Autónoma Academy

O transporte ferroviário de mercadorias assume um papel decisivo no cumprimento dos objetivos de descarbonização do setor dos transportes. Perante metas nacionais ambiciosas, a sua concretização exige uma concertação entre todos os atores do setor. Só através de um compromisso firme e da implementação determinada de um plano de ação global será possível transformar estas metas em resultados concretos.

ORADORES:

Miguel Lisboa

Miguel Eurico Lisboa

Engenheiro Mecânico, pelo Instituto Superior Técnico, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, MBA e Mestre em Logística pelo Instituto Superior Técnico.
Formação executiva em Strategic Management pela Católica Lisbon School of Business & Economics e Kellogg School of Management, Chicago e em Global Leadership pela Nova School Business & Economics.
Iniciou a atividade profissional, há mais de três décadas, como Engenheiro de Projecto na SOREFAME na área de conceção de estruturas para material circulante ferroviário, já integrado na ABB, assume a gestão do departamento de Engenharia de Estruturas e uns anos mais tarde a gestão integral da unidade de negócios de Estruturas. Posteriormente na BOMBARDIER, assume a Direção de produção de toda a unidade fabril em Portugal.
Integra o grupo Mota-Engil em 2007, como Diretor Geral da Takargo (hoje Captrain Portugal), operador ferroviário de mercadorias, assumindo mais tarde a Presidência do Conselho de Administração. Em 2016 é nomeado Administrador Executivo da EGF – Empresa Geral do Fomento e Presidente do Conselho de Administração de várias Concessionarás participadas, players de referência no sector da gestão de resíduos, cargos que ocupou até final de 2025. Atualmente, na Mota-Engil Ambiente e Energia coordena o desenvolvimento e implementação de projetos estratégicos.
Desde 2021, ano da sua constituição, assume a Presidência da Direção da APEF, Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias. 

Pro Eduardo 1

Eduardo Cardadeiro
Diretor da Autónoma Academy


MODERAÇÃO:

Fernando Alves Pinto

Fernando Alves Pinto
Fernando Alves Pinto É um profissional com uma sólida formação académica, incluindo uma licenciatura em Direito, uma pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Gestão e formação em Advanced Management in Energy (AMEG) pela AESE Business School. Desempenhou papéis de destaque em diversas instituições públicas ao longo da sua carreira, destacando-se como Vogal Executivo do Conselho de Administração da Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E.(ENSE) a partir de março de 2023, além de ter ocupado posições-chave e de direção em organizações como a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Direção-Geral de Viação (DGV), Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), entre outras. Foi Presidente da Mesa da Assembleia geral do Centro Hospitalar do Médio Tejo, S. A. e secretário da Mesa da Assembleia geral do Hospital de S. Bernardo, S.A. Foi Autarca. Representante da ENSE no CCON – Centro de Coordenação Operacional Nacional da ANEPC; Representante da ENSE – PoC – Comissão Nacional de Planeamento de Emergência da Energia e Responsável pelo Centro der Coordenação Operacional da Energia da ENSE.
Além disso, contribuiu com publicações jurídicas, Coautor de várias obras jurídicas e participou ativamente em conferências e seminários relevantes na sua área de atuação.
A sua vasta experiência inclui também a coordenação de várias iniciativas publicas e privadas a nível Nacional e Internacional.

Esta iniciativa decorre no âmbito da sessão de abertura da 2.ª edição da Pós-Graduação em Transição Energética Horizonte 2030 e 2050.