i

Candidaturas abertas 2021/2022

Consulte a nossa oferta formativa e faça já a sua candidatura. Saiba mais

Ação Humanitária, Desenvolvimento e Geopolítica

A Pós-Graduação em Ação Humanitária, Desenvolvimento e Geopolítica visa preparar estudantes e profissionais com interesse no tema munindo-os de um conhecimento abrangente sobre práticas, políticas e instituições de âmbito nacional e internacional que intervenham em situações de emergência, cooperação e desenvolvimento.
Serão disponibilizados conteúdos que articulam a teoria e as práticas, para um melhor entendimento sobre questões pertinentes como a geopolítica e a sua influência no terreno; a diversidade cultural, o género e os direitos humanos em diversos contextos; as relações internacionais, as migrações e pertinência da investigação, inovação e tecnologia neste setor.
Todos os módulos contarão com a participação de docentes e/ou profissionais nacionais e internacionais com experiência profissional em ação humanitária e desenvolvimento, nomeadamente profissionais de organizações como a UNICEF, WFP – Programa Alimentar Mundial, OCHA – Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Institute of Development Studies.

  • Disponibilizar formação académica de elevada qualidade e competências profissionais para a análise crítica da ação humanitária e desenvolvimento, para o exercício do trabalho nesta área;
  • Reforçar competências sobre ciências sociais para Ação Humanitária e Desenvolvimento, Geopolítica e práticas no terreno;
  • Compreender a geopolítica e a sua interligação com o setor humanitário e de desenvolvimento numa perspetiva global e multidimensional;
  • Conhecer as instituições nacionais e internacionais intervenientes em cenários de emergência e desenvolvimento, os sistemas de coordenação no terreno e o seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Aprender na prática como proceder à avaliação, desenvolvimento e implementação de implementação de projectos em situação de emergência.
  • Estudantes detentores de grau académico nas áreas de Ciências exactas, sociais, artísticas ou outra com relevância para o trabalho em ação humanitária, cooperação ou desenvolvimento;
  • Profissionais de Organizações e Instituições que operem no setor humanitário, de cooperação ou desenvolvimento;
  • Profissionais que pretendam prosseguir a sua carreira nos sectores da ação humanitária, cooperação, desenvolvimento, geopolítica, ou estudos de paz.

MÓDULOS

Ciências Sociais em Ação Humanitária e Desenvolvimento
Enquadramento teórico e metodológico no âmbito das ciências sociais. Conceitos e princípios, análise cientifica da realidade social e o pensamento social à luz dos temas de ação humanitária e desenvolvimento.
Luísa Veloso
8 horas _2 ECTS

Geopolítica e Direito Internacional
Este módulo pretende refletir sobre os grandes desafios da geopolítica e da governação global, com foco para o Direito Internacional e Multilateralismo. Será dada especial relevância à dimensão regional (Ásia, Médio Oriente, África, Europa e América Latina) e à natureza humanitária da gestão de crises (diplomacia e operações de paz). Para o efeito, serão convidados reputados especialistas nas áreas, com conhecimento teórico e experiência operacional sólida nestas áreas.
Ana Isabel Xavier
20 horas _4 ECTS

Nacionalismo e Estudos da Paz
Viagem da sociologia histórica às teorias do nacionalismo. Elites intelectuais, media e nacionalismo; a cultura pop e o nacionalismo: cinema, música e futebol; a violência de género como arma de guerra, estudos feministas e os estudos de paz.
Ricardo Alexandre
12 Horas _3 ECTS

Crises Humanitárias e Desenvolvimento
Principais práticas e fundamentos, áreas de atuação, atores e mecanismos de resposta internacionais e nacionais. Aprofundamento do conhecimento sobre as respostas setoriais no terreno através de especialistas de cada uma das áreas em diferentes territórios, designadamente no âmbito da saúde pública, educação, água e saneamento, abrigo e refúgio, alterações climáticas e conflitos armados.
Pedro Matos / Sofia de Almeida
24 horas _5 ECTS

