Curso

Pós-Graduação
Coordenadores

2019 | 2020

Hospitality Management

Hospitality Management

A Pós-Graduação em Hospitality Management tem como principal objetivo valorizar e preparar quadros, promovendo uma formação avançada, o que permitirá aos formandos o desempenho de funções diferenciadas, em diversos níveis hierárquicos.
Sendo a indústria turística e hoteleira um sector em constante evolução, os temas tratados serão abordados de uma forma dinâmica, participativa e integrada.
O programa proporciona um estudo sobre os temas que influenciam o sucesso empresarial da indústria turística e hoteleira, tais como; enquadramento geral do negócio, gestão da relação com o cliente, gestão da operação, gestão do capital humano, análise da rentabilidade e a importância do fator tecnológico.
As unidades curriculares serão administradas na língua portuguesa, sendo também necessárias algumas competências e conhecimentos de língua inglesa para pesquisa, nomeadamente, bibliográfica.
A Pós-Graduação, além do plano curricular proposto irá realizar um conjunto de seminários, em datas a definir, que terão como temas; Gestão de Eventos, Gestão da Aviação, Gestão da Qualidade e Logística.

Objetivos

Esta Pós-Graduação pretende estudar as caraterísticas e especificidades da indústria Turística e Hoteleira, proporcionando aos alunos os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso.

Destinatários

Licenciados, (várias áreas) e outros profissionais que pretendam desenvolver a sua carreira na Industria Turística e Hoteleira.

Core Period

Strategic Hospitality Management – 24 horas
Human Capital Strategic Management – 24 horas
Food and Beverage Operations – 24 horas
Revenue Management – 24 horas
Rooms Management – 24 horas
Travel Agency and Tour Operator Management – 24 horas
Marketing and Sales Management – 24 horas
Digital Marketing – 24 horas
Financial Management – 24 horas
Investment Analisys – 24 horas

Elective Period

Training Period – 480 horas (Facultativo e dependente do perfil do aluno e da disponibilidade da empresa)
Consulting Project
Business Lab

André Faria: Cluster Revenue Manager na Tivoli Hotels & Resorts, marca integrante da Minor Hotel Group que conta com mais de 500 hotéis em todo o mundo. Mestre em Gestão e Direção Hoteleira, com percurso profissional em Revenue Management e E-Commerce & Distribution.

Cristina Oliveira: Formação em sistema Galileo para profissionais agentes de viagens e alunos finalistas dos cursos superiores de turismo 2000 horas; 8 anos de experiência em Agência de Viagens – Grupos e Incentivos (MICE).

Luís Vilão: Licentiate Degree in Hotel Management, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies; Qualifications in Revenue Management, AHP – Portuguese Hospitality Association; Qualifications in Revenue Management; Hotel and Tourism School of Lisbon, Hospitality Association of Portugal; Degree in Food & Beverage, Hotel and Tourism School of Santarem. Career History: 2013 – 2016 – Head Receptionist & Sales Executive – Thema® Hotels & Resorts (former Lágrimas® Hotels); 2016 – 2017 – Sales & e-Commerce Executive – Grapes Hospitality (The Yeatman, Hotel Infante Sagres, The Vintage House); 2017 – 2019 – Revenue & e-Commerce Manager – memmo® Unforgettable Hotels (memmo® Alfama, memmo® Príncipe Real & memmo® Baleeira); Currently: Sales & Revenue Manager – Brown’s Hotel Group (Brown’s Central, Brown’s Downtown and Brown’s Boutique)

Maria Sousa: Docente IDEFE/ISEG UL e na Universidade Aberta; Gestora de conhecimentos e competências: AMA, IP – Agência para a Modernização Administrativa (2008-2011); Gestora de Recursos Humanos, ISS, IP – Instituto da Segurança Social (2007-2008); Gestora de projetos de inovação, INOFOR/IQF – Instituto para a qualidade na formação (1998-2007); Técnica de Recursos Humanos, SIC (1997).

