Consultoria de Gestão

Consultoria De Gestão Interior

A consultoria de gestão (na sua abrangência estratégia-operações-tecnologia) é uma área de atuação das organizações que tem vindo a crescer a sua importância pela necessidade constante de as adaptar à contínua mudança do contexto e, por essa razão, de inovar e de melhorar o seu desempenho no binómio eficiência-eficácia.
Em particular nos anos mais recentes, as organizações privadas ou públicas têm vindo a observar um escalar do processo de mudança, impondo novas abordagens e criando oportunidades. Como exemplos podemos identificar o alargamento do ecossistema empresarial nomeadamente por via da adoção de modelos de inovação abertos, de estímulo ao empreendedorismo (start-ups) e de associação (parcerias); a capacitação e transformação do digital (big data, redes sociais, IoT, entre muitos outros); as maiores e mais exigentes preocupações em relação à sustentabilidade (ambiental e social) e a modelos de governação mais transparentes; assim como os novos e disruptivos riscos que advêm de um mundo cada vez mais globalizado (em que a recente pandemia e a eclosão de uma guerra na Europa são dois exemplos relevantes).
É neste contexto que as organizações tipicamente atuam por via de projetos desenvolvidos internamente ou subcontratados a consultores externos. Seja num ou noutro formato, o domínio das abordagens e metodologias de consultoria é uma alavanca fundamental para a otimização do processo de desenvolvimento dessas iniciativas e consequente obtenção de resultados.

O regime de formação é b-Learning

A Pós-Graduação em Consultoria de Gestão tem como objetivo preparar os seus destinatários para a execução do ciclo de consultoria, desde o desenvolvimento de soluções até à entrega de resultados, de forma profissional e utilizando como referência as melhores práticas das mais reconhecidas consultoras globais.

  • Consultores individuais ou profissionais de empresas de consultoria de pequena e média dimensão;
  • Profissionais de outras áreas complementares (financeiros, engenheiros, juristas, etc.) que tenham necessidade ou pretendam alargar os seus serviços ao nível do aconselhamento de gestão;
  • Profissionais que desempenhem, em organizações públicas ou privadas, funções ou atividades de consultoria interna;
  • Recém-formados de qualquer licenciatura ou mestrado;
  • Executivos ou profissionais que pretendam ter uma nova perspetiva de como abordar os desafios das organizações.

MÓDULOS

Fundamentos da consultoria de gestão

  • Conceitos, tipologias, players de consultoria de gestão e market insights
  • Estratégias de mercado, competitividade e posicionamento
  • Abordagem de marketing e pré-venda em consultoria
  • Contratualização dos serviços de consultoria
  • Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações

16 horas _4 ECTS

Ciclo de consultoria de gestão I: abordagem ao problema e desenvolvimento de soluções

  • Diferentes abordagens de resolução de problemas
  • Análise crítica e decisional
  • Abordagens de desenho e conceção de soluções
  • Métodos de pesquisa, benchmarking e seleção de melhores práticas
  • Preparação e apresentação de propostas
  • Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
  • Projeto de Consultoria Aplicado: validação de abordagem e template de projeto

16 horas _4 ECTS

Ciclo de consultoria de gestão II: execução de projetos

  • Gestão de projeto de consultoria de gestão
  • Definição de âmbito, objetivos e resultados a atingir num projeto de consultoria de gestão
  • Planeamento de atividades e de meios
  • Monitorização e gestão do risco
  • Gestão financeira do projeto
  • Avaliação e atingimento de resultados
  • Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
  • Projeto de Consultoria Aplicado: desenvolvimento do projeto

16 horas _4 ECTS

Competências-chave de consultoria

  • Desenvolvimento profissional e especialização do consultor de gestão
  • Competências-chave para consultoria de gestão
  • Ética e conduta profissional do consultor de gestão
  • Comunicação efetiva para projeto de consultoria
  • Liderança, negociação e gestão de equipas
  • Gestão do relacionamento com stakeholders
  • Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
  • Projeto de Consultoria Aplicado: desenvolvimento da versão preliminar da apresentação do projeto

16 horas _4 ECTS

Gestão Portfolio de Iniciativas Estratégicas

  • Efeitos da disrupção tecnológica
  • Posicionamento do consultor na gestão de portfolio de iniciativas estratégicas
  • Ciclo de vida da gestão de portfolio de iniciativas estratégicas
  • Metodologias: waterfall, agile, hybrid.
  • Liderar a transformação estratégica pela gestão de portfolio
  • Toolkit digital: modelos, ferramentas e aplicações
  • Projeto de Consultoria Aplicado: desenvolvimento do projeto

12 horas _3 ECTS

Domínios-chave da consultoria atual

  • Estratégia e desenvolvimento de negócio: estratégia, business plan, internacionalização
  • Transformação organizacional e criticidade do digital
  • Análise de contexto, tendências e cenários (foresight, trend analysis, future thinking)
  • Eficiência e eficácia nos processos e operações (data analytics, robotic process automation)
  • Gestão do processo de inovação, open innovation, start-up engagement
  • Sustentabilidade social e ambiental

12 horas _3 ECTS

Discussão e Apresentação dos projetos

  • Desenvolvimento da versão final do Projeto de Consultoria Aplicada
  • Preparação de apresentação (feedback)
  • Apresentação/pitch para júri
  • Feedback e discussão coletiva de projetos

8 horas _2 ECTS


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
Novembro 2023
Duração
96 horas
ECTS
24
Terças e Quintas das 18h30 às 20h30 Sábados das 10h30 às 12h30
Condições de pagamento
Documentação necessária