tarefas, formulando e transmitindo objetivos claros. Ensinar a execução de tarefas e procedimentos. Explicar a razão de ser e a importância da boa execução. Conduzir briefings eficazes à equipa.
Acompanhar e desenvolver
Planear e manter um calendário de acompanhamento individual. Dar feedback de orientação (“feedforward”). Fixar objetivos de aprendizagem e avaliar resultados. Formular críticas construtivas e elogiar de forma oportuna.
Promover a confiança e a entreajuda
Criar um clima de segurança psicológica. Instaurar práticas de apoio e aprendizagem mútua. Delegar, fomentando iniciativa e autonomia. Conduzir reuniões de melhoria contínua. Transformar erros em oportunidades de crescimento.
Lidar com a diferença
Interpretar comportamentos a partir das especificidades culturais. Reconhecer e questionar vieses e preconceitos próprios. Ajustar intervenções de liderança à diversidade cultural da equipa.
Liderar com autoridade e justiça
Assumir e comunicar decisões com clareza e assertividade. Prevenir, desmontar e resolver conflitos. Intervir em situações de dolo. Praticar uma liderança ética, baseada em integridade e respeito.
Gerir tempo e prioridades
Organizar o tempo entre funções técnicas e responsabilidades de liderança. Dedicar tempo o acompanhamento individual dos colaboradores. Estabelecer prioridades e gerir a pressão operacional. Usar ferramentas simples de planeamento e gestão do trabalho.
Gonçalo Rebelo de Almeida
João Paulo Feijoo
Próxima Edição: Fevereiro 2026
Regime de Ensino: Online
Duração: 24 (assíncronas) e 6 (síncronas)
ECTS: –
Horário: Ao ritmo do estudante. As aulas síncronas em horário a combinar
Cópia do Certificado de Habilitações
Fotografia a cores
Curriculum vitae (resumido)