Conferência “Soberania digital, quem tramou o Mercado Único Digital?”

Conferência “Soberania digital, quem tramou o Mercado Único Digital?”

O Mercado Único Digital é o resultado de uma visão estratégica da União Europeia que, desde os anos 2000, persegue o objetivo de tornar a União Europeia líder mundial da economia de dados. Nos últimos mandatos a Comissão Europeia produziu uma quantidade impressionante de legislação de forte impacto em tudo o que diga respeito a dados, telecomunicações, cibersegurança, comércio eletrónico, plataformas online, identidade digital, digital skills, Inteligência Artificial, etc. elevando o Mercado Único Digital a outro “nível” de competitividade através da criação de regras de aplicação uniforme (Regulamentos) em todos os Estados-Membros da União Europeia (um Mercado com cerca de 500 Milhões de cidadãos). Depois de uma verdadeira tempestade legislativa Europeia da Economia Digital, colocam-se enormes desafios, regulatórios, de enforcement, de qualificações, competitividade, inovação, autonomia e independência de mercados terceiros, etc. Que desafios e oportunidades espreitam os profissionais da Economia Digital?

Convidado:

Dr. João Ferreira PintoDr. João Ferreira Pinto
Advogado
Docente Universitário convidado
Adido para os assuntos Digitais na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (Bruxelas) durante a Presidência Portuguesa da UE (PPUE21)
Data Protection Officer (DPO) do Supremo Tribunal de Justiça e do Grupo SIBS
Board Member da Asssociation of European Data Protection Judges (AEDPJ).

Esta iniciativa decorre no âmbito da sessão de encerramento da Pós-Graduação em Proteção de Dados Pessoais, Privacidade e Cibersegurança na UE

.