Curso

Pós-Graduação
Coordenadores

2018 | 2019

Neurociências Educativas

Use your brain

A Pós-Graduação em neurociências aplicadas à educação apresenta uma lógica de pedagogia e de formação científica de forma a assegurar uma certificação válida para os destinatários, distinguindo-se pela sua oferta inovadora na área não só da psicologia, mas também da educação, respondendo às necessidades imediatas dos profissionais e de licenciados nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde. Por outro lado, este curso apresenta uma solução de formação diferenciada posto que certifica uma oportunidade formativa de aliar a especialização de competências em neurociências com a prática educacional e clínica no mercado de trabalho.

A competência multidisciplinar é uma valência deste curso, com um corpo docente altamente especializado e com produção científica internacional, bem como a colaboração de profissionais de várias entidades de prestígio nacional.

Os alunos poderão manifestar preferência por módulos sendo ajustado o valor e assegurando a certificação do curso*.
De ressalvar que o plano curricular de cada módulo está de acordo com as linhas orientadoras dos planos de estudos de Mestrados na área da Educação, nas Universidades Portuguesas (e Europeias), de modo a viabilizar a equivalência para ingresso nesses ciclos de estudos das instituições do ensino superior.

Entre outros docentes especialistas em Psicologia, este curso conta com:

  • Professor Doutor João Hipólito (Médico Psiquiatra em Neuropsiquiatria Infantil);
  • Professor Doutor Joaquim Monteiro (Médico e Psicólogo, Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital S. José);
  • Professora Doutora Cláudia Castro (Terapeuta da Fala e Psicóloga);
  • Professor Luís Miranda (Universidade de Aveiro – Mestre em Genética Humana Aplicada e Coordenador do projeto europeu Euro4Science 2.0);
  • Professora Doutora Sofia Nascimento (Universidade da Beira-Interior – Neuropsicóloga e Técnica de Avaliação na área das Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem).

 

Objectivos

A abordagem especializada de temas relacionados com a Neuropsicologia e com a Educação, associando as bases da Neuropsicologia às necessidades dos vários setores da Educação e na perspetiva alargada de Educação ao longo da vida.

 

Destinatários

Licenciados nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde (com foco nos técnicos de Ensino para diferentes faixas etárias, nos técnicos de Educação Especial, e nos técnicos de supervisão e de intervenção de sistemas educativos e de instituições de inserção social); técnicos de reabilitação; e alunos em vias de ingresso em ciclos de Mestrado ou Doutoramento nas áreas referidas. Também para alunos e profissionais com interesse na especialidade de Neuropsicologia e na investigação transversal das neurociências.

 

Neurodesenvolvimento: percursos normativos da aprendizagem e introdução às questões educativas – 20h
Dificuldades e perturbações do comportamento na Infância e na Adolescência: casos escolares – 30h
Neurociências do envelhecimento: percursos normativos e disfunções do adulto e do idoso* – 30h
Necessidades Educativas e Perturbações da Aprendizagem e do Desenvolvimento (quadros de disfunções em diferentes níveis escolares; expressão verbal e não verbal; gestão de processos educativos) – 20h
Memória, funções executivas e aprendizagem* – 30h
Neurociências da Linguagem e Intervenção Pedagógica (dificuldades específicas de linguagem em diferentes níveis escolares; processos em LM e L2) – 30h
Exames complementares de diagnóstico e aplicação ao ambiente de sala de aula: compreender perfis neurocognitivos – 20h
Avaliação Neuropsicológica: dificuldades de aprendizagem e outros quadros disruptivos em Ensino Regular e Especial – 20h
Neuroreabilitação e contextos de intervenção precoce – 30h

Seminários** – 8h
Seminário: Memória, Cérebro e Aprendizagem
Seminário: A construção de um perfil individual: da Genética Forense à Psicologia Forense
Seminário: Psicologia Forense II
Seminário: Cronopsicologia (ritmos e desempenhos)

* Estes módulos são optativos, sendo que os profissionais da Educação, focando sobretudo Professores e Administradores escolares, apenas frequentam um módulo (Memória, funções executivas e aprendizagem).
** Os seminários designam a fase final do curso de Pós-Graduação em Neurociências Educativas, formando um conjunto temático articulado com diferentes especialidades das neurociências e da Educação. Trata-se de uma forma ativa e dinâmica de conclusão formativa do curso em que os alunos já se encontram na posse de ferramentas de escrita e de técnicas de análise em neuropsicologia aplicada à Educação, portanto poderão desenvolver trabalho de relatório e/ou poster como projeto final do curso.

