Autónoma Academy

Silhueta M 100

Carlos Cardoso

Docente

É Diretor-Executivo do Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa.
Licenciou-se em Direito na Universidade Internacional e é pós-graduado em Ciências Jurídicas, pela Universidade Nova de Lisboa.
É ainda pós-graduado em Mediação Familiar e mediador de conflitos familiares, atividade que desenvolve privadamente.

Ao longo dos últimos vinte anos frequentou vários cursos de formação em mediação de conflitos, sendo em Portugal quem mais formação detém, nesta área.

Em 2007 fundou a Consulmed – Associação Nacional de Resolução de Conflitos, da qual é Presidente da Direção, há mais de quinze anos. A Consulmed é uma entidade formadora de mediadores de conflitos, certificada pelo Ministério da Justiça.
Há mais de quinze anos que é coordenador e formador em cursos de mediação de conflitos, tendo lecionado em várias universidades e politécnicos ao longo do país, incluído a Região Autónoma da Madeira.

É mediador dos Sistemas Públicos de Mediação Penal e de Mediação Laboral, tendo neste âmbito atuado em centenas de mediações de conflitos.

Em 2012 foi cofundador da Federação Nacional de Mediação de Conflitos, tendo desempenhado um papel muito ativo na elaboração dos seus estatutos e na qual se mantém, como membro do Conselho de Fundadores. Esta Federação foi fundada com vista a promover, desenvolver e divulgar os meios complementares de resolução de conflitos, nomeadamente, a mediação de conflitos, bem como apoiar a função social e a dignidade da mediação de conflitos em Portugal e a promoção do respeito pelas melhores práticas e técnicas conhecidas.

Desde 2017 que tem vindo a lecionar na Universidade Autónoma de Lisboa, em cursos de pós-graduação e de doutoramento, e na Autónoma Academy, nos cursos de Pós-graduação em Direito do Desporto e no curso de Pós-graduação em Gestão Sindical e Relações de Trabalho, sempre lecionando sobre o tema “Meios Alternativos de Resolução de Conflitos”.

Tem participado em inúmeras conferências, colóquios e debates, sobre os meios alternativos de resolução de conflitos e escrito vários artigos, dos quais se destaca o que escreveu para a “Enciclopédia do Desporto”, manifestando-se um acérrimo defensor da implementação dos MARL neste setor, bem como no setor da Saúde.

Cursos