fbpx

Eficácia na Educação dos Filhos

Área Científica
Eficacia Educacao Filhos

O curso de formação “Eficácia na Educação dos Filhos” (Parent Effectiveness Training – P.E.T.) descreve um método, que tem como objetivo aproximar os pais e filhos e mostrar a estes como ajudar os filhos a desenvolverem a sua maturidade e a tornarem-se mais saudáveis, felizes e afectuosos.

O programa de formação P.E.T., que começou a ser desenvolvido em Portugal em 1996, foi criado pelo Dr. Thomas Gordon em 1962 e, desde então, mais de um milhão de pais, em 32 países, fizeram este curso.

O que esperar do treino de eficácia parental?

– Uma reflexão partilhada sobre o papel dos pais, e sobre as relações familiares.
– Incentivo para confiar nas capacidades dos seus filhos.
– Uma oportunidade de conhecer e treinar formas de compreender os seus filhos, e de os ajudar nas suas dificuldades pessoais, e também de reconhecer e afirmar as suas próprias necessidades.
– Uma ajuda a encontrar a sua própria forma de ser pai/mãe, e a dar o seu contributo para que as relações familiares sejam ao mesmo tempo próximas e respeitadoras

RESULTADOS

Após a formação, as principais alterações que os pais referem são:

– Menos conflitos, tensões e mentiras
– Mais afecto, e proximidade na relação com os filhos
– Regras que são estabelecidas e cumpridas
– Filhos mais responsáveis
– Pais que não são nem ditadores nem submissos
– Genuína amizade e respeito entre pais e filhos

A formação P.E.T. é destinada a pais com filhos de todas as idades, desde a infância, passando pela complexidade da adolescência.

Decorre em 8 sessões de 3 horas.

O diploma é certificado pela Autónoma Academy e pela Gordon International.

1ª Sessão – Compreensão dos princípios do P.E.T.

  • Apresentação mútua dos participantes
  • Compreensão dos objetivos, conteúdo e métodos do curso PET Compreensão do que são Comportamentos
  • Avaliação das necessidades pessoais dos participantes e objetivos para o curso

2ª Sessão – Aprendizagem das Competências de Ajuda Aprender a identificar de quem é o problema Obstáculos à comunicação

  • Compreensão e prática do conceito de Escuta Activa

3ª Sessão – Utilização da Escuta Activa

  • Exercícios sobre Escuta Activa
  • Utilização das competências de ajuda com bebés e crianças pequenas.

4ª Sessão – Confrontar Comportamentos Inaceitáveis Identificação correta do comportamento Conceito de Revelação-de-si-mesmo

  • Formas ineficazes de confronto Confrontação eficaz e Mensagens-Eu

5ª Sessão – Utilização de Mensagens-Eu

  • Prática de Mensagens – Eu
  • Mudança de registo – Escuta Activa
  • Mudanças de ambiente preventivas de comportamentos Revisão do curso e respetiva avaliação

6ª Sessão – Resolução de Conflitos

  • O que é um Conflito
  • Métodos de resolução de conflitos
  • Vantagens e desvantagens da utilização dos métodos aprendidos Efeitos do Poder

7ª Sessão – Utilização de Método III

  • Etapas do Método III
  • Aprender diferenças entre Necessidades e Soluções
  • Práticas do Método III
  • Utilização do Método III em crianças pequenas

8ª Sessão – Resolução de Conflitos de Valores

  • Perceber a Natureza dos valores e o seu papel nos conflitos Formas de resolução de conflitos de valores
  • Ineficácia da utilização do poder e ameaças, na resolução de conflitos de valor Encerramento do curso P.E.T.


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
Novembro 2019
Duração
24 horas
Sextas das 19h00 às 22h00 Sábados das 10h00 às 13h00
Condições de pagamento
Documentação necessária
Este site faz utilização de cookies de forma a garantir uma melhor experiência de navegação e recolha de dados estatísticos de tráfego. Ao continuar neste website estará autorizar a sua utilização.