Análise de Políticas Externas
Os últimos anos têm revelado grandes transformações no quadro das Relações Internacionais, o que se projeta nas políticas externas e na forma como os Estados as procuram estruturar e harmonizar. O fim do equilíbrio bipolar e o novo desenho estratégico dele decorrente, bem como as diversificadas consequências da dinâmica da globalização, têm colocado pesados problemas aos atores internacionais – Estados, organizações internacionais, ONG, multinacionais.
A Universidade Autónoma de Lisboa, que conta com uma ampla tradição no desenvolvimento de cursos intensivos na área das Relações Internacionais, oferece o Curso de Especialização em Análise de Políticas Externas.
Esta iniciativa visa dotar os alunos de conhecimento teórico e prático e estimular o debate em torno da Política Internacional.
O curso funciona em regime presencial, nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).
- Capacitação em termos de análise dos processos associados à formulação e implementação da política externa (estruturas institucionais, definição da agenda, processo de decisão e prossecução de objetivos).
- Aquisição de noções essenciais no campo do estudo da política externa.
- Aquisição de conhecimentos sobre os principais instrumentos para execução da política externa pelos Estados.
- Compreensão, com recurso a estudos de caso, da forma como as grandes potências utilizam a política externa como ferramenta de poder – os casos dos Estados Unidos, Brasil e República Popular da China.
- Compreensão, com recurso a estudos de caso, da forma como os Estados de pequena e média dimensão utilizam a política externa como ferramenta de poder – os casos de Espanha, Uruguai e Portugal.
- Compreensão da forma como entidades políticas não estatais (cidades e regiões) desenvolvem a sua acção externa – casos de Lisboa, Catalunha, Escócia e País Basco.
- Estudantes dos vários ciclos do Ensino Superior, nomeadamente das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, História, Sociologia, Geografia, Economia, Ciências da Comunicação e Estudos Africanos;
- Elementos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança;
- Quadros da Administração Pública, designadamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Economia; Quadros e técnicos superiores de Câmaras Municipais;
- Empresas orientadas para a internacionalização, consultoria e análise de risco; Jornalistas.
> Módulos
1. O conceito de “política externa” e a sua evolução no quadro do Estado.
2. Foreign Policy Analysis (FPA)
3. Teorias sobre o processo de decisão em política externa.
4. Os atores chave no processo de decisão.
5. Factores de política interna na formulação da política externa.
6. Os instrumentos da política externa.
7. Impacto da opinião pública e da democracia na formulação e implementação da política externa.
8. A política externa de Estados de pequena e média dimensão – os casos de Espanha, Uruguai e Portugal.
9. A política externa de grandes potências e da União Europeia – os casos dos Estados Unidos, Brasil e República Popular da China.
10. Actores não soberanos: a acção externa das cidades e regiões – casos de Lisboa, Catalunha, Escócia e País Basco.
> Docentes Convidados
Mário Godinho de Matos, Embaixador Conferencistas convidados.