Segurança dos Museus

Um museu, ou um centro de exposições, é um ambiente particularmente exigente onde se cruzam interesses, por vezes divergentes, entre o cumprimento da missão primordial da organização o encorajar e permitir o usufruto da sua coleção e o assegurar que esse desfrute possa ser realizado em condições de segurança adequadas para as pessoas, para as obras e para as instalações, procurando evitar a colocação em risco daquele usufruto para gerações futuras.
Estas instituições, dada a multidiversidade de tipologia que podem apresentar, bem como a diversidade de públicos a que se destinam, requerem uma abordagem holística à segurança, que ultrapassa a simples alocação de meios e apela a todas as funções da organização gerindo as várias dimensões presentes de forma eficiente e eficaz.
A manifestação de ativistas provocando danos nas obras expostas, o empréstimo de obras a organizações que não possuem o nível adequado de segurança, o furto de obras das reservas, o assalto armado e o roubo, as materializações de fenómenos naturais e a presença de crime informático, são situações, entre outras, que, aliadas ao valor histórico, social e económico das obras por vezes incalculável obrigam a que as organizações museológicas e similares tenham de manter um permanente equilíbrio entre o conforto do visitante e a responsabilidade da salvaguarda das peças expostas, o que, aliado à sempre escassez de recursos obriga a uma gestão sujeita às melhores práticas.
Proporcionar conhecimento estruturado, sistematizado e especifico sobre o processo de produção e implementação de segurança em espaços expositivos de obras de arte tendo em atenção as diversas funções intervenientes;
Obter competências sobre a conceção, projeto, definição de meios, procurement, implementação e avaliação de resultados do sistema de segurança;
Proporcionar estratégias de gestão de segurança para as operações museológicas utilizando as melhores práticas.
Esta pós-graduação destina-se a quadros a desempenhar, ou que desejem vir a desempenhar funções em museus, centros de exposições e galerias públicos ou privados incluindo decisores, comissários, curadores, conservadores, registers, educadores, restauradores, relações públicas, transportadores de obras de arte, e outros interessados na matéria.
Apresentação
4 horas
O ambiente organizacional e operacional da exibição de obras de arte
4 horas
Análise de ameaças e gestão de risco
16 horas
Conceção de um sistema de segurança
8 horas
Organização do sistema
24 horas
Sistemas de segurança
8 horas
Planeamento de segurança
24 horas
Movimentação de obras de arte
8 horas
Introdução à cibersegurança
10 horas
Legislação e regulamentos; avaliação final
4 horas