Curso

MBA
Coordenador

(8ª edição) 2017 | 2018

International Business Management – Funchal / Atlântico

INTERNATIONAL BUSINESS MANAGEMENT – FUNCHAL / ATLÂNTICO

O MBA IBM (Funchal/Atlântico) está estruturado de forma a transmitir aos seus participantes conhecimentos transversais em negócios na perspetiva de uma economia transnacional e global, desenvolvendo competências no processo de gestão empresarial, na elaboração da sua estratégia e plano de negócios, bem como nos instrumentais técnicos analíticos necessários ao apoio à gestão de qualquer Empresa, Instituição Pública ou simples negócio em que esteja envolvida a problemática e preocupação de negócios internacionais.

O Curso está conceptualizado de modo a ser constituído por 4 trimestres letivos, complementados por dois Seminários efetuados por reputados especialistas a convidar. O conjunto de módulos (UCs) apresentam-se como complementares e cobrem os aspetos da gestão geral e de áreas específicas consideradas necessárias no âmbito das boas práticas de condução de qualquer organização ou negócio. As Unidades Curriculares estão organizadas na perspetiva não só de transmissão de conhecimentos e competências, mas do “saber fazer” articulam-se de forma a estabelecer uma dialética permanente numa perspetiva global conjugada com uma visão especializada de curto prazo, conduzindo à elaboração de um projeto transversal, com vista à avaliação dos participantes, trabalho esse que conduz à elaboração de um Plano de Negócios, funcionando como ferramenta integradora de conhecimentos, competências e de aplicação de instrumentais analíticos.

Embora cada módulo, de acordo com os seus objetivos e conteúdos, adote uma estratégia própria e as metodologias e ferramentas consideradas mais adequadas, o Curso adota no seu conjunto, uma abordagem interativa e participativa em detrimento de uma abordagem de transmissão passiva de conhecimentos, bem como uma orientação permanente para a prática da gestão.

O corpo docente é composto de forma a combinar uma sólida formação teórica com a experiência prática de gestão de organizações e/ou de formação para o mundo empresarial virada para os problemas concretos da gestão.

A combinação dos conteúdos e da forma de lecionação dos diferentes módulos com os conhecimentos e experiência prática dos docentes possibilita o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, competências e capacidades nos alunos, assegura a dinâmica do Curso e da evolução dos alunos ao longo deste, bem como transmite confiança na capacidade de cada um deles de levar à prática os seus conhecimentos e a sua capacidade de pesquisa e de traduzir os seus conhecimentos em ação concreta e eficaz.

Deste modo, o Curso é, desde o seu início, apresentado aos alunos não como uma simples soma de unidades curriculares mas como um sistema coerente e aberto, concebido e estruturado de forma a produzir impactos a diversos níveis, níveis esses que deverão ser compreendidos pelos participantes ao longo de todo o Curso, de forma a alcançarem os melhores resultados para a sua futura evolução pessoal e profissional.

OBJECTIVOS

O MBA IBM (Funchal/Atlântico) tem como objetivo conferir aos participantes/alunos competências transversais em gestão e administração e competências específicas nas áreas consideradas especializadas, de modo a poderem desenvolver atividades no âmbito da gestão ou de apoio à gestão de empresas, de organismos da Administração Pública ou de um outro tipo de organização ou de negócio, bem como desenvolver caminhos de aprofundamento de cada uma das matérias, nomeadamente no que respeita a fontes de informação e métodos de pesquisa.

Pretende ainda transmitir conhecimentos aplicados e ancorados no saber fazer através da realização de um Plano de Negócios.

DESTINATÁRIOS

Os destinatários são pessoas que pretendam adquirir ou aprofundar os conhecimentos e as competências para gerir ou apoiar a gestão de uma empresa, de um departamento da Administração Pública, de uma qualquer outra organização não empresarial ou de um negócio. Devem possuir competências e conhecimentos de base que lhes permitam acompanhar o estudo das matérias ministradas, pesquisar e aprofundar os conhecimentos nas diversas matérias do âmbito do Curso e participar produtivamente na elaboração de um Plano de Negócios. Condições preferenciais: licenciatura ou experiência profissional relevante na área da Gestão.

As unidades curriculares são ministradas na língua portuguesa, sendo pontualmente necessárias competências e conhecimentos de língua inglesa para pesquisa, nomeadamente, bibliográfica.

 

Gestão de Recursos Humanos e Liderança – 4 ECTS – 16h
Negociação Internacional em Economia Global – 4 ECTS – 16h
Direito Empresarial e Negócios Internacionais – 4 ECTS – 16h
Gestão Financeira e Performance Económica dos Negócios – 6 ECTS – 24h
Fiscalidade Insular e Internacional- Zona Franca – 4 ECTS – 16h
Análise de Dados e Análise de Informação – 2 ECTS – 8h
Marketing Empresarial – 4 ECTS – 16h
Auditoria e Controlo do Negócio – 4 ECTS – 16h
Gestão de Riscos Empresariais – 4 ECTS – – 16h
Gestão de Logística e Transportes – 4 ECTS – 16h
Comunicação Empresarial – 4 ECTS – 16h
Seminários (dois) – 2 ECTS – 8h
Plano de Negócios – 2 ECTS

O MBA IBM (Funchal/Atlântico) está estruturado de forma a transmitir aos seus participantes conhecimentos transversais em negócios na perspetiva de uma economia transnacional e global, desenvolvendo competências no processo de gestão empresarial, na elaboração da sua estratégia e plano de negócios, bem como nos instrumentais técnicos analíticos necessários ao apoio à gestão de qualquer Empresa, Instituição Pública ou simples negócio em que esteja envolvida a problemática e preocupação de negócios internacionais.

