Língua Portuguesa para Falantes de Mandarim (A1 e A2) – Online
O mandarim e o português são línguas com estruturas muito diferentes, o que representa um desafio acrescido aos inúmeros falantes de mandarim actualmente a residir em Portugal, para quem o conhecimento suficiente da língua portuguesa e a certificação desse conhecimento são um dos requisitos para concessão de autorização de residência permanente, de acordo com a legislação em vigor. Considerando que a prova de conhecimento da língua portuguesa pode ser feita através de certificado de habilitação emitido por estabelecimento português de ensino particular, este curso representa uma oportunidade de aprendizagem e certificação de conhecimentos de língua portuguesa. As aulas de língua serão complementadas por sessões sobre o sistema jurídico português, o que representa uma mais-valia para os participantes.
O curso decorre online
- Auxiliar, da forma mais adequada, os chineses residentes em Portugal a conseguirem realizar as tarefas essenciais de cidadania.
- Facultar, nas aulas de língua, o vocabulário mais frequente e simples, que permita, pela compreensão oral e pela compreensão escrita, dar seguimento às pretensões mais básicas de aculturação a uma realidade social enormemente distinta.
- Introduzir, nas aulas de cidadania, os direitos e deveres fundamentais dos cidadãos, nomeadamente, através da análise de documentos com relevância jurídica do dia-a-dia.
- Dotar os aprendentes de língua portuguesa de instrumentos simples, recorrendo a aulas de língua, operacionalizando-as nas aulas práticas de cidadania.
Falantes de Mandarim residentes em Portugal
Aula à distância: Plataforma Colibri
Língua Portuguesa – Língua e Cultura – 36 horas
Língua Portuguesa – Cidadania (Sistema Jurídico Português) – 24 horas
Local: Plataforma Moodle da UAL
Realização de tarefas, trabalhos, exercícios e avaliações – 50 horas
Aula à distância: Plataforma Colibri
Língua Portuguesa – Língua e Cultura – 36 horas
Língua Portuguesa – Cidadania (Sistema Jurídico Português) – 24 horas