Curso

Pós-Graduação
Coordenador

2018 | 2019

Gestão de Projectos de Contratos Públicos

Executiva Gestão de Projectos de Contratos Públicos

A actividade da contratação pública assume um papel cada vez mais relevante para a economia nacional, não só pelo impacto que acarreta na gestão dos dinheiros públicos e no bolso dos contribuintes, como também por aquilo que representa para milhares de empresas e de empresários privados.

Desde 2008, com a publicação e entrada em vigor da primeira versão do Código dos Contractos Públicos (CCP), que a complexidade técnica e jurídica desta matéria conheceu um crescimento exponencial, ainda hoje provocando muitas dúvidas e “inquietações” aos vários agentes económicos que têm de aplicar este diploma. Actualmente, com efeitos a 1 de Janeiro de 2018, a revisão do CCP veio acentuar a importância de uma gestão eficaz e transparente dos contractos públicos, tendo para o efeito criado a figura do Gestor do Contracto (GC).

Por sua vez, atentos os deveres legalmente atribuídos ao GC, o exercício dessa função implica forçosamente a detenção de conhecimentos de natureza técnica, jurídica e financeira, incluindo vertentes de ordem comportamental e princípios de gestão, sob pena de se poder incorrer em responsabilidades de natureza disciplinar, civil ou criminal.

Objectivos

Dotar os interessados dos vários domínios do conhecimento necessários à gestão de projectos e contractos públicos, seja na perspectiva das entidades públicas adjudicantes, seja na
perspectiva das entidades adjudicatárias

Certificação

O curso termina com o exame de certificação nível D da IPMA-APOGEP, reconhecido internacionalmente.

Módulo 1 – Metodologia e Técnicas de Gestão de Projectos

As competências do domínio da prática

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 2 – Gestão de Pessoas em Projectos

Competências relacionais em gestão de projectos

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 3 – Gestão Financeira de Projectos

Orçamentação e controlo de projectos

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 4 – Gestão dos Riscos em Projectos

A gestão dos riscos como componente fundamental da gestão de projectos

7 horas _ 1 ECTS

Módulo 5 – Gestão de Contractos Públicos
A perspectiva da entidade adjudicante

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 6 – Gestão de Projectos de Empreendimentos Públicos
A perspectiva do adjudicatário

7 horas _ 1 ECTS

Módulo 7 – Preparação para o exame de certificação

Preparação para o exame de certificação IPMA-APOGEP nível D

14 horas _ 2 ECTS

Exame final e de certificação

APOGEP

4 Horas

Miguel Carvalho e Melo: Partner da Bright Partners, empresa de consultoria especializada em PPM (Project and Portfolio Management) e Director-Geral da Bright Academy, empresa de formação da Bright Partners. Presidente da APOGEP e EMEA Executive Director da GPM – Green Project Management.

Miguel Syder: Licenciado em Psicologia Social pela FPCE/Universidade de Lisboa. Pós Graduado em Terapia Familiar Sistémica pela UAL. Especialista em Psicossociologia das Organizações. Consultor em GRH, Mudança Organizacional e Formação, responsável pela concepção e coordenação de múltiplos projectos. Membro da Assembleia de representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Henrique Carvalho: Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Lecciona na licenciatura em Gestão e nos Mestrados em Gestão e Controlo de Gestão. É ainda professor convidado da Autónoma Academy, da Universidade Autónoma de Lisboa. Assumiu funções de Director Financeiro em grandes projectos. É actualmente Vice-Presidente da APOGEP.

António Andrade Dias: Director de Projetos na Universal Services Portugal e Consultor, Coordenador de área na CEGOC-TEA. É Vice Presidente para a área de Operações (2018-2020) na International Project Managment Association e IPMA Delta First Assessor. Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projectos e ex – Presidente da Direcção. Docente em Universidades Portuguesas, Espanholas e Brasileiras.

Jorge Dores: Advogado. Especialista em contratação pública, com mais de 15 de experiência nesta área do direito.Ex Director de Assuntos Jurídicos do Grupo RFER (empresa onde arrancou com o Dep. Jurídico de Contratação Pública), actualmente desempenha o cargo de Assessor Jurídico junto da IP Engenharia, S.A.

David Martins: Membro da Direcção da APOGEP. Assessor da certificação IPMA. Certificado em Gestão de Projectos Nível A. Director de Operações na Thales Portugal com uma experiência de cerca de 20 anos em implementação e gestão de Portfólios, Programas e Projectos na área das Telecomunicações, Sistemas de Sinalização Metro-Ferroviária, Integração de Soluções e Construção, actualmente em mais de 25 Países.

