Metodologias Ativas e Participativas no Ensino Superior

Ensino Int 2

Programa em regime totalmente remoto, com a duração de 4 semanas, estruturado em 4 missões sucessivas organizadas segundo o modelo da aula invertida para ilustrar a aplicação do mesmo.
As missões são orientadas por objetivos, isto é, incluem um programa inicial de atividades a realizar em modo assíncrono que termina com a entrega de um trabalho relacionado com o tema da missão e imediatamente aplicável no contexto de cada participante.
De acordo com o modelo da aula invertida o final de cada missão inclui uma sessão síncrona online com a duração de cerca de 2 horas para apresentação e discussão dos trabalhos, aprofundamento dos temas estudados e esclarecimento de questões.

O presente programa de formação visa incrementar o emprego de metodologias ativas e participativas no ensino superior, em complemento ou alternativa às metodologias convencionais de caráter predominantemente magistral e expositivo.
Assim, após a conclusão deste programa, os participantes deverão ser capazes de:

  • Combinar eficazmente atividades de ensino-aprendizagem síncronas e assíncronas de acordo com o modelo de aula invertida (‘flipped classroom’);
  • Desenhar programas de ensino-aprendizagem em modo assíncrono variados, estimulantes e com uma componente de interatividade;
  • Utilizar corretamente técnicas participativas aplicáveis em aulas presenciais com turmas quer de pequena quer de grande dimensão;
  • Sequenciar as diferentes atividades assíncronas e síncronas de acordo com uma progressão das aprendizagens mais elementares às cognitivamente mais complexas;
  • Utilizar a inteligência artificial generativa de forma inovadora enquanto instrumento potenciador da aprendizagem.

Docentes do ensino superior

MÓDULOS

Introdução

  • Apresentação do programa
  • Apresentação da plataforma tecnológica
  • Compromisso pessoal de aprendizagem

Missão 1:  Conversão de uma aula convencional para o formato “aula invertida”

  • A “aula invertida” (flipped classroom”) e a sua racionalidade
  • Articulação e complementaridade entre trabalho assíncrono e sessão síncrona
  • Repartição das atividades de aprendizagem entre ambos os modos; progressão das aprendizagens

Missão 2:  Planeamento de uma aula síncrona participativa para turmas pequenas

  • Técnicas participativas para pequenos grupos
  • Exploração de recursos da inteligência artificial generativa

Missão 3: Planeamento de uma aula síncrona participativa para turmas grandes

  • Problemas específicos colocados pelas turmas de grandes dimensões e estratégias para os resolver.
  • Técnicas participativas para grandes grupos; aplicações auxiliares.
  • Exploração de recursos da inteligência artificial generativa.

Missão 4: Programa de uma semana de estudo em modo síncrono envolvendo vários tipos de atividades

  • Variedade das atividades assíncronas e sua relação com os tipos de aprendizagem.
  • Programar a progressão das aprendizagens em contexto assíncrono.
  • Uso criativo da inteligência artificial generativa como potenciador da aprendizagem em contexto assíncrono (e.g. construção e aperfeiçoamento de ‘chatbots’).

Ana Teresa Neves (ESE João de Deus)
João Paulo Feijoo (Autónoma Academy)


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4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

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Estrelas 4
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Estrelas 3
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Estrelas 2
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Próxima edição
12 Fevereiro 2025
Duração
24 (assíncronas) e 8 (síncronas)
Ao ritmo do estudante. As aulas síncronas em horário a combinar
Condições de pagamento
Documentação necessária
Parceiros

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Dges

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São João De Deus

Superiormente

Saúde Mental