Metodologias Ativas e Participativas no Ensino Superior
Programa em regime totalmente remoto, com a duração de 4 semanas, estruturado em 4 missões sucessivas organizadas segundo o modelo da aula invertida para ilustrar a aplicação do mesmo.
As missões são orientadas por objetivos, isto é, incluem um programa inicial de atividades a realizar em modo assíncrono que termina com a entrega de um trabalho relacionado com o tema da missão e imediatamente aplicável no contexto de cada participante.
De acordo com o modelo da aula invertida o final de cada missão inclui uma sessão síncrona online com a duração de cerca de 2 horas para apresentação e discussão dos trabalhos, aprofundamento dos temas estudados e esclarecimento de questões.
O presente programa de formação visa incrementar o emprego de metodologias ativas e participativas no ensino superior, em complemento ou alternativa às metodologias convencionais de caráter predominantemente magistral e expositivo.
Assim, após a conclusão deste programa, os participantes deverão ser capazes de:
- Combinar eficazmente atividades de ensino-aprendizagem síncronas e assíncronas de acordo com o modelo de aula invertida (‘flipped classroom’);
- Desenhar programas de ensino-aprendizagem em modo assíncrono variados, estimulantes e com uma componente de interatividade;
- Utilizar corretamente técnicas participativas aplicáveis em aulas presenciais com turmas quer de pequena quer de grande dimensão;
- Sequenciar as diferentes atividades assíncronas e síncronas de acordo com uma progressão das aprendizagens mais elementares às cognitivamente mais complexas;
- Utilizar a inteligência artificial generativa de forma inovadora enquanto instrumento potenciador da aprendizagem.
Docentes do ensino superior
MÓDULOS
Introdução
- Apresentação do programa
- Apresentação da plataforma tecnológica
- Compromisso pessoal de aprendizagem
Missão 1: Conversão de uma aula convencional para o formato “aula invertida”
- A “aula invertida” (flipped classroom”) e a sua racionalidade
- Articulação e complementaridade entre trabalho assíncrono e sessão síncrona
- Repartição das atividades de aprendizagem entre ambos os modos; progressão das aprendizagens
Missão 2: Planeamento de uma aula síncrona participativa para turmas pequenas
- Técnicas participativas para pequenos grupos
- Exploração de recursos da inteligência artificial generativa
Missão 3: Planeamento de uma aula síncrona participativa para turmas grandes
- Problemas específicos colocados pelas turmas de grandes dimensões e estratégias para os resolver.
- Técnicas participativas para grandes grupos; aplicações auxiliares.
- Exploração de recursos da inteligência artificial generativa.
Missão 4: Programa de uma semana de estudo em modo síncrono envolvendo vários tipos de atividades
- Variedade das atividades assíncronas e sua relação com os tipos de aprendizagem.
- Programar a progressão das aprendizagens em contexto assíncrono.
- Uso criativo da inteligência artificial generativa como potenciador da aprendizagem em contexto assíncrono (e.g. construção e aperfeiçoamento de ‘chatbots’).
Ana Teresa Neves (ESE João de Deus)
João Paulo Feijoo (Autónoma Academy)