Nuno Almeida: Mais de 700 análises de investimento elaboradas, incluindo as de instalação de 80 postos de turismo na região Norte de Portugal; Responsável pela análise de investimento e estruturação de financiamento para Grupo Pestana; Responsável pela estruturação de financiamento e elaboração de análises de investimento do ramo turístico da ECS (inclui marca NAU); Responsável pelos modelos de negócio do grupo Martinhal; Responsável pela reestruturação financeira dos empreendimentos hoteleiros das Termas de Monfortinho e das Termas do Vimeiro (Universo ex-BES).

Pedro Tojal: Director de Marketing no Pestana Hotel Group para o Algarve

Renato Caria: PhD Tourism Advanced Course, Estoril School of Hospitality and Tourism; Post Graduation Human Resources Management, ISCTE; Bachelor’s Degree Business Hospitality Administration, Instituto Superior de Novas Profissões; Certificate, Quality, Environment and Safety Systems, Tuv Akademie. Currently: Brand Ambassador, IDeaS Revenue Management Solutions; Hospitality Consultant and Trainer, Several Companies and Locations; Post Graduation in Data Science for Hospitality and Tourism Revenue Management Lecturer, Novaims; Executive Post Graduation in Hospitality Management Program Manager and Revenue Management Lecturer, Autonoma Academy; Partnership Consultant, Host Hotel Systems; Master in Tourism Revenue Manager Lecturer, Algarve University; Hotel Management Bachelor’s Degree Hospitality Information Systems Lecturer, European University. Career History: Tourism and Hotel Management Bachelor’s Degree Program Manager Director; Several Catering, Cruise and Hotel Management Positions; Hospitality Human Resources Consultant; International and Portuguese Companies. Worked in: Portugal, Angola, Algeria, Spain, Mozambique, Cameroon and Kazakhstan.

Sérgio Borges: Doutorado em Turismo na Universidade de Lisboa, Mestre em Gestão Estratégica de Eventos pela ESHTE e Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pelo ISPI, docente das disciplinas de Gestão Financeira (Mestrado em Gestão Hoteleira), Contabilidade Analítica, Gestão Estratégica e Formador do Curso de Graduação em Gestão Hoteleira.
Tem um percurso profissional de 22 anos na Hotelaria onde já desempenhou vários cargos de Direção Financeira e de Recursos Humanos na Marriott, Choice Hotels e Grupo Accor.
Atualmente é o Diretor Financeiro Corporativo da JJW Hotels & Resorts em Portugal com responsabilidades no Reino Unido.

Teresa Cascais: Actualmente é Coordenadora de Hotelaria na AHRESP; Coordenadora da Pós-graduação em Hospitality Management na Autónoma Academy; Founder do produto turístico Cascais Train Experience; Anteriormente foi Coordenadora do Tourism Lab na Univeridade Europeia; Docente na School of Tourism, Sports and Hospitality da Universidade Europeia; Organizadora de eventos e aplicação de projetos com a metodologia PBL(Problem Based Learning) – Tourism Train Experiences | Creative Night; Auditora de Qualidade (ISO 9001) e de classificação em empreendimentos turísticos e no grupo Pestana; Consultora e gestora de projetos na área de hotelaria; Habilitações académicas: PhD candidate em Gestão do Turismo, na Universidade Europeia/ ISCTE-IUL; Marketing Digital y e-Commerce Turístico na Euro Aula Universidade de Girona; Mestrado de Gestão e Planeamento estratégico na Universidade Autónoma de Lisboa (ano curricular); Licenciatura em Informática de Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Vasco Malaquias de Lemos: Professor Adjunto ESHTE, na disciplina de Estudo Comparado e Alojamento (2015-2017); COO do Grupo Oásis Atlântico para Cabo Verde e Brasil (2009-2014); Director de Operações Meliá Portugal (2006-2009); Professor Assistente da Cadeira de Gestão e Produção de Comidas e Bebidas da Universidade Internacional (2004-2010).