Luís Marcos: Certificado em Gestão de Projectos Nível B. Director de Projectos na Thales Portugal com uma experiência de 17 anos em implementação de Programas e Projectos na área das Telecomunicações, Sistemas de Sinalização Metro-Ferroviária, Integração de Soluções e Construção, em Portugal, Brasil e Emirados Árabes Unidos.
Parcerias

A actividade da contratação pública assume um papel cada vez mais relevante para a economia nacional, não só pelo impacto que acarreta na gestão dos dinheiros públicos e no bolso dos contribuintes, como também por aquilo que representa para milhares de empresas e de empresários privados.

Desde 2008, com a publicação e entrada em vigor da primeira versão do Código dos Contractos Públicos (CCP), que a complexidade técnica e jurídica desta matéria conheceu um crescimento exponencial, ainda hoje provocando muitas dúvidas e “inquietações” aos vários agentes económicos que têm de aplicar este diploma. Actualmente, com efeitos a 1 de Janeiro de 2018, a revisão do CCP veio acentuar a importância de uma gestão eficaz e transparente dos contractos públicos, tendo para o efeito criado a figura do Gestor do Contracto (GC).

Por sua vez, atentos os deveres legalmente atribuídos ao GC, o exercício dessa função implica forçosamente a detenção de conhecimentos de natureza técnica, jurídica e financeira, incluindo vertentes de ordem comportamental e princípios de gestão, sob pena de se poder incorrer em responsabilidades de natureza disciplinar, civil ou criminal.

Objectivos

Dotar os interessados dos vários domínios do conhecimento necessários à gestão de projectos e contractos públicos, seja na perspectiva das entidades públicas adjudicantes, seja na
perspectiva das entidades adjudicatárias

Certificação

O curso termina com o exame de certificação nível D da IPMA-APOGEP, reconhecido internacionalmente.

Módulo 1 – Metodologia e Técnicas de Gestão de Projectos

As competências do domínio da prática

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 2 – Gestão de Pessoas em Projectos

Competências relacionais em gestão de projectos

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 3 – Gestão Financeira de Projectos

Orçamentação e controlo de projectos

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 4 – Gestão dos Riscos em Projectos

A gestão dos riscos como componente fundamental da gestão de projectos

7 horas _ 1 ECTS

Módulo 5 – Gestão de Contractos Públicos
A perspectiva da entidade adjudicante

14 horas _ 2 ECTS

Módulo 6 – Gestão de Projectos de Empreendimentos Públicos
A perspectiva do adjudicatário

7 horas _ 1 ECTS

Módulo 7 – Preparação para o exame de certificação

Preparação para o exame de certificação IPMA-APOGEP nível D

14 horas _ 2 ECTS

Exame final e de certificação

APOGEP

4 Horas

Miguel Carvalho e Melo: Partner da Bright Partners, empresa de consultoria especializada em PPM (Project and Portfolio Management) e Director-Geral da Bright Academy, empresa de formação da Bright Partners. Presidente da APOGEP e EMEA Executive Director da GPM – Green Project Management.

Miguel Syder: Licenciado em Psicologia Social pela FPCE/Universidade de Lisboa. Pós Graduado em Terapia Familiar Sistémica pela UAL. Especialista em Psicossociologia das Organizações. Consultor em GRH, Mudança Organizacional e Formação, responsável pela concepção e coordenação de múltiplos projectos. Membro da Assembleia de representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Henrique Carvalho: Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Lecciona na licenciatura em Gestão e nos Mestrados em Gestão e Controlo de Gestão. É ainda professor convidado da Autónoma Academy, da Universidade Autónoma de Lisboa. Assumiu funções de Director Financeiro em grandes projectos. É actualmente Vice-Presidente da APOGEP.

António Andrade Dias: Director de Projetos na Universal Services Portugal e Consultor, Coordenador de área na CEGOC-TEA. É Vice Presidente para a área de Operações (2018-2020) na International Project Managment Association e IPMA Delta First Assessor. Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projectos e ex – Presidente da Direcção. Docente em Universidades Portuguesas, Espanholas e Brasileiras.

Jorge Dores: Advogado. Especialista em contratação pública, com mais de 15 de experiência nesta área do direito.Ex Director de Assuntos Jurídicos do Grupo RFER (empresa onde arrancou com o Dep. Jurídico de Contratação Pública), actualmente desempenha o cargo de Assessor Jurídico junto da IP Engenharia, S.A.

David Martins: Membro da Direcção da APOGEP. Assessor da certificação IPMA. Certificado em Gestão de Projectos Nível A. Director de Operações na Thales Portugal com uma experiência de cerca de 20 anos em implementação e gestão de Portfólios, Programas e Projectos na área das Telecomunicações, Sistemas de Sinalização Metro-Ferroviária, Integração de Soluções e Construção, actualmente em mais de 25 Países.

Luís Marcos: Certificado em Gestão de Projectos Nível B. Director de Projectos na Thales Portugal com uma experiência de 17 anos em implementação de Programas e Projectos na área das Telecomunicações, Sistemas de Sinalização Metro-Ferroviária, Integração de Soluções e Construção, em Portugal, Brasil e Emirados Árabes Unidos.
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