Curso

Pós-Graduação
Coordenadores

(2ª edição) 2018 | 2019

Marketing Digital

Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das competências mais importantes em qualquer ramo de atividade. No meio organizacional as habilitações conferidas por este curso são altamente valorizadas, dotando os titulares desta pós-graduação de vantagens substanciais, seja na esfera da empregabilidade seja na progressão na carreira.

OBJETIVOS

Comunicar eficazmente no meio digital; escolher os canais e ferramentas digitais mais adequados para os diversos tipos de objetivos a prosseguir; criar campanhas de publicidade online; medir o desempenho das suas ações online; desenvolver conteúdos adequados a cada meio e finalidade.

DESTINATÁRIOS

Estudantes que queiram valorizar o seu curriculum académico; profissionais de qualquer área que pretendam amplificar o impacto dos seus projetos; gestores, empresários e empreendedores; profissionais de marketing e comunicação; profissionais de tecnologias de informação.

 

Digital Storytelling – 12h – 3 ECTS
Web Copywriting – 12h – 3 ECTS
Social Networking – 12h – 3 ECTS
Social Media Marketing – 12h – 3 ECTS
Social Advertising – 12h – 3 ECTS
Search Engine Marketing – 16h – 4 ECTS
Web Analytics – 12h – 3 ECTS
Mobile Marketing – 12h – 3 ECTS
Graphic Design – 12h – 3 ECTS
Omni-Channel Strategy – 12h – 3 ECTS
E-Commerce – 12h – 3 ECTS
Digital Marketing Project – 16h – 4 ECTS

Bruno Nobre

Mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE, é investigador e doutorando em Media Digitais no programa UT Austin | Portugal.
Consultor na área de Design e UX, desde 2009 que leciona no IADE onde é coordenador da Pós-Graduação em Web Design. Lecionou também no Departamento de Artes Visuais da ESE-IPBeja entre 2006 e 2009, onde esteve responsável pela Secção de Formação do Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia (Lab-ACM).
Presentemente é ainda colaborador na UNIDCOM/IADE e coordenador-executivo da Academia IADE-UX.Lab.

Carlos Ascensão

Carlos Pinto Ascensão exerce funções de direção e gestão de empresas há mais de quinze anos.
Atualmente é empresário no sector do e-Business, consultor de Webmarketing, formador, e orador em diversas organizações
No plano académico possui um Mestrado em Gestão, uma Pós-Graduação em Marketing e uma Licenciatura em Direito (pré-Bolonha).
Adquiriu ao longo dos anos competências nas áreas do e-Business e Tecnologias de Informação, através de diversos projetos profissionais, cursos, conferências, publicações e palestras em que participou.
Desenvolve desde 2001 estudos e publicações na área do Webmarketing, no âmbito das suas atividades académicas e profissionais.
• É Presidente da Digital Marketers – Associação de Marketing Digital.
• É Vice-Presidente do Fórum do Consumo.
• É CEO da PWM-Power Web Marketing.
• É Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital na Autónoma Academy-Universidade Autónoma de Lisboa.
• É docente/formador no IPAM-Instituto Português de Administração de Marketing, na UAL-Universidade Autónoma de Lisboa e no ISAL-Instituto Superior de Administração e Línguas.
• É autor do livro Google Marketing.
• É autor do livro Dicionário de Marketing Digital.

Fernando Batista

Fernando Batista é HEAD da LEWIS, uma agência de Comunicação integrada, onde tem funções de gestão, account, novos negócios e estratégia de Comunicação dos clientes para Portugal.
Áreas de especialização: gestão de projetos, Marketing e Relações Públicas, Desenvolvimento de Marcas, Marketing Digital, Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS), Comunicação Global, IT e Media.
Tem um mestrado em Marketing Estratégico (ISCEM EFAP) e uma pós-graduação em Relações Públicas e Relações com os Media (Universidade Independente).

