i

Candidaturas abertas 2021/2022

Consulte a nossa oferta formativa e faça já a sua candidatura. Saiba mais

Jornalismo Político

Jornalismo Politico

A Pós-Graduação em Jornalismo Político visa conferir competências para o exercício profissional do especialista em jornalismo político no contexto da cultura de convergência: convergência de meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.
A modalidade de e-learning permite pôr à disposição dos candidatos a jornalistas, ou jornalistas ligados a órgãos de comunicação social nacionais, locais ou regionais, em Portugal ou no espaço da lusofonia, uma formação especializada à distância.
O curso articula um conjunto de módulos integrados em torno de um projeto de média digital. A especialização nesta área do jornalismo é, assim, concretizada com base na prática jornalística numa “redação” inserida na já citada “cultura de convergência” de meios e linguagens.
A diversificação de fontes, o jornalismo político no contexto da democracia e cidadania, as alterações no campo da comunicação política onde jornalistas profissionais, atores políticos e cidadãos necessitam de novas competências para informar e serem informados constituem as temáticas que preparam cada aluno/jornalista para a desconstrução e reconstrução mediática da mensagem política.
A PGJP integra, ainda, ao longo de todo o curso um ciclo de conferências com diferentes especialistas e profissionais da comunicação, que permitirá ao aluno discutir temas de interesse para o desempenho da profissão.

  • Criar conteúdos multimédia;
  • Compreender a importância do digital na diversidade das fontes de informação, do jornalismo de dados e da deontologia jornalística.
  • Adquirir competências de análise do discurso político, verbal e visual;
  • Compreender a desconstrução da mensagem política e a sua reconstrução no campo mediático pelos jornalistas e fazedores de opinião;
  • Adquirir competências para a cobertura da política nos diversos palcos institucionais políticos e nos diferentes meios de comunicação social, tradicionais e digitais;
  • Analisar e compreender o sistema mediático e a evolução das políticas públicas para a comunicação social em Portugal e no espaço europeu;
  • Refletir sobre jornalismo, democracia e cidadania e as relações estabelecidas entre os diferentes atores do sistema mediático em contexto digital.
  • Destina-se a todos quantos pretendam desenvolver competências na área do jornalismo político.

Projeto Editorial

Criação de um projeto editorial digital dedicado ao jornalismo político nacional e internacional.
Conceitos teórico-práticos de design gráfico aliados ao web design, ferramentas e plataformas digitais, criação de conteúdos multimédia.
48 horas

Fontes no Jornalismo Político

Identificar e compreender as desvantagens e condicionalismos das diferentes tipologias de fontes.
Conhecer a relação entre jornalistas e fontes e aprender a lidar com a pressão na produção do jornalismo político. A relação com as assessorias de imprensa e gabinetes de comunicação. Localização e importância das fontes documentais e arquivos. A utilização das redes sociais como fontes.
18 horas

O Campo Político e os Média

Avaliar as diferenças de formato entre imprensa, rádio, televisão e jornalismo online; a cobertura política, organização e planeamento nos diferentes órgãos de comunicação. As diferenças de linguagem e a organização das redações. A cobertura dos vários órgãos de poder e forças políticas. As notícias, a interpretação as análises e a opinião. A entrevista política, a construção de perfis, as sondagens, as infografias e os verificadores. O papel da fotografia e da imagem no jornalismo político.
18 horas

Análise de Discurso Político e Mediático

Conhecer as gramáticas verbais, visuais e sonoras que permitem a construção do discurso mediático nos diferentes meios de comunicação. A desconstrução do discurso político na perspetiva do comentário jornalístico e da sua representação pelo jornalismo.
18 horas

Políticas e Estratégias Públicas para a Comunicação Social

O estudo de Siebert, Schramm e Peterson. O estudo destes autores e a evolução das políticas públicas em Portugal. O estudo de Hallin e Mancini. As políticas internacionais e europeias para os media. O conceito de pluralismo e o direito dos cidadãos à informação. O desenvolvimento dos mercados e a liberdade de empresa. Os direitos dos jornalistas. O serviço público de media. As garantias de independência e de pluralismo dos media. Os limites à liberdade da comunicação social. Os novos media. A regulação e a autorregulação dos media.
18 horas

Jornalismo Político, Democracia e Cidadania

Refletir sobre o jornalismo como ato político e de cidadania, conhecer o sistema mediático e a mediatização da política. O impacto da Internet e Redes Sociais no jornalismo e na política. O papel e o poder dos cidadãos nas escolhas editoriais. A liberdade de informação e de expressão no contexto das democracias “iliberais”.
18 horas


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
25 Janeiro 2022
Duração
138 horas
3a feiras das 19h00 às 23h00 4a feiras das 19h00 às 23h00 E-Learning - Sessões síncronas
Condições de pagamento
Documentação necessária