O domínio da escrita persuasiva e de técnicas de apresentação oral são ferramentas imprescindíveis para um consultor político. Este deve definir as mensagens chave a transmitir, em cada etapa do plano de comunicação.
É preciso saber aconselhar o político, não só ao nível do conteúdo, mas também da melhor forma de transmitir a mensagem da campanha. O que inclui o tom e as inflexões de voz, a linguagem corporal, a imagem pessoal e a forma como este se move no palco ou se apresenta no ecrã.
Um dos maiores desafios do assessor político é saber adaptar a linguagem do discurso ao estilo, valores e ideias do candidato.
O que implica conhecer bem os projetos e os ideais que este defende, bem como o perfil do público para o qual se vai dirigir.
O político é a própria marca, pelo que é necessário manter a coerência na comunicação, em todos os momentos.
3. Apostar em Media Training
O assessor político desempenha uma função importante no apoio do candidato, preparando-o para o papel de porta voz.
Os governantes têm de estar preparados para falar com os jornalistas e dar entrevistas. Mas também conhecer quais são as especificidades de cada media, quer seja imprensa, rádio, televisão ou digital.
Enquanto consultor, este deve saber aconselhar o político ao nível da imagem; de quais são as mensagens chave a transmitir; de saber como se deve comportar em contexto de televisão e fotografia (postura corporal); e o que pode influenciar (positiva ou negativamente) as entrevistas.
As ações de media training providenciam os recursos indispensáveis na preparação dos candidatos para falar com os jornalistas.
Esta formação ajuda, ainda, o político a compreender o que é notícia, como funciona a dinâmica com os jornalistas e como se deve comportar em entrevistas.
O media training deve também preparar o porta voz para os diversos cenários políticos, dos mais favoráveis aos mais críticos.
4. Investir na produção de conteúdos
Na assessoria de imprensa política são enviados comunicados de imprensa, organizados encontros com a comunicação social, assim como negociadas entrevistas nos media.
No entanto, tudo o que o governante faz pode ser notícia.
O consultor político deve saber o que pode chamar a atenção dos jornalistas e ser alvo de notícia. É preciso analisar se os eventos planeados e os projetos que o candidato apoia têm potencial mediático.
Outro dos recursos de comunicação são os próprios canais da campanha ou do partido, como o website e as redes sociais.
O assessor pode criar vídeos para o YouTube, redigir artigos para o blog corporativo, fazer campanhas no Facebook, anunciar as novidades de campanha no Twitter, emitir lives no Instagram e estabelecer contactos com grupos profissionais, empresas e associações no LinkedIn.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa na promoção de campanhas, veiculação de mensagens chave e aumento de notoriedade.
Através de técnicas persuasivas e do storytelling, o assessor político pode cativar a audiência e despertar emoções, através da sua capacidade para contar histórias relevantes.
A função de produtor de conteúdo é essencial para captar a atenção e o interesse do público, bem como manter uma presença constante e ativa do candidato.
Este profissional deve também segmentar a informação, de acordo com a especificidade do canal e o público para o qual se dirige.