Filipe Carrera

Orador e formador internacional com vasta experiência no mundo empresarial e académico, que lhe possibilita criar uma experiência de aprendizagem única e bem-humorada.
Os seus principais tópicos são: Networking, Marketing Digital, Social Learning, Comunicação, Trabalho Colaborativo e Liderar no Século XXI.
Professor em várias Universidades de referência em Portugal, Espanha, Roménia e Equador.
Formador e orador em mais de 50 países em 4 continentes, em 3 idiomas (Português, Inglês e Espanhol).
Autor de diversos livros sobre o mundo digital disponíveis em 7 idiomas em mais de 80 países.

Luis Madureira

Luis Madureira licenciou-se em Economia com especialização em Marketing na NOVA School of Business and Economics, e é acreditado com o CIP-II (Master of Competitive Intelligence) pela Academy of Competitive Intelligence, um de apenas 2 em Portugal e um em 500 profissionais a nível mundial.
Possui uma vasta experiência em Bens de Grande Consumo e Consultoria em algumas das mais admiradas companhias como a Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, Heineken e Ogilvy, em cargos de liderança em Estratégia, Intelligence, Marketing e Vendas a nível internacional.
É Chairman do SCIP Portugal Chapter e participa no desenvolvimento da disciplina como professor convidado em Masters Universitários a nível internacional. Criou a abordagem ao CI em tempo real, Social Market Intelligence (SMINT), que apresentou oficialmente na SCIP European Summit em Novembro de 2012.
Lançou a OgilvyRED em Portugal, e foi Global Competitive Intelligence Practice Lead. Neste momento lidera agora a (R)evolução em Brand Building na ÜBERBRANDS, consultora que ajuda organizações e os seus líderes a navegar o ambiente competitivo através de insights acionáveis e estratégias de sucesso.

Marco Gouveia

Marco Gouveia é um entusiasta do Search que tem como objetivo primordial juntar quem procura a quem quer ser encontrado!
Em 2004, aquando da Licenciatura em Gestão e depois de alguns anos como Community Manager em canais de IRC, iniciou-se de forma auto didata no mundo do Marketing Online.
No final de 2009 aceitou o cargo de Search Engine Marketing na empresa Páginas Amarelas, onde trabalhou na definição de estratégias para o meio online e na análise, medição e otimização do site de acordo com objetivos estratégicos do negócio. Foi também o responsável pela dinamização do blogue da empresa e das suas redes sociais.
Atualmente acumula as funções de SEO & Online Marketing Manager nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt.
É Google Regional Trainer, dando também formação a nível pessoal.
Faz parte da administração do Mais Tráfego, a maior comunidade de Webmasters em Portugal, de onde têm vindo a sair grandes talentos tanto a nível nacional como internacional.

Miguel Crespo

Jornalista, consultor editorial e evangelizador de comunicação digital. Coordenador dos cursos de web, multimédia e conteúdos digitais do Cenjor – Centro de Formação de Jornalistas, onde é formador desde 2001.
Mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE – IUL, estudou Sociologia na FCSH-UNL.
Jornalista desde 1989, dá aulas e formação em outras instituições e empresas, como a Universidade Lusófona, ISCSP, ETIC, Instituto Nacional de Administração, Plano Nacional de Leitura, Rede Nacional de Bibliotecas, Vodafone, Nokia, Cofina Média, Público, RTP, Impresa, Grupo R/Com, TSF, Jornal de Negócios ou Vogue.
Foi publisher, diretor editorial, diretor e consultor de numerosas publicações, imprensa e/ou online: Top Gear, Empire, PlayStation, Windows, T3, BGamer, Quero Saber ou GuestList TMN, entre outras. Trabalhou para o Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público.
Tem uma dezena de distinções nacionais e internacionais na área multimédia. Tem diversos cursos de formação profissional, em áreas como o jornalismo, jornalismo online e multimédia, meios audiovisuais, fotografia, estética da arte ou guionismo.

