Conferência “O Estado enquanto agente de terrorismo”

Conferência “O Estado enquanto agente de terrorismo”

Nesta conferência, abordaremos a complexa e controversa questão do papel dos Estados enquanto perpetradores de terrorismo. Historicamente, o terrorismo tem sido associado a grupos não estatais, mas, em várias ocasiões, governos e instituições estatais têm sido acusados de usar práticas violentas e coercitivas contra os seus próprios cidadãos ou contra outros Estados, com fins políticos, militares ou ideológicos.

Discutiremos como o terrorismo de Estado pode manifestar-se através de repressões, genocídios, torturas e outras formas de violência sistêmica e organizada. Também examinaremos o uso de propaganda, a manipulação da lei e o abuso dos direitos humanos como ferramentas de terror governamental. Os oradores convidados irão analisar exemplos históricos e contemporâneos, desde regimes autoritários a democracias que, em momentos de crise, adotaram (e adotam) práticas discutíveis.

Por fim, a conferência buscará responder a perguntas cruciais: Quais são as fronteiras entre a segurança nacional e o terrorismo de Estado? Como as organizações internacionais e a diplomacia podem lidar com essas violações? O que pode ser feito para proteger os direitos civis e evitar a instrumentalização do terror pelo próprio Estado?

Esta é uma oportunidade única para refletir sobre um tema fundamental e controverso, trazendo à tona questões éticas, jurídicas e políticas no contexto global.

Oradores:
Major-General João Vieira Borges
Professor Doutor José Manuel Anes
Doutor João Henriques

Moderação:
Catarina Lourenço, YATA

Esta iniciativa insere-se no âmbito da sessão de apresentação do Curso de Especialização em Terrorismo Transnacional Contemporâneo

Online e presencial:
Palácio Dos Condes Do Redondo, R. de Santa Marta 56, 1169-023 Lisboa
Auditório 1

.