Conferência Internacional VisionWare: Geopolítica e o Ciberespaço
Na celebração do segundo aniversário do VisionWare Threat Intelligence Center, este evento marca uma oportunidade de reflexão e partilha de conhecimentos entre líderes e especialistas nas áreas de cibersegurança, defesa e geopolítica. Num contexto global marcado pela intensificação das ameaças digitais e pela crescente complexidade dos desafios em torno da segurança e soberania cibernéticas, a VisionWare reúne especialistas de renome para explorar as principais ameaças no ciberespaço e as melhores estratégias para mitigar riscos. A agenda do evento abrange temas essenciais e urgentes que afetam tanto as democracias como as operações de empresas e a segurança de cidadãos.
A primeira sessão incidirá sobre a interferência digital estrangeira e como essa nova realidade impacta os sistemas democráticos. Nesta apresentação, Chen-Yi (Crystal) Tu, do Institute for National Defense and Security de Taiwan, aprofundará as táticas de manipulação e desinformação que visam minar a confiança pública nas instituições democráticas, bem como as fortes ofensivas cibernéticas de que Taiwan tem sido vítima. Em tempos em que as campanhas de desinformação e os ataques cibernéticos se tornam ferramentas frequentes para influenciar políticas e opiniões públicas, entender essas ameaças é crucial para a defesa da integridade democrática.
No segundo painel, intitulado “Geopolítica e o Ciberespaço – Proteção de Estados, Empresas e Pessoas”, o evento reúne especialistas de organizações-chave para analisar o impacto da cibersegurança na geopolítica contemporânea. Com a presença de representantes da VisionWare, SIS, NOSi, o debate centrar-se-á nas ciberameaças que afetam a segurança nacional e as operações comerciais. Os palestrantes vão explorar o papel do ciberespaço na competitividade económica, as vulnerabilidades tecnológicas e as necessidades de proteção dos agentes, oferecendo uma visão abrangente sobre os desafios e estratégias de defesa que podem responder às ameaças de manipulação, espionagem e sabotagem digital.
Moderadores:
Diogo Carapinha
Cátia Bruno
Oradores:
Lino Santos
Bruno Castro
Carlos Pina
Chen Yi Tu
Programa:
10h00, Boas-Vindas: Representante da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)/Observare
10:00-10:15, Sessão de Abertura: Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)
10h15-11h00, Interferências digitais estrangeiras: “hackear” a democracia
Palestrante:
Chen-Yi (Crystal) Tu, Institute for National Defense & Security, Taiwan
Moderação:
Diogo Carapinha (VisionWare, Strategic Intelligence & Risk Analysis)
11h00-11h30, Coffee-Break
11h30-12h30, Painel “Geopolítica e o Ciberespaço – Proteção de Estados, Empresas e Pessoas”
Moderação:
Cátia Bruno (Editora Internacional, Observador)
Palestrantes:
Bruno Castro, VisionWare, Fundador & CEO
Carlos Pina, PCA, NOSi – Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, Cabo Verde
Representante dos Sistemas de Informação e Segurança (SIS)
José Pedro Ribeiro, Chief Safety & Security Officer, Sport Lisboa e Benfica (SLB)
12h30-12h45, Sessão de Encerramento: Representante do Sistema de Segurança Interna (SSI)
Esta iniciativa surge no âmbito do Curso de Especialização em Terrorismo Transnacional Contemporâneo