Nelson Pimenta

Master em Gestão do Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Católica de Lisboa. Estudou Engenharia Mecânica no IST – Instituto Superior Técnico até 1999, altura em que iniciou a carreira como produtor HTML, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos focados exclusivamente em Internet, na agência web Absolut-System.
Entrou para o grupo Ogilvy em 2001 onde permaneceu como consultor estratégico para ativação de marcas online e Head of Social Media até Julho de 2015.
Atualmente é CEO da Seegno.com, uma empresa tecnológica com sede em Braga, especializada em desenvolvimento à medida com projetos espalhados por todo o mundo.
É ainda curador e membro fundador da comunidade vianenses.com, co-organizador da conferência UploadLisboa.com e presença assídua nas redes sociais (@catroga).

Pedro Devesa

Pedro Devesa é Diretor de e-Commerce na Worten-Sonae. É um executivo com uma sólida experiência em combinar vendas, marketing e desenvolvimento de negócios nas áreas de retalho, bens de consumo, ecommerce e digital. Tem um histórico de sucesso em planeamento estratégico e funções que exigem um pensamento crítico de negócios e foco nos resultados. Tem experiência profissional internacional em mercados da Europa, Ásia e América do Sul. Tem um MBA (INSEAD), Leadership and Business Academy (Harvard Business School Executive Education) e é licenciado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico).

Pedro Janela

É o CEO e fundador do WYgroup o maior grupo de capitais nacionais dedicado ao marketing digital, conta com mais de 170 colaboradores e 10 agências em operação, que começou com os seus sócios do zero em 2001.
É também Business Angel através do fundo de seed capital a eggNEST onde atualmente se desenvolvem 6 empresas. O volume de negócios dos dois grupos excede os 12 Milhões de Euros.
Estudou Engenharia Eletrotécnica, ramo de Controlo e Robótica no IST entre 1990 e 1996. Tem formação da Wharton School em Filadélfia, em Estratégias de Marketing Competitivo, realizada em 1995. O PAEGI da Católica, realizado 2004 e o Advanced Management Program realizado em Kellog e na Católica em 2012.
É docente em várias formações de executivos na Católica-Lisbon.
É frequentemente chamado para realizar conferências sobre empreendedorismo e sobre marketing digital. É mentor e/ou júri em vários programas de aceleração de empreendedorismo em Portugal, como por exemplo os Beta-Start, SeedCamp, Founders Institute, Energia de Portugal e Acredita Portugal.

Victor Rodrigues

Victor Rodrigues tem 18 anos de carreira ininterrupta em projetos de (New) Media: 6 anos como jornalista nas áreas das TI’s e Economia & Negócios (Cofina Media e Media Capital) e os últimos 12 anos na gestão e implementação de negócio digital (Fastaccess – Brisa/Galp Energia/CGD – Motorpress Lisboa e Controlinveste Media): sempre orientado ao negócio, responsável e comprometido e hands-on.

Virgínia Coutinho

Virgínia Coutinho é uma das maiores entusiastas do Facebook, em países de língua portuguesa.
Formadora, docente e consultora da área de social media marketing desde 2009, deu já formação a mais de 4000 pessoas, e trabalhou com dezenas de marcas nacionais e estrangeiras. É autora do “The Social Book”, livro sobre gestão de páginas e campanhas de Facebook, que se revelou um sucesso de vendas.
Em 2014/ 2015 passou o seu tempo dividida entre o Brasil, México e República Checa, onde trabalhou com algumas das maiores marcas locais e globais, enquanto Social Media Strategist da Socialbakers. Entre essas marcas estão Bimbo (FMCG), Vodafone (telco), Televisa (media), Netshoes (e-commerce), TAM (companhia aérea), e os projetos abrangem desde a criação de command centers e war rooms, a definição de estratégia para social media e playbooks.
Em 2014 juntou-se também à equipa de consultores do Facebook Brasil.
Hoje é Senior Director of Marketing Management da Socialbakers, e encontra-se a viver em Praga.

