Geopolítica e Segurança do Mediterrâneo

Geopolítica e Segurança do Mediterrâneo

O Mediterrâneo é uma região-chave em termos de segurança e geopolítica. É um centro de tensões e conflitos para muitos países, culturas e religiões diferentes, pois trata-se um local estratégico para muitas das maiores potências mundiais, sendo uma porta de entrada entre a Europa, África e o Médio Oriente.

Perante este cenário, nos últimos anos, o Mediterrâneo tornou-se uma região particularmente importante para a segurança global, uma vez que serve como uma importante rota marítima para o petróleo e outras mercadorias. Além disso, esta região tem sido também o local de numerosas guerras civis e tensões políticas, resultando em numerosos fluxos migratórios rumo ao Velho Continente.

Partindo destas premissas, surge o Curso de Especialização “Geopolítica e Segurança do Mediterrâneo”. A Sessão de Encerramento da 1ª Edição deste curso tem como objetivo, a partir dos módulos e reflexões associadas à formação em questão, tentar perceber e debater toda a complexidade de uma das regiões com maior impacto na geopolítica e segurança global.

Para isso, contamos, enquanto palestrantes, com especialistas de diferentes organismos e Estados que assumem preponderantes papéis no “xadrez mediterrânico”.

 

Efstathios Mainas (Senior Strategic Analyst, Frontex);
Inés Bolanos Somoano (Researcher, EUI);
Firas Sassi (Senior Director of National Security and Geo-Strategies, IPASSS);

Paulo Sande (IEP-UCP);
Isabel David (IO-ISCSP);
Pedro Oliveira (MOM-MNE);
Embaixadora Marta Betanzos Roig (Embaixadora de Espanha em Portugal).

Moderação: Filipe Domingues (IPDAL).
Coordenação: Diogo Alexandre Carapinha

Esta iniciativa insere-se no âmbito da sessão de encerramento do Curso de Geopolítica e Segurança do Mediterrâneo.

.