Conferência “A participação de África na agenda global”

Conferência “A participação de África na agenda global”

Num mundo crescentemente globalizado onde a segurança e o desenvolvimento constituem fatores estrategicamente interdependentes, afetando invariavelmente a geoeconomia e a defesa global, parece-nos relevante analisar as atuais dinâmicas da agenda africana e procurar perceber de que forma, tendo como referência os quatro tópicos abordados nos módulos do 1º Curso de Especialização em Assuntos Africanos, esta contribui para uma África mais inclusiva e interdependente da agenda global.

Luis BernardinoLuis Bernardino
Coronel de Infantaria do Exército Português na situação de Reserva habilitado com o Curso de Estado-Maior e o Curso de Defesa Nacional. Mestre em Estratégia e Doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Especialista em Segurança e Defesa em África e nomeadamente sobre Angola e a CPLP, com 10 obras editadas e mais de 100 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais da especialidade. Atualmente, é Professor Auxiliar no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

CarinaAna Carina Franco
Investigadora doutoranda em Relações Internacionais no IPRI-NOVA, com vasta experiência profissional em cenários de conflito e pós-conflito com organizações internacionais nas áreas de paz, conflito, gestão de crises, cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária. É licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Encontra-se, atualmente, a desenvolver investigação sobre paz e segurança em África.

Fernando Jorge Cardoso SiteFernando Jorge Cardoso
Especialista em desenvolvimento e estudos africanos. Atualmente é coordenador da área de estudos estratégicos e do desenvolvimento no Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e diretor executivo do Clube de Lisboa. É Professor no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador integrado no OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores.

É graduado em economia, com Licenciatura (1976) na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo e com Doutoramento (1991) e Agregação (2006) no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Os primeiros anos de trabalho, de 1976 a 1985, foram passados em Moçambique no período pós-independência, tendo sido nos primeiros 8 anos docente da Faculdade de Economia (que dirigiu por 6 anos) e, cumulativamente, assessor do Ministro do Plano; nos 2 últimos foi diretor – geral da empresa agroindustrial açucareira Maragra.

Desde 1986 a sua vida académica e profissional tem-se desenrolado maioritariamente em Portugal, designadamente como investigador e, desde 1991, também como professor em várias universidades portuguesas. Realizou diversas consultorias internacionais e recebeu o Prémio da Cooperação em 1995 pelo livro “Gestão e Desenvolvimento Rural”.

O essencial do seu trajeto não-académico, centra-se na organização de atividades policy-oriented, incluindo participação em reuniões de peritos, na consultoria sobre cooperação para o desenvolvimento e, nos últimos anos, no estudo e na intervenção pública sobre a realidade internacional em diversos fora, incluindo na imprensa escrita, rádio e televisão, nacional e internacional.

Em ambos os trajetos, os domínios de atividade maioritários têm sido o internacional e do desenvolvimento, com foco no continente africano, com o foco de atenção nos últimos anos em questões da geoeconomia e da geopolítica, bem como nos desafios globais que se colocam à humanidade e ao planeta e nas implicações da aceleração das mudanças tecnológicas nos comportamentos sociais e individuais.

HelderHélder Fialho de Jesus
Doutorando em Relações Internacionais (Nova FCSH), pós-graduado em Sistemas de Informação (INESC), Licenciado em Ciências Militares Navais (Marinha) e Auditor de Defesa Nacional (IDN). Foi o chefe do Centro de Ciberdefesa (CCD) da Forças Armadas e diretor do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha (CCDCM). É investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) e no Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM). Colabora com diversas instituições em temas como Ciberespaço, Ciberdefesa, Cibersegurança e Ameaças Hibridas.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da sessão de apresentação do curso de especialização em Assuntos Africanos

.