Webinar “Sondagens e Marketing Político”

Webinar “Sondagens e Marketing Político”

Durante as campanhas eleitorais, é incontornável o papel desempenhado pelas sondagens. Odiadas por uns e admiradas por outros, as sondagens eleitorais constituem, muitas vezes, o ponto de discórdia e o principal motivo que “faz correr muita tinta” nos média, pois, como sabemos, podem causar efeitos na opinião pública e, até, obter impacto na orientação de voto. Estudos científicos já realizados sugerem “Bandwagon” e “Underdog” como fenómenos que podem ocorrer durante o processo eleitoral, relativamente à mobilização e orientação de voto no momento do sufrágio. Como são pensadas as sondagens em período eleitoral? Qual o seu papel? Como se articulam com as campanhas de marketing político? É a estas e outras questões que o Eng. José Vidal de Oliveira, autor do livro “Marketing Reasearch”, irá tentar dar resposta, num webinar, realizado no âmbito da Pós-Graduação em Assessoria Política e Comunicação Estratégica, da Autónoma Academy.

Moderador
Nuno Correia de Brito – UAL

Convidado
José Vidal de Oliveira (Professor e autor do livro Marketing Research)

José António Simões Vidal de Oliveira nasceu em Salreu, concelho de Estarreja, onde estudou até ao liceu, tendo, depois, ingressado no curso de engenharia no Instituto Superior Técnico. Em 1988 funda a Euroteste, que se tornou numa das mais importantes empresas de estudos de mercado em Portugal. Foi na área do marketing research que o Eng. Vidal de Oliveira se evidenciou, tendo publicado uma das obras de referência neste campo. A partir de 1975, Vidal de Oliveira empreendeu uma carreira enquanto docente universitário, primeiro no Instituto das Novas Profissões, depois, em 1989, na Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente, continua a ser convidado enquanto Professor para lecionar em escolas como a Universidade Lusófona ou o ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa.

.