O Curso está conceptualizado de modo a ser constituído por 4 trimestres letivos, complementados por dois Seminários efetuados por reputados especialistas a convidar. O conjunto de módulos (UCs) apresentam-se como complementares e cobrem os aspetos da gestão geral e de áreas específicas consideradas necessárias no âmbito das boas práticas de condução de qualquer organização ou negócio. As Unidades Curriculares estão organizadas na perspetiva não só de transmissão de conhecimentos e competências, mas do “saber fazer” articulam-se de forma a estabelecer uma dialética permanente numa perspetiva global conjugada com uma visão especializada de curto prazo, conduzindo à elaboração de um projeto transversal, com vista à avaliação dos participantes, trabalho esse que conduz à elaboração de um Plano de Negócios, funcionando como ferramenta integradora de conhecimentos, competências e de aplicação de instrumentais analíticos.

Embora cada módulo, de acordo com os seus objetivos e conteúdos, adote uma estratégia própria e as metodologias e ferramentas consideradas mais adequadas, o Curso adota no seu conjunto, uma abordagem interativa e participativa em detrimento de uma abordagem de transmissão passiva de conhecimentos, bem como uma orientação permanente para a prática da gestão.

O corpo docente é composto de forma a combinar uma sólida formação teórica com a experiência prática de gestão de organizações e/ou de formação para o mundo empresarial virada para os problemas concretos da gestão.

A combinação dos conteúdos e da forma de lecionação dos diferentes módulos com os conhecimentos e experiência prática dos docentes possibilita o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, competências e capacidades nos alunos, assegura a dinâmica do Curso e da evolução dos alunos ao longo deste, bem como transmite confiança na capacidade de cada um deles de levar à prática os seus conhecimentos e a sua capacidade de pesquisa e de traduzir os seus conhecimentos em ação concreta e eficaz.

Deste modo, o Curso é, desde o seu início, apresentado aos alunos não como uma simples soma de unidades curriculares mas como um sistema coerente e aberto, concebido e estruturado de forma a produzir impactos a diversos níveis, níveis esses que deverão ser compreendidos pelos participantes ao longo de todo o Curso, de forma a alcançarem os melhores resultados para a sua futura evolução pessoal e profissional.

OBJECTIVOS

O MBA IBM (Funchal/Atlântico) tem como objetivo conferir aos participantes/alunos competências transversais em gestão e administração e competências específicas nas áreas consideradas especializadas, de modo a poderem desenvolver atividades no âmbito da gestão ou de apoio à gestão de empresas, de organismos da Administração Pública ou de um outro tipo de organização ou de negócio, bem como desenvolver caminhos de aprofundamento de cada uma das matérias, nomeadamente no que respeita a fontes de informação e métodos de pesquisa.

Pretende ainda transmitir conhecimentos aplicados e ancorados no saber fazer através da realização de um Plano de Negócios.

DESTINATÁRIOS

Os destinatários são pessoas que pretendam adquirir ou aprofundar os conhecimentos e as competências para gerir ou apoiar a gestão de uma empresa, de um departamento da Administração Pública, de uma qualquer outra organização não empresarial ou de um negócio. Devem possuir competências e conhecimentos de base que lhes permitam acompanhar o estudo das matérias ministradas, pesquisar e aprofundar os conhecimentos nas diversas matérias do âmbito do Curso e participar produtivamente na elaboração de um Plano de Negócios. Condições preferenciais: licenciatura ou experiência profissional relevante na área da Gestão.

As unidades curriculares são ministradas na língua portuguesa, sendo pontualmente necessárias competências e conhecimentos de língua inglesa para pesquisa, nomeadamente, bibliográfica.

 

Gestão de Recursos Humanos e Liderança – 4 ECTS – 16h
Negociação Internacional em Economia Global – 4 ECTS – 16h
Direito Empresarial e Negócios Internacionais – 4 ECTS – 16h
Gestão Financeira e Performance Económica dos Negócios – 6 ECTS – 24h
Fiscalidade Insular e Internacional- Zona Franca – 4 ECTS – 16h
Análise de Dados e Análise de Informação – 2 ECTS – 8h
Marketing Empresarial – 4 ECTS – 16h
Auditoria e Controlo do Negócio – 4 ECTS – 16h
Gestão de Riscos Empresariais – 4 ECTS – – 16h
Gestão de Logística e Transportes – 4 ECTS – 16h
Comunicação Empresarial – 4 ECTS – 16h
Seminários (dois) – 2 ECTS – 8h
Plano de Negócios – 2 ECTS

MenuLeft Menu Icon