Transição Energética Horizonte 2030
Curso presencial. Alunos fora do distrito de Lisboa podem assistir online.
A Pós-graduação em Transição Energética Horizonte 2030 – Liderança na Descarbonização e Sustentabilidade é uma formação avançada e especializada, desenhada para abordar os desafios atuais e emergentes da transição energética. Este programa visa preparar profissionais para liderar a transição energética, promovendo a implementação de tecnologias inteligentes e sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento de cidades mais eficientes e ecológicas.
O principal objetivo é formar profissionais capacitados a trabalhar com questões relacionadas com a eficiência energética, descarbonização, gestão inteligente de recursos energéticos e comunicação eficaz, tanto interna como externa. Os alunos serão expostos a conceitos fundamentais e terão a oportunidade de aplicar esses conhecimentos em situações reais, através da elaboração de projetos e trabalhos práticos focados em soluções inteligentes, sustentáveis, eficientes e ecológicas.
A abordagem do programa será prática e orientada para a implementação de soluções energéticas tanto por Empresas, Administração Central, Local e Regional. O plano curricular foi projetado para garantir que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente dos desafios enfrentados na transição energética incluindo aspetos técnicos, políticos, sociais, económicos e comunicacionais.
- Proporcionar uma compreensão abrangente das políticas energéticas e das questões relacionadas com a transição energética.
- Desenvolver competências para analisar os principais vetores energéticos e as suas implicações nas cidades.
- Planear e implementar estratégias para a transição energética.
- Capacitar os técnicos das Empresas, Administração Central, Local e Regional para a comunicação eficaz sobre temas de transição energética e sustentabilidade, tanto interna como externamente.
- Promover o conhecimento sobre adaptação e mitigação climática, gestão de energia e implementação de tecnologias inteligentes.
- Enfatizar a descarbonização dos transportes, indústria, edifícios e iluminação pública rumo ao carbono zero.
- Abordar soluções para a descarbonização dos transportes, através da mobilidade elétrica, bem como, da introdução de combustíveis renováveis (FAME, HVO, SAF, Biometano e Hidrogénio).
A pós-graduação é direcionada a técnicos das Empresas, Administração Central, Local e Regional, Licenciados em Engenharia, Direito, Economia, Gestão e outros profissionais que desejam especializar-se em questões relacionadas com a eficiência energética e a descarbonização em contextos urbanos.
MÓDULOS
Política Europeia, Nacional e das Cidades – 20 horas
Maria João Coelho (ELECPOR) | Fernando Alves Pinto (ENSE) | Jerónimo Cunha (EY – ERNST & YOUNG) | Nelson Lage (ADENE)
Mesa Redonda: Política Europeia, Nacional e Local: Sinergias e Desafios para a Sustentabilidade Energética
Eurodeputado na área de energia (tbc), Eurodeputado na área do clima (tbc), Membro do Governo responsável pela área da energia (tbc) e Membro do Governo responsável pela área do clima (tbc), Representante da ANMP para a área da energia e clima (tbc)
Eficiência Energética como Prioridade – 20 horas
Andreia Carreiro (Cleanwatts) | Fernando Martins (ENSE) | Filipe Beja (Infraestruturas de Portugal) | Emanuel Delgado (ENSE)
Mesa Redonda: Eficiência Energética: Um Pilar Estratégico para a Sustentabilidade
Diretor-Geral de Energia e Geologia (tbc), Presidente do Conselho de Administração da ERSE (tbc), Presidente do Conselho Diretivo do LNEG (tbc), Presidente da ADENE
Descarbonização da Indústria, Edifícios e Transportes – 20 horas
Ana Marisa Calhôa (ABA) | Nuno Moreira (Dourogás) | Paulo Castelão (DGEG) | André Lopes (PRIO) | Artur Sousa (ANAC) | Nuno Teixeira (EMER)
Mesa Redonda: Descarbonizar para Liderar: Estratégias para os Setores Industrial, Habitacional e de Transportes
Diretor-Geral de Energia e Geologia (tbc), Presidente da ADENE, Diretor-Geral da EPCOL, Presidente do Conselho Diretivo do LNEG (tbc), Presidente do Conselho de Administração da MOBI.E (tbc), Presidente da AIP (tbc)
Cibersegurança, Centro de Dados, Armazenamento e Flexibilidade do Sistema Energético – 20 horas
Aurélio Blanquet (EE-ISAC) | Nuno Medeiros (E-REDES) | Filipe Matias Santos (ERSE) | Carlos Paulino e Jorge Mouta (Portugal DC)
Mesa Redonda: Cibersegurança, Armazenamento e Flexibilidade: Pilares do Sistema Energético do Futuro
Presidente do Conselho de Administração da ERSE (tbc), Presidente do Conselho de Administração da ENSE, Presidente da APE (tbc), Representante do Operador de Rede de Transporte (REN) (tbc), Representante do Operador de Rede de Distribuição (E-REDES) (tbc) e Presidente da EE-ISAC
Adaptação e Mitigação Climática em Cidades – 20 horas
João Dinis (Cascais Ambiente) | João Martins (CM Figueira da Foz) | Paulo Machado (CM Guimarães) | José Trincão Marques (CIM MT)
Mesa Redonda: Cidades em Ação: Adaptação e Mitigação para um Futuro Sustentável
Presidente da Câmara de Lisboa (tbc), Presidente da Câmara de Porto (tbc), Presidente da Câmara de Guimarães (tbc) e Presidente da Câmara de Figueira da Foz (tbc)
Comunicação e Envolvimento de Stakeholders – 20 horas
Cátia Henriques (GALP) | Paulo Lopes Fidalgo (Marketividade) | Tatiana Pereira de Matos (DGAE) | João Reis (EPCOL)
Mesa Redonda: Stakeholders no Centro da Transição Energética
Presidente do EMER (tbc), Presidente da ADENE, Representante da Comunicação da Câmara Municipal de Cascais (tbc)
Transição Justa e Inclusiva para Todos – 10 horas
Djane Melo (ANEEL) | Fernando Alves Pinto (ENSE) | Fernando Martins (ENSE)
Mesa Redonda: Transição Energética para Todos: Construindo um Futuro Justo e Inclusivo
Presidente da ADENE, Diretor-Geral de Energia e Geologia (tbc), Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (tbc), Presidente da DECO (tbc)
Andreia Carreiro (Cleanwatts)
André Lopes (PRIO)
Ana Marisa Calhôa (ABA)
Aurélio Blanquet (EE-ISAC)
Artur Sousa (ANAC)
Carlos Paulino (Portugal DC)
Cátia Henriques (GALP)
Djane Melo (ANEEL)
Emanuel Delgado (ENSE)
Fernando Alves Pinto (ENSE)
Fernando Martins (ENSE)
Filipe Beja (Infraestruturas de Portugal)
Filipe Matias Santos (ERSE)
Jerónimo Cunha (EY – ERNST & YOUNG)
João Dinis (Cascais Ambiente)
João Martins (CM Figueira da Foz)
João Reis (EPCOL)
José Trincão Marques (CIM MT)
Jorge Mouta (Portugal DC)
Maria João Coelho (ELECPOR)
Nelson Lage (ADENE)
Nuno Medeiros (E-Redes)
Nuno Moreira (Dourogás)
Nuno Teixeira (EMER)
Paulo Castelão (DGEG)
Paulo Lopes Fidalgo (Marketividade)
Paulo Machado (CM Guimarães)
Tatiana Pereira de Matos (DGAE)