fbpx

Eficácia na Educação dos Filhos

Área Científica
Eficacia Educacao Filhos

O curso de formação “Eficácia na Educação dos Filhos” (Parent Effectiveness Training – P.E.T.) descreve um método, que tem como objetivo aproximar os pais e filhos e mostrar a estes como ajudar os filhos a desenvolverem a sua maturidade e a tornarem-se mais saudáveis, felizes e afectuosos.

O programa de formação P.E.T., que começou a ser desenvolvido em Portugal em 1996, foi criado pelo Dr. Thomas Gordon em 1962 e, desde então, mais de um milhão de pais, em 32 países, fizeram este curso.

O que esperar do treino de eficácia parental?

– Uma reflexão partilhada sobre o papel dos pais, e sobre as relações familiares.
– Incentivo para confiar nas capacidades dos seus filhos.
– Uma oportunidade de conhecer e treinar formas de compreender os seus filhos, e de os ajudar nas suas dificuldades pessoais, e também de reconhecer e afirmar as suas próprias necessidades.
– Uma ajuda a encontrar a sua própria forma de ser pai/mãe, e a dar o seu contributo para que as relações familiares sejam ao mesmo tempo próximas e respeitadoras

RESULTADOS

Após a formação, as principais alterações que os pais referem são:

– Menos conflitos, tensões e mentiras
– Mais afecto, e proximidade na relação com os filhos
– Regras que são estabelecidas e cumpridas
– Filhos mais responsáveis
– Pais que não são nem ditadores nem submissos
– Genuína amizade e respeito entre pais e filhos

A formação P.E.T. é destinada a pais com filhos de todas as idades, desde a infância, passando pela complexidade da adolescência.

Decorre em 8 sessões de 3 horas.

O diploma é certificado pela Autónoma Academy e pela Gordon International.

1ª Sessão – Compreensão dos princípios do P.E.T.

  • Apresentação mútua dos participantes
  • Compreensão dos objectivos, conteúdo e métodos do curso PET
  • Compreensão do que são Comportamentos
  • Avaliação das necessidades pessoais dos participantes e objectivos para o curso

2ª Sessão – Aprendizagem das Competências de Ajuda

  • Aprender a identificar de quem é o problema
  • Obstáculos à comunicação
  • Compreensão e prática do conceito de Escuta Activa

3ª Sessão – Utilização da Escuta Activa

  • Exercícios sobre Escuta Activa
  • Utilização das competências de ajuda com bebés e crianças pequenas.

4ª Sessão – Confrontar Comportamentos Inaceitáveis

  • Identificação correcta do comportamento
  • Conceito de Revelação-de-si-mesmo
  • Formas ineficazes de confronto
  • Confrontação eficaz e Mensagens-Eu

5ª Sessão – Utilização de Mensagens-Eu

  • Prática de Mensagens-Eu
  • Mudança de registo – Escuta Activa
  • Mudanças de ambiente preventivas de comportamentos
  • Revisão do curso e respectiva avaliação

6ª Sessão – Resolução de Conflitos

  • O que é um Conflito
  • Métodos de resolução de conflitos
  • Vantagens e desvantagens da utilização dos métodos aprendidos
  • Efeitos do Poder

7ª Sessão – Utilização de Método III

  • Etapas do Método III
  • Aprender diferenças entre Necessidades e Soluções
  • Práticas do Método III
  • Utilização do Método III em crianças pequenas

8ª Sessão – Resolução de Conflitos de Valores

  • Perceber a Natureza dos valores e o seu papel nos conflitos
  • Formas de resolução de conflitos de valores
  • Ineficácia da utilização do poder e ameaças, na resolução de conflitos de valor
  • Encerramento do curso P.E.T.


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
30 de Maio a 11 Junho
Duração
24 horas
Sábados das 10h00 às 17h00
Condições de pagamento
Documentação necessária
Este site faz utilização de cookies de forma a garantir uma melhor experiência de navegação e recolha de dados estatísticos de tráfego. Ao continuar neste website estará autorizar a sua utilização.