
COORDENADOR
Trabalhador humanitário do WFP – Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, onde se especializou na gestão de emergências. Trabalha com o WFP há mais de 10 anos em países como o Mali, Sudão, Iémen ou Bangladesh, e coordenou a resposta humanitária internacional em Moçambique na sequência do furacão Idai.
Engenheiro de Território pelo IST de formação, trabalhou em sistemas de informação geográfica (SIGs) e no sector espacial como engenheiro e gestor de projectos na ESA Agência Espacial Europeia, no Centro Nacional de Informação Geográfica/Instituto Geográfico Português, FCTUNL, no EUSC Centro de Satélites da UE, na Agência Espacial Portuguesa, na UNESCO Remote Sensing Unit do Centro de Patrimonio Mundial, na Parques de Sintra – Monte da Lua, YDreams e DEIMOS Engenharia.
Iniciou a carreira humanitaria no WFP Sudão em 2009 como especialista de SIGs no Darfur, envolvendo-se progressivamente na área de Programa (operações humanitárias), e em sistemas de seleção e registo de beneficiários para garantir que a ajuda alimentar chega a quem mais precisa. Além do Sudão, país para onde voltou e se encontra atualmente, trabalhou no Quénia, Etiópia, Djibuti, Burundi, Uganda, Sudão do Sul, Bangladesh e Iémen.
Pedro foi coordenador de emergências do WFP no Mali e em Moçambique, onde coordenou operações em Cabo Delgado e a resposta humanitária internacional na Beira de apoio ao INGC (Proteção Civil de Moçambique) na sequência do furacão Idai.
Em paralelo participa na rede de inovação do WFP (innovation.wfp.org) tendo criado projectos como o AIMS (Asset Impact Monitoring System) que utiliza imagens de satélite para monitorizar os projectos de comida-por-trabalho que o WFP implementa em zonas remotas e inacessíveis.
Nos tempos livres gere a rede Lusophone Film Fest que organiza mostras de cinema do mundo lusófono em 17 cidades do Mundo.