Geopolítica e Segurança do Mediterrâneo
A emergência de novos atores, dinâmicas, fluxos e interações na região do Mediterrâneo resultou em novas lutas de poder. Perante este cenário diferente – comparativamente à década passada -, a União Europeia encontra-se estrategicamente refém, com novos riscos inerentes às suas ações e/ou inações. A China, Rússia e Turquia juntaram-se aos habituais países do Golfo e potências do Norte de África como atores preponderantes para o futuro da geopolítica mediterrânica. As preocupações já não são apenas económicas – pelos inúmeros recursos valiosos que existem nas águas do Mediterrâneo – nem puramente políticas. Este curso vem ao encontro das problemáticas atuais que envolvem uma região que, num futuro não muito longínquo, poderá moldar e ajustar a política internacional como nós a conhecemos. Serão analisadas aprofundadamente as principais caraterísticas desta região, e todos os seus atores, com o objetivo de compreendermos e encontrarmos soluções eficazes e duradouras. De um ponto de vista político e estratégico, serão analisadas as condicionantes económicas e energéticas que estão por detrás do interesse de novos players no Mediterrâneo; que papel terá a União Europeia neste jogo de xadrez; o que (e quando) podemos esperar de novas ondas migratórias rumo ao Velho Continente; os ângulos da OTAN e da Rússia; os vários desafios legais, sociais e religiosos; e as principais mudanças que se aproximam, atendendo às estratégias adotadas.
O Curso decorrerá presencialmente, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa. Os residentes ou em funções noutros Distritos do País ou no estrangeiro podem assistir remotamente/online via zoom.
- Promover a análise aprofundada sobre as dinâmicas, problemáticas e questões políticas, económicas, sociais e securitárias relacionadas com o Mediterrâneo e com os Estados que o rodeiam.
- Identificar os desafios levantados, os diversos atores e as condicionantes na formulação das políticas externas deste espaço geográfico.
- Compreender e analisar as políticas de segurança e mitigação de ameaças neste subsistema.
- Refletir sobre as interações geopolíticas entre a região MENA e o Sahel com a Europa.
Estudantes dos vários ciclos do Ensino Superior, nomeadamente das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, História, Sociologia, Geografia, Economia, Ciências da Comunicação e Estudos Africanos; Elementos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança; Quadros da Administração Pública, designadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Economia; Oficiais Seniores das Embaixadas; Quadros e técnicos superiores de Câmaras Municipais; Empresas orientadas para a internacionalização, consultoria e análise de risco; Jornalistas.
MÓDULOS
Importância Estratégica do Mediterrâneo
- Dinâmicas securitárias, políticas, económicas e sociais
4 horas
As Margens do Mediterrâneo: Tensões e Conflitos na Última Década
- União Europeia, Médio Oriente e Norte de África
4 horas
Segurança do Mediterrâneo
- Políticas de Segurança
- Estratégia de Segurança Interna da União Europeia
- Sahel
4 horas
Políticas Europeias e Direitos Humanos
2 horas
Crise de Refugiados no Mediterrâneo: Dinâmicas e Tendências Atuais
- Crise Humanitária
- Fluxos e rotas migratórias
4 horas
Novas lutas de poder: os próximos desafios
- Novos atores no Mediterrâneo
- Emergência no Sahel e mais desafios para a Europa
4 horas
Palestras com convidados especiais
4 horas