Estratégias de Avaliação
Área Científica

Os diferentes momentos e formas de avaliação têm um papel decisivo na aprendizagem, muito para além de uma certificação final. Orientam o esforço dos estudantes, consolidam as aprendizagens e dão sentido às metas de ensino. Avaliar bem é, por isso, uma das responsabilidades mais exigentes da docência no ensino superior, assente em critérios claros, coerência pedagógica e adequação ao contexto.
Este programa propõe uma abordagem prática e reflexiva às estratégias de avaliação, combinando fundamentos teóricos com aplicação em contextos reais de ensino. Ao longo de quatro missões, os participantes serão desafiados a desenvolver uma visão pessoal e fundamentada da avaliação, explorar diferentes instrumentos e metodologias, integrar a inteligência artificial generativa de forma crítica e responsável, e construir um plano de avaliação coerente com os objetivos de aprendizagem e os princípios de equidade, fiabilidade e ética.
Mais do que oferecer respostas feitas, este programa convida a pensar a avaliação como uma prática exigente, situada e em evolução.A necessidade formativa acelerada pelos processos de digitalização do mercado nacional e internacional criaram um gap pedagógico que a presente formação responde contando com 6 unidades curriculares.
O curso decorre em formato 100% Digital com Aulas Síncronas.
O aproveitamento neste programa de formação habilita os participantes a:
Descrever as diferentes perspetivas de abordagem da avaliação num contexto de ensino-aprendizagem, avaliá-las criticamente e adotar uma visão pessoal sobre as mesmas.
Combinar diferentes instrumentos, ocasiões e agentes para desenvolver abordagens de avaliação eficazes e ajustadas aos objetivos de aprendizagem dos alunos.
Enquadrar o uso da IA generativa pelos alunos em atividades de avaliação por meio de métodos e instrumentos que não só neutralizam o seu uso fraudulento como potenciam aprendizagens.
Utilizar a IA generativa para melhorar as próprias eficiência e eficácia como avaliador.
Identificar e cumprir princípios éticos aplicáveis na avaliação, nomeadamente com respeito ao uso da IA generativa.
Planear e calendarizar um programa de avaliação para um curso semestral combinando os diferentes instrumentos e técnicas de avaliação multidimensional abordados até ao momento.
Elaborar um plano de desenvolvimento pessoal enquanto educador agente de avaliação.
Docentes do ensino superior
MÓDULOS
Missão 1: Fundamentos: para que serve a avaliação?
- Conceitos fundamentais: avaliação sumativa e formativa, diagnóstica, embutida.
- A avaliação das aprendizagens nas perspetivas individual e organizacional.
- Tipos de aprendizagem e formas de avaliação.
Missão 2: Abordagens, instrumentos e agentes
- A avaliação no contexto das metodologias ativas e participativas.
- Importância dos objetivos de aprendizagem na avaliação.
- Inventário e discussão crítica de diferentes instrumentos.
- Intervenientes na avaliação.
- Objetividade, fiabilidade e equidade: dificuldades e abordagens.
Missão 3: Oportunidades e ameaças da IA generativas
- Lidar com a inteligência artificial generativa (IAG) na avaliação: desafios, estratégias de restrição vs. estratégias de utilização.
- IAG, criatividade e pensamento crítico.
- A IAG como ferramenta do avaliador: potencialidades, limites, transparência.
Missão 4: Planear a avaliação: objetivos e momentos
- Vieses e heurísticas e imparcialidade da avaliação.
- Princípios gerais de uma avaliação eticamente responsável (em particular em caso de recurso à IAG).
- Técnicas de repetição e interpolação de avaliações usadas para reforçar as aprendizagens.
- Estrutura de um plano integrado de avaliação ao longo de um semestre letivo.
Ana Teresa Neves (ESE João de Deus)
João Paulo Feijoo (Autónoma Academy)
Próxima Edição: 30 junho 2025
Regime de Ensino: Online
Duração: 24 (assíncronas) e 8 (síncronas)
ECTS:
Horário: Segundas, 17:00 – 19:00
- Candidatura: 50€
- Inscrição: 50€
- Certidão de habilitações: 25€
- Propina: 400€
Cópia do Certificado de Habilitações
Fotografia a cores
Curriculum vitae (resumido)