Leadership in the Digital Transformation
Disponibilizamos bolsas aos estudantes matriculados neste curso. Consulte o Regulamento.
A transformação digital é um processo de mudança organizacional, nos domínios estratégico, operacional, cultural e humano, impulsionado pela evolução tecnológica e pelas concomitantes grandes transformações nos planos demográfico, ambiental, social, cultural, económico e político.
Estas transformações conduzem por sua vez a profundas mudanças na composição da força de trabalho, na própria natureza do trabalho, e na arquitetura e modelos operativos das organizações, introduzindo novos problemas e desafios para a liderança, como por exemplo:
• Liderar equipas em contextos de trabalho remoto ou híbrido
• Liderar equipas noutros contextos de alta intensidade tecnológica ou elevada automação dos postos de trabalho
• Liderar equipas geograficamente dispersas e culturalmente diversificadas
• Liderar equipas multigeracionais
• Liderar equipas transdisciplinares altamente qualificadas
Este é um programa de curta duração (26 horas de contacto) segundo o modelo Microcredencial, que pretende desenvolver e creditar competências de liderança de equipas especificamente aplicáveis em contextos de transformação digital.
A Microcredencial em LDT tem como objetivos:
• Alinhar o trabalho da equipa que lideram com a missão da organização e os seus objetivos operacionais e estratégicos.
• Assegurar o funcionamento harmonioso e produtivo da equipa nas circunstâncias ditadas pelo processo de transformação digital em curso na organização.
• Robustecer o comprometimento e o desempenho produtivo de cada membro individual da equipa nessas mesmas circunstâncias, designadamente através de um acompanhamento assíduo do seu desempenho.
• Promover o desenvolvimento integral – profissional e pessoal – de cada membro individual da equipa.
• Promover o seu próprio desenvolvimento contínuo e permanente como líder.
• Líderes de equipa em início de carreira.
• Colaboradores recém-promovidos a líderes de equipa.
• Outros profissionais envolvidos em processos de transformação digital.
Módulo 1 – Introdução à Transformação Digital (6 horas)
A revolução tecnológica:
• Computação
• Conetividade (incl. IoT)
• Inteligência artificial
• Automação
• Big data
• BlockChain
• Impressão 3D
Uma teia de transformações interdependentes:
• A terciarização e prevalência crescente do “trabalho do conhecimento”
• Demografia: envelhecimento global, urbanização, migrações…
• Uma sociedade fragmentada: individualização, desintermediação, exclusão
• A transição energética
• A crise ambiental
• Sucessos e reveses da globalização
• Rumo a uma nova ordem mundial?
Módulo 2 – Impacto da Transformação Digital na natureza e organização do trabalho (6 horas)
Mudanças na natureza do trabalho:
• “Das mãos para o cérebro”: ganhar a vida a pensar
• Estabilidade do propósito, mutabilidade dos objetivos
• Exercer uma função versus dar um contributo
• Trabalho remoto e híbrido
• Automação e atividade humana
• Identidade: trabalho ou vida pessoal?
Mudanças na composição da força de trabalho:
• Cinco gerações em convivência
• A geração mais qualificada de sempre
• A “People Cloud”: freelancers, temporários, gig workers, nómadas, etc.
• Cosmopolitismo, interculturalidade e diversidade cognitiva
Mudanças na arquitetura e no modelo operativo das organizações:
• Dos processos aos projetos
• Dos postos de trabalho às competências
• Transdisciplinaridade e agilidade
• Fazer circular e crescer o conhecimento
• Equipas e redes
Módulo 3 – As competências do “líder digital” (14 horas)
• O comprometimento (employee engagement): o que é e como reforçá-lo
• Alinhar com o propósito estabelecer objetivos: começar com o “porquê”; levar a equipa ao “quê” e ao “como”
• Orientar o desempenho: pressionar ou inspirar?
• Controlar a produtividade: observar a atividade ou reconhecer os resultados?
• Corrigir erros: criar e manter a segurança psicológica
• Guiar o desenvolvimento: manter um diálogo contínuo a três tempos com cada colaborador
• Conduzir reuniões (especificamente em circunstâncias não presenciais)
• Construir um clima de confiança recíproca
• Fazer crescer a equipa
• Instituir e programar momentos e rituais de equipa
• Fomentar as comunicações com o exterior
• Incentivar e instituir a aprendizagem mútua
• Representar a equipa na organização
• Liderança repartida: o que é e como exercê-la