O Marketing Digital é uma das competências mais importantes em qualquer ramo de atividade. No meio organizacional as habilitações conferidas por este curso são altamente valorizadas, dotando os titulares desta pós-graduação de vantagens substanciais, seja na esfera da empregabilidade seja na progressão na carreira.

OBJETIVOS

Comunicar eficazmente no meio digital; escolher os canais e ferramentas digitais mais adequados para os diversos tipos de objetivos a prosseguir; criar campanhas de publicidade online; medir o desempenho das suas ações online; desenvolver conteúdos adequados a cada meio e finalidade.

DESTINATÁRIOS

Estudantes que queiram valorizar o seu curriculum académico; profissionais de qualquer área que pretendam amplificar o impacto dos seus projetos; gestores, empresários e empreendedores; profissionais de marketing e comunicação; profissionais de tecnologias de informação.

 

Digital Storytelling – 12h – 3 ECTS
Web Copywriting – 12h – 3 ECTS
Social Networking – 12h – 3 ECTS
Social Media Marketing – 12h – 3 ECTS
Social Advertising – 12h – 3 ECTS
Search Engine Marketing – 16h – 4 ECTS
Web Analytics – 12h – 3 ECTS
Mobile Marketing – 12h – 3 ECTS
Graphic Design – 12h – 3 ECTS
Omni-Channel Strategy – 12h – 3 ECTS
E-Commerce – 12h – 3 ECTS
Digital Marketing Project – 16h – 4 ECTS

Bruno Nobre

Mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE, é investigador e doutorando em Media Digitais no programa UT Austin | Portugal.
Consultor na área de Design e UX, desde 2009 que leciona no IADE onde é coordenador da Pós-Graduação em Web Design. Lecionou também no Departamento de Artes Visuais da ESE-IPBeja entre 2006 e 2009, onde esteve responsável pela Secção de Formação do Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia (Lab-ACM).
Presentemente é ainda colaborador na UNIDCOM/IADE e coordenador-executivo da Academia IADE-UX.Lab.

Carlos Ascensão

Carlos Pinto Ascensão exerce funções de direção e gestão de empresas há mais de quinze anos.
Atualmente é empresário no sector do e-Business, consultor de Webmarketing, formador, e orador em diversas organizações
No plano académico possui um Mestrado em Gestão, uma Pós-Graduação em Marketing e uma Licenciatura em Direito (pré-Bolonha).
Adquiriu ao longo dos anos competências nas áreas do e-Business e Tecnologias de Informação, através de diversos projetos profissionais, cursos, conferências, publicações e palestras em que participou.
Desenvolve desde 2001 estudos e publicações na área do Webmarketing, no âmbito das suas atividades académicas e profissionais.
• É Presidente da Digital Marketers – Associação de Marketing Digital.
• É Vice-Presidente do Fórum do Consumo.
• É CEO da PWM-Power Web Marketing.
• É Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital na Autónoma Academy-Universidade Autónoma de Lisboa.
• É docente/formador no IPAM-Instituto Português de Administração de Marketing, na UAL-Universidade Autónoma de Lisboa e no ISAL-Instituto Superior de Administração e Línguas.
• É autor do livro Google Marketing.
• É autor do livro Dicionário de Marketing Digital.

Fernando Batista

Fernando Batista é HEAD da LEWIS, uma agência de Comunicação integrada, onde tem funções de gestão, account, novos negócios e estratégia de Comunicação dos clientes para Portugal.
Áreas de especialização: gestão de projetos, Marketing e Relações Públicas, Desenvolvimento de Marcas, Marketing Digital, Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS), Comunicação Global, IT e Media.
Tem um mestrado em Marketing Estratégico (ISCEM EFAP) e uma pós-graduação em Relações Públicas e Relações com os Media (Universidade Independente).

