Have a question?
Message sent Close

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se presença permanente em toda a nossa vida, pessoal e profissional. Uma das áreas em que tem havido maiores, mais relevantes e mais benéficos desenvolvimentos é a área da saúde. Aí, com recurso a tecnologia de vanguarda, aliada a sistemas eficazes e modernos de IA, podem-se salvar vidas, diminuir o sofrimento associado a vários procedimentos e aumentar o bem-estar das pessoas. Como se conseguem os melhores resultados, mitigando riscos e potenciando benefícios, é o que nos vão explicar os especialistas.

Oradores:

Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes

Professora adjunta no ensino superior; Doutoramento em Bioética; Licenciatura em Psicologia Clínica; Licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica; Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; Especialista em Bioética; Pós-graduação em Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos; Pós-graduação em Direito Internacional Humanitário; Pós-graduação em Direito dos Animais; Pós-graduação em Inteligência Artificial.   CV completo em www.cienciavitae.pt/portal/3C15-16D5-C3FB

Joao Ramalho Alves

João Ramalho Alves

Licenciado e Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico (IST), especializado em processamento de sinais e inteligência artificial. Foi investigador no Instituto de Telecomunicações do IST, focando-se no estudo das emoções relacionadas com a saúde mental. Desenvolveu um algoritmo funcional de deep learning, desenhado para a deteção e prevenção de potenciais casos de burnout, através do reconhecimento facial de emoções em tempo real. Como Presidente da JUNITEC, supervisionou projetos de consultoria tecnológica, um programa de incubação de start-ups e a organização de um grande hackathon universitário. Foi consultor estratégico na Boston Consulting Group, focando-se na modernização de processos e inteligência artificial para empresas. Hoje, como CEO e Co-Founder da SpotGov tem como missão aplicar a Inteligência Artificial à modernização e transformação do processo de contratação pública.

Leonor Santa

Leonor Santa

Licenciada e Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização em Biomecânica e Dispositivos Biomédicos. Desenvolveu investigação aplicada em fabrico aditivo e ortóteses cranianas, criando e testando computacionalmente um capacete corretivo para plagiocefalia em bebés. No plano extracurricular, foi responsável pela Comunicação e Imagem da Junior Enterprises World Conference (JEWC), em parceria com organizações como a UNICEF Portugal e o British Council, e integrou a equipa de marketing da competição nacional de tecnologia e empreendedorismo TecStorm. Iniciou a sua carreira na Medtronic como estagiária em Inovações Cirúrgicas, apoiando diretamente profissionais de saúde em procedimentos clínicos, e atualmente é Sales Representative na unidade de Endoscopia, promovendo tecnologias terapêuticas disruptivas e baseadas em inteligência artificial. No seu trabalho, foca-se em impulsionar a adoção de soluções inovadoras, apoiar equipas médicas e contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde a nível global.

Tiago Franco

Tiago Franco

Licenciado e Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico (IST), especializado em ciência de dados e gestão clínica. Foi investigador no CEiiA como cientista de dados no projeto ATENA um Ventilador Médico Invasivo desenvolvido e produzido em Portugal. Seguiu-se a experiência como Consultor no Kaizen Institute, apoiando organizações de várias indústrias na transformação e eficiência dos seus processos. Atualmente, integra a equipa de IA Aplicada da Sword Health como ML Engineer, explorando e integrando Large Language Models para desafios clínicos e de gestão de cuidados de saúde.

Moderação:

Paula Alves

Paula Ribeiro Alves

Licenciada e Mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Docente em Direito, com participação em vários Cursos de Pós-Graduação e em várias ações de formação, congressos e jornadas científicas. Investigadora da NOVA, estudando especialmente os temas da Inteligência Artificial, Ética, Direito, Biotecnologia e Neurociência, Psicologia e Economia Comportamental (PhD multidisciplinar em Global Studies da NOVA). Investigadora da NOVA School of Law, nos grupos NOVA Consumer Lab e no whatnext.law. Coordenadora da Pós-Graduação “Inteligência Artificial: que desafios e oportunidades?”, na Autónoma Academy. Autora de dois livros e várias publicações jurídicas. Na área do jornalismo, iniciou a atividade na rádio RUT e no semanário “O Jornal”, colaborando depois com algumas publicações de imprensa escrita. Autora do blog 21 Post, relacionado especialmente com tecnologia e Inteligência Artificial. Para maior detalhe, links e publicações, ver LinkedIn

Esta iniciativa surge no âmbito da Pós-Graduação em Inteligência Artificial: que desafios e oportunidades? da Autónoma Academy.