Migrações, Desenvolvimento e Interculturalidade
Conceitos e práticas das migrações, enquadramento socio antropológico e jurídico. Migrações internacionais, interculturalidade e transformação social num mundo global. Acolhimento e integração de refugiados e migrantes, desafios em situação de emergência e lições aprendidas através de estudos de caso.
Cristina Santinho / Sofia de Almeida
16 horas _4 ECTS

Género e Direitos Humanos
Enquadramento histórico, teórico e evolutivo dos conceitos de igualdade de género no quadro dos direitos humanos; a igualdade de género no desenvolvimento e na cooperação. Relação entre género e participação económica e política: estudos de caso. O poder e o lugar da fala, representação da mulher nos media; educação e capacitação das mulheres; violência de género e sexualidade no contexto dos direitos humanos. O impacto da pandemia de covid-19 na igualdade de género.
Sofia Branco
8 horas _2 ECTS

Práticas e Gestão em Ação Humanitária e Desenvolvimento
Enquadramento sobre articulação e complementaridade entre organizações humanitárias e governos de cada país e o seu alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Aprofundamento do papel das agências da ONU, dos governos e das ONG, e quais as questões éticas e deontológicas na ação humanitária. Como se opera em cenários de insegurança, se coordenam os intervenientes civis e militares, e como se negoceia acesso com as várias partes num conflito?
Pedro Matos
24 horas _5 ECTS

Desenvolvimento, Participação e Transformação Social
Introdução aos conceitos e práticas de comunicação para o desenvolvimento e mudança social e de comportamento. O papel da comunicação, da sociologia e antropologia aplicada a contextos de emergência (saúde pública, refugiados, desastres naturais) e desenvolvimento (advocacia) e estratégias de mobilização e participação social.
Sofia de Almeida
12 horas _3 ECTS

Reconciliação, Educação e Desenvolvimento em Sociedades Pós Conflito
Peace-building e rule of law em contextos pós-conflito, a educação como fonte de conflito ou instrumento da paz; média, masculinidades e educação anti-racista; criação de condições para uma cultura cívica transnacional e prática multidimensional da paz no contexto das dinâmicas da política Internacional e resolução de conflitos. Contributos para a reconciliação em sociedades pós-conflito.
Ricardo Alexandre
12 horas _3 ECTS

Práticas Artísticas e Inclusão Social
Fundamentos da inclusão social através das artes (abordagem socio antropológica) e metodologias participativas com comunidades em risco de exclusão (crianças, jovens em risco, minorias étnicas e religiosas, refugiados, requerentes de asilo). O papel das práticas artísticas na inclusão social centrada na análise de casos práticos.
Sofia Cabrita
12 horas _3 ECTS

Investigação, Inovação e Tecnologia em Ação Humanitária e Desenvolvimento
Fundamentos da Investigação em Ciências Sociais para Ação Humanitária e Desenvolvimento. Exploração de metodologias quantitativas e qualitativas em contextos de emergências. Inovações e tecnologia (drones, imagens de satélite, inteligência artificial, apps) para o desenvolvimento.
Pedro Matos / Sofia de Almeida
12 horas _ 3 ECTS

Seminário de Projeto
Desenvolvimento de projeto no âmbito da Ação Humanitária, Desenvolvimento, Geopolítica. Desenvolvimento de projeto, estudo de caso sobre contexto nacional ou internacional em articulação com organizações no terreno (casos práticos) e centros de investigação.
Pedro Matos / Ricardo Alexandre / Sofia de Almeida
16 horas _4 ECTS

Conferência Internacional
Conferência de dois dias sobre Ação Humanitária e Desenvolvimento: Da Geopolítica à Experiência no terreno. Convidados nacionais e internacionais sobre temáticas abordadas ao longo da Pós-Graduação e apresentação de projetos individuais.
Convidados Nacionais e Internacionais
8 horas _2 ECTS

4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Quero ser contactado
Próxima edição
Novembro 2021
Duração
184 horas
ECTS
43 - Em aprovação no Conselho Científico
Sextas das 18h30 às 22h30 Sábados das 09h00 às 13h00
Condições de pagamento
Documentação necessária