fbpx

Visual Merchandising e Store Design

O programa de Pós-Graduação em Visual Merchandising e Store Design foi criado para oferecer a todos os inúmeros interessados nesta temática uma proposta excitante, prática e consistente.

Desenvolvido para integrar de forma equilibrada e harmoniosa as vertentes, teórica e prática, este programa pretende dotar os alunos com as competências comerciais e técnicas imprescindíveis a esta atividade, que tem tanto de artística como de gestão e que trabalha com algumas das variáveis mais importantes dos modelos de negócio retalhistas alimentares e não-alimentares.

Quem pretender desenvolver as suas competências e criatividade para aplicar na sua atividade profissional retalhista, sendo já um profissional do sector ou candidato a tal, encontrará neste programa a melhor e mais completa opção para atingir os seus objetivos.

  • Proporcionar os conhecimentos necessários que permitam “saber pensar” e intervir de uma forma integrada no espaço comercial e urbano na perspetiva empresarial
  • Adquirir a capacidade de interpretação das tendências culturais do consumo e produção
  • Compreender o merchandising, as suas técnicas e como aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas
  • Desenvolver as capacidades de síntese e análise do processo criativo na área do projeto, em ambientes distintos, no sentido de identificar processos viáveis e aplicar critérios que permitam  selecionar o mais adequado
  • Adquirir o domínio do espaço no âmbito da organização, mobilidade e funcionalidade, comunicação e cenografia através da prática laboratorial de exercícios de renovação de instalações comerciais existentes

Este programa destina-se a empresários ou trabalhadores, da área do retalho alimentar ou não alimentar, que desenvolvam:

  • Funções de Marketing ou Comercial de nível superior e médio
  • Funções de Gestão de Áreas Funcionais como: Gestão de Produto, Vendas, Publicidade, Design, Merchandising, entre outros
  • Profissionais de empresas que, não possuindo formação específica, assumem funções desenvolvidas na placa de vendas

MÓDULO 1

Retail Management – 16 horas

Noção de Distribuição e circuitos comerciais
Os pontos de venda: Sua segmentação e tipologia
Análise estática e dinâmica do ponto de venda
O marketing aplicado ao ponto de venda
Os elementos estratégicos das empresas de Distribuição

Trends & Consumer Culture – 20 horas
O consumidor de hoje, culturas e segmentos de consumos; “trendstters & early adopters”
Métodos de pesquisa e análise de dados. Novas tecnologias de comunicação;
Cultura visual – Globalização, factores que influenciam as tendências, aspectos sociais e culturais. Estudos de caso.

Conceção de Espaços I – 20 horas

Identificação, diagnóstico e tipificação dos espaços comerciais mediante a aplicação dos seguintes conteúdos:

  • Organização / Ordem / Hierarquia
  • Circulação / Mobilidade
  • Ergonomia / Funcionalidade

MÓDULO 2

Design e Tecnologias de Comunicação em Ambiente de Loja – 20 horas

  • O porquê dos meios tecnológicos

A evolução da tecnologia e a sua influência na sociedade actual
O ponto de venda enquanto experiência
O ponto de venda como ponto de contacto

  • Que meios tecnológicos

Meios digitais offline, online e plataformas móveis.
Sistemas de comunicação partilhados.
Os meios tecnológicos enquanto geradores de dados de gestão.

  • Como utilizar a tecnologia

Análise das necessidades: entretenimento, informação, formação.
O conceito de ubiquidade na utilização dos meios digitais.
Metodologia de desenvolvimento de um projecto de comunicação digital.

Merchandising – 20 horas

Merchandising e Processo de compra
Espaço de venda e sua gestão
Linear e sua gestão
Plano de visual merchandising: Concepção de projecto
Plano de visual merchandising: Projecto de intervenção
Plano de visual merchandising: Projecto de execução

MÓDULO 3

Conceção de Espaços II – 20 horas

Mapeamento, manipulação e concepção dos espaços comerciais mediante a aplicação dos seguintes conteúdos:

  • Exposição / Sistemas
  • Percepção / Comunicação
  • Estética / Cenografia

Retail Design – 12 horas

  • Localização
  • Tipologias de espaços de venda
  • Importância do ambiente
  • Adequação do ambiente ao ramo de atividade
  • Condicionalismos na implantação do espaço: físicos; técnicos; opções estratégicas; apresentação dos produtos
  • Variáveis de Retail Design na implantação de um espaço de venda: Layout: zonas quentes e frias, fluxos de circulação, secções; mobiliário; sortido : exposição dos produtos/marcas; linhas visuais / pontos focais; Comunicação Gráfica: sinalética, PLV e ILV; Store Design/Ambiente; música; iluminação

MÓDULO 4

Técnicas de Projeto Workshop
Add-On
Técnicas e Especializações
8 horas

Introdução ao projecto num contexto histórico
O confronto com o Briefing / Triagem e criação do processo de metodológico do projecto
Distinção de metodologias projectuais e processos de comunicação
Introdução a ferramentas de simulação rápida manual e digital
Desenvolvimento de um exercício final

Técnicas de Vitrinismo – 16 horas

Composição da cor
Conseguir realizar coordenados de roupas com diversas texturas
Técnicas de dobragem em “pilha”
Conceção de uma montra temática, aprofundando a técnica de vestir manequins
Iluminação
Conceção de uma montra temática com produtos variados, não esquecendo a composição cromática, a iluminação e o enquadramento com elementos decorativos

  • José António Rousseau
  • Sofia Dias
  • Nuno Vidigal
  • Luís Carvalho
  • Luís Lança
  • António Cruz Rodrigues
  • Marco Rocha
  • Pedro Costa
  • Anabela Viçoso

Vídeos


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
Janeiro 2020
Duração
152 horas
Sextas das 19h00 às 23h00 Sábados das 09h00 às 13h00
Condições de pagamento
Documentação necessária
Este site faz utilização de cookies de forma a garantir uma melhor experiência de navegação e recolha de dados estatísticos de tráfego. Ao continuar neste website estará autorizar a sua utilização.