 

A Pós-Graduação em Hospitality Management tem como principal objetivo valorizar e preparar quadros, promovendo uma formação avançada, o que permitirá aos formandos o desempenho de funções diferenciadas, em diversos níveis hierárquicos.
Sendo a indústria turística e hoteleira um sector em constante evolução, os temas tratados serão abordados de uma forma dinâmica, participativa e integrada.
O programa proporciona um estudo sobre os temas que influenciam o sucesso empresarial da indústria turística e hoteleira, tais como; enquadramento geral do negócio, gestão da relação com o cliente, gestão da operação, gestão do capital humano, análise da rentabilidade e a importância do fator tecnológico.
As unidades curriculares serão administradas na língua portuguesa, sendo também necessárias algumas competências e conhecimentos de língua inglesa para pesquisa, nomeadamente, bibliográfica.
A Pós-Graduação, além do plano curricular proposto irá realizar um conjunto de seminários, em datas a definir, que terão como temas; Gestão de Eventos, Gestão da Aviação, Gestão da Qualidade e Logística.

Objetivos

Esta Pós-Graduação pretende estudar as caraterísticas e especificidades da indústria Turística e Hoteleira, proporcionando aos alunos os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso.

Destinatários

Licenciados, (várias áreas) e outros profissionais que pretendam desenvolver a sua carreira na Industria Turística e Hoteleira.

Core Period

Strategic Hospitality Management – 24 horas
Human Capital Strategic Management – 24 horas
Food and Beverage Operations – 24 horas
Revenue Management – 24 horas
Rooms Management – 24 horas
Travel Agency and Tour Operator Management – 24 horas
Marketing and Sales Management – 24 horas
Digital Marketing – 24 horas
Financial Management – 24 horas
Investment Analisys – 24 horas

Elective Period

Training Period – 480 horas (Facultativo e dependente do perfil do aluno e da disponibilidade da empresa)
Consulting Project
Business Lab

André Faria: Cluster Revenue Manager na Tivoli Hotels & Resorts, marca integrante da Minor Hotel Group que conta com mais de 500 hotéis em todo o mundo. Mestre em Gestão e Direção Hoteleira, com percurso profissional em Revenue Management e E-Commerce & Distribution.

Cristina Oliveira: Formação em sistema Galileo para profissionais agentes de viagens e alunos finalistas dos cursos superiores de turismo 2000 horas; 8 anos de experiência em Agência de Viagens – Grupos e Incentivos (MICE).

Luís Vilão: Licentiate Degree in Hotel Management, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies; Qualifications in Revenue Management, AHP – Portuguese Hospitality Association; Qualifications in Revenue Management; Hotel and Tourism School of Lisbon, Hospitality Association of Portugal; Degree in Food & Beverage, Hotel and Tourism School of Santarem. Career History: 2013 – 2016 – Head Receptionist & Sales Executive – Thema® Hotels & Resorts (former Lágrimas® Hotels); 2016 – 2017 – Sales & e-Commerce Executive – Grapes Hospitality (The Yeatman, Hotel Infante Sagres, The Vintage House); 2017 – 2019 – Revenue & e-Commerce Manager – memmo® Unforgettable Hotels (memmo® Alfama, memmo® Príncipe Real & memmo® Baleeira); Currently: Sales & Revenue Manager – Brown’s Hotel Group (Brown’s Central, Brown’s Downtown and Brown’s Boutique)

Maria Sousa: Docente IDEFE/ISEG UL e na Universidade Aberta; Gestora de conhecimentos e competências: AMA, IP – Agência para a Modernização Administrativa (2008-2011); Gestora de Recursos Humanos, ISS, IP – Instituto da Segurança Social (2007-2008); Gestora de projetos de inovação, INOFOR/IQF – Instituto para a qualidade na formação (1998-2007); Técnica de Recursos Humanos, SIC (1997).

