Consultoria de Gestão
A consultoria de gestão (na sua abrangência estratégia-operações-tecnologia) é uma área de atuação das organizações que tem vindo a crescer a sua importância pela necessidade constante de as adaptar à contínua mudança do contexto e, por essa razão, de inovar e de melhorar o seu desempenho no binómio eficiência-eficácia.
Em particular nos anos mais recentes, as organizações privadas ou públicas têm vindo a observar um escalar do processo de mudança, impondo novas abordagens e criando oportunidades. Como exemplos podemos identificar o alargamento do ecossistema empresarial nomeadamente por via da adoção de modelos de inovação abertos, de estímulo ao empreendedorismo (start-ups) e de associação (parcerias); a capacitação e transformação do digital (big data, redes sociais, IoT, entre muitos outros); as maiores e mais exigentes preocupações em relação à sustentabilidade (ambiental e social) e a modelos de governação mais transparentes; assim como os novos e disruptivos riscos que advêm de um mundo cada vez mais globalizado (em que a recente pandemia e a eclosão de uma guerra na Europa são dois exemplos relevantes).
É neste contexto que as organizações tipicamente atuam por via de projetos desenvolvidos internamente ou subcontratados a consultores externos. Seja num ou noutro formato, o domínio das abordagens e metodologias de consultoria é uma alavanca fundamental para a otimização do processo de desenvolvimento dessas iniciativas e consequente obtenção de resultados.
O regime de formação é b-Learning
A Pós-Graduação em Consultoria de Gestão tem como objetivo preparar os seus destinatários para a execução do ciclo de consultoria, desde o desenvolvimento de soluções até à entrega de resultados, de forma profissional e utilizando como referência as melhores práticas das mais reconhecidas consultoras globais.
- Consultores individuais ou profissionais de empresas de consultoria de pequena e média dimensão;
- Profissionais de outras áreas complementares (financeiros, engenheiros, juristas, etc.) que tenham necessidade ou pretendam alargar os seus serviços ao nível do aconselhamento de gestão;
- Profissionais que desempenhem, em organizações públicas ou privadas, funções ou atividades de consultoria interna;
- Recém-formados de qualquer licenciatura ou mestrado;
- Executivos ou profissionais que pretendam ter uma nova perspetiva de como abordar os desafios das organizações.
MÓDULOS
Fundamentos da consultoria de gestão
- Conceitos, tipologias, players de consultoria de gestão e market insights
- Estratégias de mercado, competitividade e posicionamento
- Abordagem de marketing e pré-venda em consultoria
- Contratualização dos serviços de consultoria
- Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
16 horas _4 ECTS
Ciclo de consultoria de gestão I: abordagem ao problema e desenvolvimento de soluções
- Diferentes abordagens de resolução de problemas
- Análise crítica e decisional
- Abordagens de desenho e conceção de soluções
- Métodos de pesquisa, benchmarking e seleção de melhores práticas
- Preparação e apresentação de propostas
- Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
- Projeto de Consultoria Aplicado: validação de abordagem e template de projeto
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16 horas _4 ECTS
Ciclo de consultoria de gestão II: execução de projetos
- Gestão de projeto de consultoria de gestão
- Definição de âmbito, objetivos e resultados a atingir num projeto de consultoria de gestão
- Planeamento de atividades e de meios
- Monitorização e gestão do risco
- Gestão financeira do projeto
- Avaliação e atingimento de resultados
- Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
- Projeto de Consultoria Aplicado: desenvolvimento do projeto
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16 horas _4 ECTS
Competências-chave de consultoria
- Desenvolvimento profissional e especialização do consultor de gestão
- Competências-chave para consultoria de gestão
- Ética e conduta profissional do consultor de gestão
- Comunicação efetiva para projeto de consultoria
- Liderança, negociação e gestão de equipas
- Gestão do relacionamento com stakeholders
- Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
- Projeto de Consultoria Aplicado: desenvolvimento da versão preliminar da apresentação do projeto
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16 horas _4 ECTS
Gestão Portfolio de Iniciativas Estratégicas
- Efeitos da disrupção tecnológica
- Posicionamento do consultor na gestão de portfolio de iniciativas estratégicas
- Ciclo de vida da gestão de portfolio de iniciativas estratégicas
- Metodologias: waterfall, agile, hybrid.
- Liderar a transformação estratégica pela gestão de portfolio
- Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
- Projeto de Consultoria Aplicado: desenvolvimento do projeto
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12 horas _3 ECTS
Domínios-chave da consultoria atual
- Estratégia e desenvolvimento de negócio: estratégia, business plan, internacionalização
- Transformação organizacional e criticidade do digital
- Análise de contexto, tendências e cenários (foresight, trend analysis, future thinking)
- Eficiência e eficácia nos processos e operações (data analytics, robotic process automation)
- Gestão do processo de inovação, open innovation, start-up engagement
- Sustentabilidade social e ambiental
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12 horas _3 ECTS
Discussão e Apresentação dos projetos
- Desenvolvimento da versão final do Projeto de Consultoria Aplicada
- Preparação de apresentação (feedback)
- Apresentação/pitch para júri
- Feedback e discussão coletiva de projetos
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8 horas _2 ECTS