Marketing Político e Novas Tecnologias – O caso de Bolsonaro no Brasil
Vivemos atualmente uma revolução de sentido, mas também quanto à praxis e modos de fazer e comunicar a política. Hoje, a nossa atenção foca-se, em grande parte, em mensagens presentes nas plataformas digitais e o grau de interação é cada vez maior, quando comparado com o paradigma dos média de massa. A era da Pós-Verdade e o fenómeno das Fake News estão na ordem do dia, ocupando mais espaço nas discussões académicas, científicas e nos meios de comunicação social. O Brasil tem vindo a constituir-se como estudo de caso um pouco por toda a parte, pelos resultados observados nas eleições e pelo estilo de governação de Bolsonaro que, como sabemos, usou maioritariamente as redes sociais para propaganda política e, hoje, já como presidente eleito, continua a usá-las enquanto meios privilegiados para veiculação de mensagens (Prior, 2019). Por outro lado, no Brasil, observamos, também fenómenos inesperados, como é o caso do Tiririca, um comediante que conquistou o sucesso nas eleições de 2010 e 2014. Como são hoje pensadas as campanhas eleitorais? Quais os principais desafios colocados a publicitários, assessores políticos, comunicadores ou spin doctors hoje em dia? O Prof. Marcos Marinho vai analisar o caso Brasileiro e apoiar uma reflexão em torno destes temas.
Moderador
Nuno Correia Brito – UAL
Convidado
Marcos Marinho (Faculdade SENA Goiás/ Escola de Comunicação da PUC, Brasil)
Marcos Marinho é Professor Universitário e investigador na área da Comunicação e do Marketing Político e Eleitoral, desde 2011. Leciona, atualmente, em cursos de graduação e pós-graduação, na Escola de Comunicação da PUC Goiás e na Faculdade SENAC. Desenvolve a sua atividade de investigação igualmente em Portugal, no ISCTE-IUL, no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação. Com experiência profissional na área da publicidade, para além da sua carreira académica enquanto Professor, tem vindo a refletir, estudar e a especializar-se em marketing político e eleitoral.
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