Conferência “Estará a Europa mais preparada perante a ameaça terrorista?”
O terrorismo na Europa tem sido uma realidade cada vez mais presente nos últimos anos. Desde os ataques de 11 de setembro de 2001, muitos países europeus têm sido alvo de ataques terroristas. Ataques terroristas na França, na Bélgica, na Alemanha, no Reino Unido e em outros países europeus têm deixado um rastro de morte e destruição.
O terrorismo na Europa tem sido motivado por vários grupos e movimentos radicais, incluindo o Daesh, o ETA, o IRA e outros grupos extremistas. Estes grupos radicais procuram impor o seu próprio modo de vida e os seus próprios valores nos países europeus, utilizando métodos violentos para assustar a população.
Os ataques terroristas na Europa têm sido motivados por vários fatores, incluindo a polarização política e religiosa, a discriminação e a xenofobia. Os países europeus têm enfrentado desafios significativos na sua luta contra o terrorismo, incluindo a prevenção de novos ataques, a proteção de suas populações e a desmobilização de grupos terroristas.
Nesta conferência, procuraremos analisar o fenómeno do terrorismo na Europa, nas suas diversas facetas, e perceber as vulnerabilidades que o Velho Continente poderá ter perante esta ameaça.
Intervenções Inaugurais: Dr. Adélio Neiva da Cruz, SIS Ministério da Administração Interna
Painel:
Dr. Luís Neves, PJ
Prof. Doutor Luís Tomé, UAL
Prof. Doutor Felipe Pathé Duarte, NOVA School of Law
Prof.ª Doutora Cátia Moreira de Carvalho, UP
Coordenação:
Dr. Diogo Alexandre Carapinha
Doutor João Henriques
Esta iniciativa surge no âmbito da sessão de apresentação do Curso de especialização “Terrorismo Transnacional Contemporâneo”, com início no próximo dia 20 de Abril