Carlos Calado

Cláudia de Castro

Eugénio Rodrigues

Joana Pombo

Joaquim Monteiro

Paulo Rodrigues

Rui Durval

Rute Brites

Sandra Bastos-Figueiredo

Sofia Nascimento

 

Seminários:

Francisco Moita Flores

Luís Manuel Souto de Miranda

Paulo Joaquim Farinha Rodrigues

A Pós-Graduação em neurociências aplicadas à educação apresenta uma lógica de pedagogia e de formação científica de forma a assegurar uma certificação válida para os destinatários, distinguindo-se pela sua oferta inovadora na área não só da psicologia, mas também da educação, respondendo às necessidades imediatas dos profissionais e de licenciados nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde. Por outro lado, este curso apresenta uma solução de formação diferenciada posto que certifica uma oportunidade formativa de aliar a especialização de competências em neurociências com a prática educacional e clínica no mercado de trabalho.

A competência multidisciplinar é uma valência deste curso, com um corpo docente altamente especializado e com produção científica internacional, bem como a colaboração de profissionais de várias entidades de prestígio nacional.

Os alunos poderão manifestar preferência por módulos sendo ajustado o valor e assegurando a certificação do curso*.
De ressalvar que o plano curricular de cada módulo está de acordo com as linhas orientadoras dos planos de estudos de Mestrados na área da Educação, nas Universidades Portuguesas (e Europeias), de modo a viabilizar a equivalência para ingresso nesses ciclos de estudos das instituições do ensino superior.

Entre outros docentes especialistas em Psicologia, este curso conta com:

  • Professor Doutor João Hipólito (Médico Psiquiatra em Neuropsiquiatria Infantil);
  • Professor Doutor Joaquim Monteiro (Médico e Psicólogo, Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital S. José);
  • Professora Doutora Cláudia Castro (Terapeuta da Fala e Psicóloga);
  • Professor Luís Miranda (Universidade de Aveiro – Mestre em Genética Humana Aplicada e Coordenador do projeto europeu Euro4Science 2.0);
  • Professora Doutora Sofia Nascimento (Universidade da Beira-Interior – Neuropsicóloga e Técnica de Avaliação na área das Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem).

 

Objectivos

A abordagem especializada de temas relacionados com a Neuropsicologia e com a Educação, associando as bases da Neuropsicologia às necessidades dos vários setores da Educação e na perspetiva alargada de Educação ao longo da vida.

 

Destinatários

Licenciados nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde (com foco nos técnicos de Ensino para diferentes faixas etárias, nos técnicos de Educação Especial, e nos técnicos de supervisão e de intervenção de sistemas educativos e de instituições de inserção social); técnicos de reabilitação; e alunos em vias de ingresso em ciclos de Mestrado ou Doutoramento nas áreas referidas. Também para alunos e profissionais com interesse na especialidade de Neuropsicologia e na investigação transversal das neurociências.

 

Neurodesenvolvimento: percursos normativos da aprendizagem e introdução às questões educativas – 20h
Dificuldades e perturbações do comportamento na Infância e na Adolescência: casos escolares – 30h
Neurociências do envelhecimento: percursos normativos e disfunções do adulto e do idoso* – 30h
Necessidades Educativas e Perturbações da Aprendizagem e do Desenvolvimento (quadros de disfunções em diferentes níveis escolares; expressão verbal e não verbal; gestão de processos educativos) – 20h
Memória, funções executivas e aprendizagem* – 30h
Neurociências da Linguagem e Intervenção Pedagógica (dificuldades específicas de linguagem em diferentes níveis escolares; processos em LM e L2) – 30h
Exames complementares de diagnóstico e aplicação ao ambiente de sala de aula: compreender perfis neurocognitivos – 20h
Avaliação Neuropsicológica: dificuldades de aprendizagem e outros quadros disruptivos em Ensino Regular e Especial – 20h
Neuroreabilitação e contextos de intervenção precoce – 30h

Seminários** – 8h
Seminário: Memória, Cérebro e Aprendizagem
Seminário: A construção de um perfil individual: da Genética Forense à Psicologia Forense
Seminário: Psicologia Forense II
Seminário: Cronopsicologia (ritmos e desempenhos)

* Estes módulos são optativos, sendo que os profissionais da Educação, focando sobretudo Professores e Administradores escolares, apenas frequentam um módulo (Memória, funções executivas e aprendizagem).
** Os seminários designam a fase final do curso de Pós-Graduação em Neurociências Educativas, formando um conjunto temático articulado com diferentes especialidades das neurociências e da Educação. Trata-se de uma forma ativa e dinâmica de conclusão formativa do curso em que os alunos já se encontram na posse de ferramentas de escrita e de técnicas de análise em neuropsicologia aplicada à Educação, portanto poderão desenvolver trabalho de relatório e/ou poster como projeto final do curso.

Carlos Calado

Cláudia de Castro

Eugénio Rodrigues

Joana Pombo

Joaquim Monteiro

Paulo Rodrigues

Rui Durval

Rute Brites

Sandra Bastos-Figueiredo

Sofia Nascimento

 

Seminários:

Francisco Moita Flores

Luís Manuel Souto de Miranda

Paulo Joaquim Farinha Rodrigues

MenuLeft Menu Icon