Nuno Almeida: Mais de 700 análises de investimento elaboradas, incluindo as de instalação de 80 postos de turismo na região Norte de Portugal; Responsável pela análise de investimento e estruturação de financiamento para Grupo Pestana; Responsável pela estruturação de financiamento e elaboração de análises de investimento do ramo turístico da ECS (inclui marca NAU); Responsável pelos modelos de negócio do grupo Martinhal; Responsável pela reestruturação financeira dos empreendimentos hoteleiros das Termas de Monfortinho e das Termas do Vimeiro (Universo ex-BES).

Pedro Tojal: Director de Marketing no Pestana Hotel Group para o Algarve

Renato Caria: PhD Tourism Advanced Course, Estoril School of Hospitality and Tourism; Post Graduation Human Resources Management, ISCTE; Bachelor’s Degree Business Hospitality Administration, Instituto Superior de Novas Profissões; Certificate, Quality, Environment and Safety Systems, Tuv Akademie. Currently: Brand Ambassador, IDeaS Revenue Management Solutions; Hospitality Consultant and Trainer, Several Companies and Locations; Post Graduation in Data Science for Hospitality and Tourism Revenue Management Lecturer, Novaims; Executive Post Graduation in Hospitality Management Program Manager and Revenue Management Lecturer, Autonoma Academy; Partnership Consultant, Host Hotel Systems; Master in Tourism Revenue Manager Lecturer, Algarve University; Hotel Management Bachelor’s Degree Hospitality Information Systems Lecturer, European University. Career History: Tourism and Hotel Management Bachelor’s Degree Program Manager Director; Several Catering, Cruise and Hotel Management Positions; Hospitality Human Resources Consultant; International and Portuguese Companies. Worked in: Portugal, Angola, Algeria, Spain, Mozambique, Cameroon and Kazakhstan.

Sérgio Borges: Doutorado em Turismo na Universidade de Lisboa, Mestre em Gestão Estratégica de Eventos pela ESHTE e Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pelo ISPI, docente das disciplinas de Gestão Financeira (Mestrado em Gestão Hoteleira), Contabilidade Analítica, Gestão Estratégica e Formador do Curso de Graduação em Gestão Hoteleira.
Tem um percurso profissional de 22 anos na Hotelaria onde já desempenhou vários cargos de Direção Financeira e de Recursos Humanos na Marriott, Choice Hotels e Grupo Accor.
Atualmente é o Diretor Financeiro Corporativo da JJW Hotels & Resorts em Portugal com responsabilidades no Reino Unido.

Teresa Cascais: Actualmente é Coordenadora de Hotelaria na AHRESP; Coordenadora da Pós-graduação em Hospitality Management na Autónoma Academy; Founder do produto turístico Cascais Train Experience; Anteriormente foi Coordenadora do Tourism Lab na Univeridade Europeia; Docente na School of Tourism, Sports and Hospitality da Universidade Europeia; Organizadora de eventos e aplicação de projetos com a metodologia PBL(Problem Based Learning) – Tourism Train Experiences | Creative Night; Auditora de Qualidade (ISO 9001) e de classificação em empreendimentos turísticos e no grupo Pestana; Consultora e gestora de projetos na área de hotelaria; Habilitações académicas: PhD candidate em Gestão do Turismo, na Universidade Europeia/ ISCTE-IUL; Marketing Digital y e-Commerce Turístico na Euro Aula Universidade de Girona; Mestrado de Gestão e Planeamento estratégico na Universidade Autónoma de Lisboa (ano curricular); Licenciatura em Informática de Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Vasco Malaquias de Lemos: Professor Adjunto ESHTE, na disciplina de Estudo Comparado e Alojamento (2015-2017); COO do Grupo Oásis Atlântico para Cabo Verde e Brasil (2009-2014); Director de Operações Meliá Portugal (2006-2009); Professor Assistente da Cadeira de Gestão e Produção de Comidas e Bebidas da Universidade Internacional (2004-2010).

 

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