Filipe Carrera

Orador e formador internacional com vasta experiência no mundo empresarial e académico, que lhe possibilita criar uma experiência de aprendizagem única e bem-humorada.
Os seus principais tópicos são: Networking, Marketing Digital, Social Learning, Comunicação, Trabalho Colaborativo e Liderar no Século XXI.
Professor em várias Universidades de referência em Portugal, Espanha, Roménia e Equador.
Formador e orador em mais de 50 países em 4 continentes, em 3 idiomas (Português, Inglês e Espanhol).
Autor de diversos livros sobre o mundo digital disponíveis em 7 idiomas em mais de 80 países.

Luis Madureira

Luis Madureira licenciou-se em Economia com especialização em Marketing na NOVA School of Business and Economics, e é acreditado com o CIP-II (Master of Competitive Intelligence) pela Academy of Competitive Intelligence, um de apenas 2 em Portugal e um em 500 profissionais a nível mundial.
Possui uma vasta experiência em Bens de Grande Consumo e Consultoria em algumas das mais admiradas companhias como a Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, Heineken e Ogilvy, em cargos de liderança em Estratégia, Intelligence, Marketing e Vendas a nível internacional.
É Chairman do SCIP Portugal Chapter e participa no desenvolvimento da disciplina como professor convidado em Masters Universitários a nível internacional. Criou a abordagem ao CI em tempo real, Social Market Intelligence (SMINT), que apresentou oficialmente na SCIP European Summit em Novembro de 2012.
Lançou a OgilvyRED em Portugal, e foi Global Competitive Intelligence Practice Lead. Neste momento lidera agora a (R)evolução em Brand Building na ÜBERBRANDS, consultora que ajuda organizações e os seus líderes a navegar o ambiente competitivo através de insights acionáveis e estratégias de sucesso.

Marco Gouveia

Marco Gouveia é um entusiasta do Search que tem como objetivo primordial juntar quem procura a quem quer ser encontrado!
Em 2004, aquando da Licenciatura em Gestão e depois de alguns anos como Community Manager em canais de IRC, iniciou-se de forma auto didata no mundo do Marketing Online.
No final de 2009 aceitou o cargo de Search Engine Marketing na empresa Páginas Amarelas, onde trabalhou na definição de estratégias para o meio online e na análise, medição e otimização do site de acordo com objetivos estratégicos do negócio. Foi também o responsável pela dinamização do blogue da empresa e das suas redes sociais.
Atualmente acumula as funções de SEO & Online Marketing Manager nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt.
É Google Regional Trainer, dando também formação a nível pessoal.
Faz parte da administração do Mais Tráfego, a maior comunidade de Webmasters em Portugal, de onde têm vindo a sair grandes talentos tanto a nível nacional como internacional.

Miguel Crespo

Jornalista, consultor editorial e evangelizador de comunicação digital. Coordenador dos cursos de web, multimédia e conteúdos digitais do Cenjor – Centro de Formação de Jornalistas, onde é formador desde 2001.
Mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE – IUL, estudou Sociologia na FCSH-UNL.
Jornalista desde 1989, dá aulas e formação em outras instituições e empresas, como a Universidade Lusófona, ISCSP, ETIC, Instituto Nacional de Administração, Plano Nacional de Leitura, Rede Nacional de Bibliotecas, Vodafone, Nokia, Cofina Média, Público, RTP, Impresa, Grupo R/Com, TSF, Jornal de Negócios ou Vogue.
Foi publisher, diretor editorial, diretor e consultor de numerosas publicações, imprensa e/ou online: Top Gear, Empire, PlayStation, Windows, T3, BGamer, Quero Saber ou GuestList TMN, entre outras. Trabalhou para o Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público.
Tem uma dezena de distinções nacionais e internacionais na área multimédia. Tem diversos cursos de formação profissional, em áreas como o jornalismo, jornalismo online e multimédia, meios audiovisuais, fotografia, estética da arte ou guionismo.

