Comunicação Interpessoal Eficaz

A comunicação é a nossa única ferramenta para alcançar bons resultados

Dia após dia, todos fazemos perguntas, lemos, explicamos, escrevemos, ouvimos, argumentamos, discutimos ou mordemos a língua, mas raramente alcançamos os resultados pretendidos. A comunicação é um pouco como o Amor…, é o que faz o mundo girar, mas ninguém sabe como realmente funciona.

A comunicação é algo natural, algo quotidiano, mas a maioria das pessoas tem apenas uma vaga noção das regras que a governam.

Torna-se, portanto, fundamental conhecer algumas das teorias e modelos de comunicação, avaliar a sua relevância e, acima de tudo, tornar-se capaz de os aplicar na prática.

Transforme a sua comunicação em algo mais eficiente e isso se traduzirá no alcance dos seus objectivos. Torne a sua comunicação mais empática, pois está demonstrado que isso está directamente ligado ao bem-estar individual e em grupo, e é a base e a estrutura que suporta maiores níveis de colaboração entre as pessoas e as equipas, maiores níveis de assertividade nas práticas diárias.

Abordaremos algumas das teorias e ferramentas da comunicação mais importantes, condensámo-las e simplificamo-las para que possam ser rapidamente aplicáveis aos contextos e desafios do dia a dia, nos mais variados contextos, mas sobretudo no contexto profissional.

Num contexto em que as melhorias na produtividade das organizações dependem directamente da nossa capacidade de motivar e alinhar pessoas, já não basta, para persuadir colaboradores, clientes e fornecedores, o nosso know-how técnico e de negócio, revelando-se cada vez mais fundamentais as competências de comunicação eficaz, estando nelas a diferenciação para o sucesso.

Curso em formato e-learning, através de videoconferência

  • A melhoria exponencial de qualquer relacionamento interpessoal (profissional e também pessoal);
  • Maior agilidade e produtividade das equipas através da comunicação mais clara e eficaz;
  • Optimização de tempo e de energia;
  • Maior capacidade de resolução de “crises” ou conflito;
  • Melhoria da comunicação interdepartamental;
  • Maior motivação e engagement das equipas e departamentos;
  • Compreensão profunda do receptor, das suas motivações e estilo comunicativo preferencial;
  • Desenvolvimento de estratégias e habilidades comunicativas para mobilização de recursos;
  • Optimizar e/ou desenvolver um estilo carismático de comunicação adaptado a circunstâncias potencialmente stressoras (exemplos: falar em publico, dar feedback “difícil”, etc).
  • Todas as pessoas que queiram melhorar as suas habilidades de comunicação;
  • Todas as pessoas que pretendem melhorar qualquer dinâmica relacional interpessoal;
  • Todos os profissionais que necessitem de comunicar em publico ou em situações de stress;
  • Team Leader;
  • Gestores;
  • Advogados

Modelo de Comunicação: Os 6 princípios da Motivação e Persuasão
Eugénia Fonseca
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Níveis Lógicos da Comunicação
Eugénia Fonseca
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Como identifico o tipo de receptor e as suas motivações?
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Rapport e Feedback. Comunicar numa situação de conflito
Maria Bernardete Santos
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Pressupostos da linguagem verbal e a sua influência no receptor
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