fbpx

Coordenação de Segurança

Com a publicação da Lei n.º 52/2013, de 25 de Julho, que alterou a Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho, sobre o regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança, resultou para o promotor do espetáculo desportivo, quando integrado nas competições desportivas de natureza profissional ou não profissional se considerado de risco elevado, sejam nacionais ou internacionais, designar um coordenador de segurança.

O incumprimento desta obrigação pode implicar, para o promotor do espetáculo desportivo, enquanto a situação se mantiver, a realização de espetáculos desportivos à porta fechada. Para os restantes espetáculos desportivos o promotor terá de designar um ponto de contacto.

O coordenador de segurança é o responsável operacional pela segurança privada no recinto desportivo e anéis de segurança para, em cooperação com as forças de segurança, os serviços de emergência médica, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e os bombeiros, bem como com o organizador da competição desportiva, chefiar e coordenar a atividade dos assistentes de recinto desportivo e voluntários, caso existam, bem como zelar pela segurança no decorrer do espetáculo desportivo.

Para o efeito terá de possuir os requisitos a que se refere o n.º 6 do artigo 20.º da Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, incluindo a formação prevista na Portaria n.º 324/2013, de 31 de Outubro.

A Pós-Graduação em Coordenação de Segurança de Recintos Desportivos visa a aquisição de conhecimentos, que permitam aos alunos coordenar a atividade dos assistentes de recinto desportivo, em cooperação com outros agentes, zelando pelo normal decurso do espectáculo.

Todos aqueles que exercem ou que pretendem vir a exercer atividade nas áreas da segurança privada e/ou do desporto, ou com estas relacionadas, com especial relevância para o desempenho da função de coordenador de segurança ou de ponto de contacto.

MÓDULOS

1 – Regime jurídico do combate à violência, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos. Convenções internacionais e europeias – 15h – 3 ECTS

2 – Regime jurídico de exercício da atividade de segurança privada, forças de segurança e policiamento desportivo, proteção civil e emergência médica – 10h – 2 ECTS

3 – O coordenador de segurança, história de incidentes e suas consequências – 10h – 2 ECTS

4 – Organização de espetáculos desportivos – 10h – 2 ECTS

5 – Manutenção de um ambiente seguro – 15h – 3 ECTS

6 – Gestão de incidentes (inclui os cursos de Primeiros Socorros e SBV/DAE) – 38h – 8 ECTS

7 – Avaliação dinâmica de riscos e gestão de multidões – 10h – 2 ECTS

8 – Planeamento de emergência e de operações de segurança – 25h – 8 ECTS

Prova de avaliação final – 2h

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS:

No final da Pós-graduação, o aluno ficará apto a aceder ao exercício da função de Coordenador de Segurança de Recintos Desportivos, competindo-lhe o desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Coordenar a atividade dos assistentes de recinto desportivo e voluntários
  • Cooperar com o organizador da competição desportiva, com a força de segurança, a autoridade nacional de proteção civil e as entidades de saúde
  • Gerir os recursos destinados e necessários a possibilitar a realização dos eventos desportivos com segurança.
  • Comissário Hélder Santos (PSP)
  • Coronel Jara Franco (ADSP)
  • Intendente Pedro Pinho (PSP)
  • José Meneses (MAKRO)
  • Major Rui Pereira (Ex – Director – SLB)
  • Ricardo Gonçalves
  • Subintendente João Pestana (Ex – Chefe Núcleo Informações Policiais – PSP)
  • Subintendente Rodrigo Cavaleiro (APCVD)
  • Superintendente João Ribeiro
  • Tenente-Coronel Doutor Pinto da Silva
  • Tenente-Coronel Francisco Oliveira

4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
Fevereiro 2020
Duração
135 horas
ECTS
30
Sextas das 18h30 às 22h30 Sábados das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Condições de pagamento
Documentação necessária
Parceiros

Logo Senilife

Logo Adsp

Logo Scp

Este site faz utilização de cookies de forma a garantir uma melhor experiência de navegação e recolha de dados estatísticos de tráfego. Ao continuar neste website estará autorizar a sua utilização.