Nelson Pimenta

Master em Gestão do Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Católica de Lisboa. Estudou Engenharia Mecânica no IST – Instituto Superior Técnico até 1999, altura em que iniciou a carreira como produtor HTML, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos focados exclusivamente em Internet, na agência web Absolut-System.
Entrou para o grupo Ogilvy em 2001 onde permaneceu como consultor estratégico para ativação de marcas online e Head of Social Media até Julho de 2015.
Atualmente é CEO da Seegno.com, uma empresa tecnológica com sede em Braga, especializada em desenvolvimento à medida com projetos espalhados por todo o mundo.
É ainda curador e membro fundador da comunidade vianenses.com, co-organizador da conferência UploadLisboa.com e presença assídua nas redes sociais (@catroga).

Pedro Devesa

Pedro Devesa é Diretor de e-Commerce na Worten-Sonae. É um executivo com uma sólida experiência em combinar vendas, marketing e desenvolvimento de negócios nas áreas de retalho, bens de consumo, ecommerce e digital. Tem um histórico de sucesso em planeamento estratégico e funções que exigem um pensamento crítico de negócios e foco nos resultados. Tem experiência profissional internacional em mercados da Europa, Ásia e América do Sul. Tem um MBA (INSEAD), Leadership and Business Academy (Harvard Business School Executive Education) e é licenciado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico).

Pedro Janela

É o CEO e fundador do WYgroup o maior grupo de capitais nacionais dedicado ao marketing digital, conta com mais de 170 colaboradores e 10 agências em operação, que começou com os seus sócios do zero em 2001.
É também Business Angel através do fundo de seed capital a eggNEST onde atualmente se desenvolvem 6 empresas. O volume de negócios dos dois grupos excede os 12 Milhões de Euros.
Estudou Engenharia Eletrotécnica, ramo de Controlo e Robótica no IST entre 1990 e 1996. Tem formação da Wharton School em Filadélfia, em Estratégias de Marketing Competitivo, realizada em 1995. O PAEGI da Católica, realizado 2004 e o Advanced Management Program realizado em Kellog e na Católica em 2012.
É docente em várias formações de executivos na Católica-Lisbon.
É frequentemente chamado para realizar conferências sobre empreendedorismo e sobre marketing digital. É mentor e/ou júri em vários programas de aceleração de empreendedorismo em Portugal, como por exemplo os Beta-Start, SeedCamp, Founders Institute, Energia de Portugal e Acredita Portugal.

Victor Rodrigues

Victor Rodrigues tem 18 anos de carreira ininterrupta em projetos de (New) Media: 6 anos como jornalista nas áreas das TI’s e Economia & Negócios (Cofina Media e Media Capital) e os últimos 12 anos na gestão e implementação de negócio digital (Fastaccess – Brisa/Galp Energia/CGD – Motorpress Lisboa e Controlinveste Media): sempre orientado ao negócio, responsável e comprometido e hands-on.

Virgínia Coutinho

Virgínia Coutinho é uma das maiores entusiastas do Facebook, em países de língua portuguesa.
Formadora, docente e consultora da área de social media marketing desde 2009, deu já formação a mais de 4000 pessoas, e trabalhou com dezenas de marcas nacionais e estrangeiras. É autora do “The Social Book”, livro sobre gestão de páginas e campanhas de Facebook, que se revelou um sucesso de vendas.
Em 2014/ 2015 passou o seu tempo dividida entre o Brasil, México e República Checa, onde trabalhou com algumas das maiores marcas locais e globais, enquanto Social Media Strategist da Socialbakers. Entre essas marcas estão Bimbo (FMCG), Vodafone (telco), Televisa (media), Netshoes (e-commerce), TAM (companhia aérea), e os projetos abrangem desde a criação de command centers e war rooms, a definição de estratégia para social media e playbooks.
Em 2014 juntou-se também à equipa de consultores do Facebook Brasil.
Hoje é Senior Director of Marketing Management da Socialbakers, e encontra-se a viver em Praga.

MenuLeft Menu Icon